Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/992
Tipo: | Artigo Acadêmico |
Título: | Uma revisão bibliográfica sobre a relação entre a Etnomatemática e o empreendedorismo por meio dos batedores de açaí: o que dizem as pesquisas científicas? |
Título(s) alternativo(s): | A bibliographical review on the relationship between Ethnomathematics and entrepreneurship through açai beaters: what does scientific research say? |
Autor(es): | LIMA, Themis |
Primeiro Orientador: | SILVA, Romaro |
Resumo: | Este artigo aborda a integração da Etnomatemática na atividade empreendedora do batedor de açaí como estratégia para tornar o ensino da Matemática mais relevante e significativo para os estudantes. A pesquisa surgiu da necessidade de fornecer subsídios práticos para lidar com as dificuldades matemáticas de educandos de maneira prática e contextualizada. Com o intuito de contribuir para a reflexão acerca de uma prática pedagógica mais contextualizada com a realidade do educando, este artigo buscou realizar uma pesquisa bibliográfica que destaque a importância da Etnomatemática no cotidiano do educando e sustente o desenvolvimento de uma proposta interdisciplinar de prática pedagógica promovendo uma compreensão mais profunda e aplicada no ensino da matemática. O foco desta pesquisa está em incorporar as atividades dos batedores de açaí como um elemento de reflexão, utilizando pesquisas bibliográficas relacionadas às práticas deste grupo. A metodologia da pesquisa envolve uma abordagem exploratória qualitativa, utilizando a pesquisa bibliográfica através das palavras-chave: batedor de açaí, Etnomatemática e empreendedorismo. Os resultados destacam a importância da Etnomatemática no contexto educacional, possibilitando o educando compreender conceitos matemáticos com vários outros conceitos de disciplinas que se integram com uma situação da sua cultura local. Este estudo estabelece um ponto de partida que leve a incentivar os educadores a adotarem uma prática de ensino mais significante pro aluno, tornando-o mais participativo e protagonista da construção do seu conhecimento; assim como também, estimular mais pesquisadores a buscar por trabalhos científicos capazes de aprimorar as análises realizadas dentro deste contexto de estudo. |
Abstract: | This article addresses the integration of Ethnomathematics in the entrepreneurial activity of the açaí batter as a strategy to make the teaching of Mathematics more relevant and meaningful for students. The research arose from the need to provide practical support to deal with students' mathematical difficulties in a practical and contextualized way. In order to contribute to the reflection on a pedagogical practice that is more contextualized with the student's reality, this article sought to carry out a bibliographical research that highlights the importance of Ethnomathematics in the student's daily life and supports the development of an interdisciplinary proposal for pedagogical practice, promoting a deeper and more applied understanding in the teaching of mathematics. The focus of this research is on incorporating the activities of açaí beaters as an element of reflection, using bibliographical research related to the practices of this group. The research methodology involves a qualitative exploratory approach, using bibliographical research using the keywords: açaí batter, Ethnomathematics and entrepreneurship. The results highlight the importance of Ethnomathematics in the educational context, enabling students to understand mathematical concepts with several other concepts from disciplines that are integrated with a situation in their local culture. This study establishes a starting point that encourages educators to adopt a teaching practice that is more meaningful to the student, making them more participative and protagonists in the construction of their knowledge; as well as encouraging more researchers to search for scientific work capable of improving the analyzes carried out within this study context. |
Palavras-chave: | batedor de açaí; empreendedorismo; etnomatemática. açaí blender; entrepreneurship; ethnomathematics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Pós-Graduação |
Citação: | LIMA, Themis Corrêa Veras de. Uma revisão bibliográfica sobre a relação entre a Etnomatemática e o empreendedorismo por meio dos batedores de açaí: o que dizem as pesquisas científicas?. 2024. 26j. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Ciências e de Matemática) – Instituto Federal do Amapá, AP, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/992 |
Data do documento: | 26-Jan-2024 |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA (2024) - Uma revisão bibliográfica.pdf | LIMA (2024) - Uma revisão bibliográfica | 949,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.