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Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagem significativa no ensino de geografia: aula prática como facilitadora de aprendizagem
Autor(es): SOUZA, Elidiane Medeiros de
Primeiro Orientador: OLIVEIRA, Cleber Macedo de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SANTOS, Flávia de Oliveira
Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo pautado na aprendizagem significativa, onde tal base teórica considera como fundamentais os conhecimentos prévios dos alunos. Partindo desse princípio, o aluno se apropriará do novo conhecimento apresentado pelo professor, podendo relacioná-lo com sua vida, dando um novo significado ao conhecimento. É necessário que a nova informação seja potencialmente significativa para que de fato a aprendizagem seja efetiva. Tornar a aprendizagem significativa não é uma tarefa muito fácil, pois existem fatores essenciais para que isso seja concretizado, como por exemplo, o aluno deve estar disposto a aprender de maneira significativa. Visto isso, objetivou-se com este estudo analisar se a aula prática contribui para a aprendizagem significativa no ensino de Geografia. O estudo apresenta uma abordagem com enfoque misto (qualitativo e quantitativo), com procedimentos de cunho bibliográfico e documental. O levantamento bibliográfico abarcou conceitos como aprendizagem significativa, teoria e prática, metodologias ativas, e a prática do trabalho docente. Tendo como instrumento de coleta de dados questionários. Na realização desta pesquisa foi realizada uma aula prática sobre formação e perfil do solo, onde os participantes da pesquisa eram constituídos por 18 discentes do 1º ano do curso de Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) Campus Porto Grande e pelo docente da Educação Profissional e Tecnológica que ministra o componente curricular Geografia. Como resultados os discentes e docente apreenderam a importância da teoria e a necessidade de aulas práticas, para melhor compreensão e significado do estudo, e a carência da metodologia esbarra na falta de apoio institucional. Chamamos atenção para se trabalhar com propostas de ensino que priorizem não apenas a formação acadêmica, mas a formação humana, considerando seus conhecimentos prévios. Ao final é apresentado o Produto Educacional Roteiro Teórico-Prático de estudo dos solos, contendo roteiros de aulas práticas de solos para serem trabalhados no estudo da Geografia, uma ferramenta que servirá de instrumento para realização de aulas práticas, podendo servir de modelo ou adaptado em outras temáticas; o intuito é apresentar com PE a possibilidade da utilização de uma Metodologia Ativa que corrobore com a aprendizagem significativa.
Abstract: This research presents a study based on meaningful learning, where such a theoretical basis considers students' previous knowledge as fundamental. Based on this principle, the student will appropriate the new knowledge presented by the teacher, being able to relate it to his life, giving a new meaning to knowledge. The new information needs to be potentially meaningful for learning to be effective. Making learning meaningful is not a very easy task, as there are essential factors for this to be achieved, such as the student must be willing to learn in a meaningful way. Therefore, the objective of this study was to analyze whether the practical class contributes to significant learning in the teaching of Geography. The study presents an approach with a mixed focus (qualitative and quantitative), with bibliographic and documentary procedures. The bibliographic survey covered concepts such as meaningful learning, theory and practice, active methodologies, and the practice of teaching work. Questionnaires were used as a data collection instrument. In the realization of this research, a practical class on soil formation and profile was carried out, where the research participants were made up of 18 students of the 1st year of the Agriculture course of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá (IFAP) Porto Grande Campus and by the professor of Professional and Technological Education who teaches the curricular component Geography. As a result, the students and teachers learned the importance of theory and the need for practical classes for a better understanding and meaning of the study, and the lack of methodology comes up against the lack of institutional support. We call attention to working with teaching proposals that prioritize not only academic training, but also human training, considering their previous knowledge. At the end, the Educational Product Theoretical-Practical Guide for the study of soils is presented, containing scripts of practical classes of soils to be worked on in the study of Geography, a tool that will serve as an instrument for carrying out practical classes, and can serve as a model or adapted in other themes; the aim is to present with NP the possibility of using an Active Methodology that corroborates with meaningful learning.
Palavras-chave: Aula prática
Aprendizagem significativa
Ensino de geografia
CNPq: CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Citação: SOUZA, Elidiane Medeiros de. Aprendizagem significativa no ensino de geografia: aula prática como facilitadora de aprendizagem.2023. 65f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Santana, AP, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/991
Data do documento: 18-Dez-2023
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