Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/987
Tipo: Dissertação
Título: Práticas educativas no ensino do Proeja: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP campus Agrícola Porto Grande
Autor(es): CABRAL, Ione Vilhena
Primeiro Orientador: ALMEIDA, Willians Lopes de
Resumo: A modalidade de educação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional incorporado à Educação Básica na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, é destinada a jovens e adultos que não conseguiram concluir a formação básica em idade regular e buscam a certificação do ensino médio vinculado a uma formação profissional, bem como, a formação continuada dos docentes que atuam junto a essa modalidade. Assim, a investigação teve como objetivo geral conhecer as práticas educativas desenvolvidas no PROEJA no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP /Campus Agrícola Porto Grande. A pesquisa é predominantemente de natureza qualitativa e se configura como um estudo de caso, e teve como lócus de estudo o IFAP Campus Agrícola Porto Grande. Os sujeitos da pesquisa foram os docentes dos componentes curriculares tanto do núcleo comum como da área técnica que ministraram aulas nas turmas do PROEJA dos cursos técnicos de Agronegócio, Administração e Agropecuária no ano de 2023, bem como os pedagogos do Campus. Foram utilizados como instrumentos/técnica de coleta de dados a análise bibliográfica e aplicação de questionários. Assim, a pesquisa apresenta como se encontra o cenário nacional relativo a práticas educativas no ensino do PROEJA, no âmbito do ProfEPT, a partir do levantamento das dissertações analisadas no site do Observatório do Programa, a qual se verificou a existência de poucas publicações a respeito do tema PROEJA, bem como, os resultados da pesquisa realizada no IFAP Campus Agrícola Porto Grande. Como Produto Educacional, desenvolvemos, aplicamos e validamos a promoção de uma Mesa Redonda com o tema, “Práticas Educativas no ensino do PROEJA”.
Abstract: National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Modality for Youth and Adult Education – PROEJA is aimed at young people and adults who were unable to complete basic training at a regular age and are seeking secondary education certification linked to professional training, as well as the continued training of teachers who work in this modality. Thus, the investigation had the general objective of understanding the educational practices developed at PROEJA within the scope of the Postgraduate Program in Professional and Technological Education – ProfEPT and Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapa – IFAP / Porto Grande Agricultural Campus. The research is predominantly qualitative in nature and is configured as a case study, and the locus of study was IFAP/ Porto Grande Agricultural Campus. The subjects of the research were teachers of the curricular components of both the common core and the technical area who taught classes in PROEJA groups of technical courses in Agribusiness, Administration and Agriculture in the year 2023, as well as the Campus pedagogues. Bibliographic analysis and questionnaire application were used as data collection instruments/techniques. Thus, the research presents the national scenario regarding educational practices in the teaching of PROEJA, within the scope of ProfEPT, based on the survey of dissertations analyzed on the Program Observatory website, which revealed the existence of few publications regarding of the PROEJA theme, as well as the results of the research carried out at IFAP / Porto Grande Agricultural Campus. As an Educational Product, we developed, applied and validated the promotion of a Round Table with the theme, “Educational Practices in teaching PROEJA”.
Palavras-chave: educação de jovens e adultos
práticas educativas
produto educacional
mesa redonda
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Citação: CABRAL, Ione Vilhena. Práticas educativas no ensino do proeja: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá-IFAP Campus Agrícola Porto Grande. 2024. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Amapá, Santana, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/987
Data do documento: 8-Jan-2024
Aparece nas coleções:Dissertações - PROFEPT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CABRAL(2024)-Práticas Educativas no Ensino do Proeja.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons