Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/956
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1NOBRE, Vera Lúcia S. de S-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-8447-6054pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4913207741413332pt_BR
dc.creatorSANTOS, Marli Braga dos-
dc.date.accessioned2024-03-13T16:50:54Z-
dc.date.available2024-01-24-
dc.date.available2024-03-13T16:50:54Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Marli Braga. A ludicidade como ferramenta de aprendizagem no ensino de Biologia: uma revisão bibliográfica. 2023.39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em ciências biológicas) --Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari, AP, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/956-
dc.description.abstractThis research presents a survey of academic-scientific productions, carried out in the area of teaching in Biological Sciences, which report the use of playfulness in teaching practice. The bibliographical research was conducted in the Google Scholar databases, from 2018 to 2023. Among the selected works, the type of methodological approach used, the thematic areas covered by these methodologies, the learning process through games in biology discipline. It aims to present a survey of academic-scientific productions, carried out in the area of teaching in Biological Sciences, which report the use of playful methodology. In view of this, we seek to answer the following questions through bibliographical, qualitative research: What are the most used methodologies in teaching biology? Which areas of biology are playfulness most used? The social relevance of the problem to be investigated lies in the fact that learning difficulties in the biology subject in high school can be overcome with more diversified pedagogical approaches. The results revealed that playfulness in biology teaching can make classes more dynamic, engaging and enjoyable, promoting student interest and facilitating the understanding of biological concepts. Thus, it was concluded that playfulness, referring to the use of games, games and playful activities in the teaching-learning process, can be applied in various areas of biology, providing significant benefits. As a result, it is expected to contribute to improving the teaching-learning process in biology classes, facilitating the understanding of the complex concepts of the contents of this discipline.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta um levantamento das produções acadêmico científicas, realizadas na área do ensino em Ciências Biológicas, que relatam o uso da ludicidade na prática docente. A pesquisa bibliográfica foi conduzida nas bases de dados do Google Scholar, no período de 2018 a 2023. Entre os trabalhos selecionados avaliou-se o tipo de abordagem metodológica utilizada, as áreas temáticas contempladas por essas metodologias, o processo de aprendizagem através dos jogos na disciplina de Biologia. Tem como objetivo compreender os processos metodológicos utilizados através da ludicidade como ferramentas de aprendizagem na aplicação de aulas de Biologia no ensino médio, realizadas na área do ensino em Ciências Biológicas, que relatam o uso de metodologia lúdica. Diante disso, busca-se responder por meio de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa as seguintes questões: Quais são as metodologias mais usadas no ensino de Biologia? Quais áreas da Biologia a ludicidade são mais utilizadas? A relevância social do problema a ser investigado está no fato de que as dificuldades de aprendizagem na disciplina de Biologia no ensino médio podem ser superadas com abordagens pedagógicas mais diversificadas. Os resultados revelaram que a ludicidade no ensino de Biologia pode tornar as aulas mais dinâmicas, envolventes e prazerosas, promovendo o interesse dos alunos e facilitando a compreensão de conceitos biológicos. Assim, concluiu-se que a ludicidade, referente ao uso de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem, pode ser aplicada em várias áreas da biologia, proporcionando benefícios significativos. Espera-se com o resultado, contribuir melhorando o processo de ensino aprendizagem nas aulas de biologia facilitando a compreensão dos conceitos complexos dos conteúdos dessa disciplina.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marli Braga dos Santos (marlisbraga@gmail.com) on 2024-01-24T12:47:38Z No. of bitstreams: 1 SANTOS (2023) - A ludicidade como ferramenta de aprendizagem.pdf: 794298 bytes, checksum: a74ec10f38158202465c5e8b26209b8b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leide Pureza (leide.pureza@ifap.edu.br) on 2024-03-13T16:50:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS (2023) - A ludicidade como ferramenta de aprendizagem.pdf: 794298 bytes, checksum: a74ec10f38158202465c5e8b26209b8b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-13T16:50:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS (2023) - A ludicidade como ferramenta de aprendizagem.pdf: 794298 bytes, checksum: a74ec10f38158202465c5e8b26209b8b (MD5) Previous issue date: 2023-12-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Médio; disciplina de biologia; lúdico; aprendizagempt_BR
dc.subjectHigh School; Biology subject; Ludic; Learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleA ludicidade como ferramenta de aprendizagem no ensino de biologia: uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS (2023) - A ludicidade como ferramenta de aprendizagem.pdf775,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.