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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/955
Tipo: | Dissertação |
Título: | Infâncias ribeirinhas no contexto de brincares e praticas corporais nas marés de rios da Amazônia amapaense |
Autor(es): | DENIUR, José Rodrigo Sousa de Lima |
Primeiro Orientador: | SOUZA, Ana Paula Vieira e |
Resumo: | Esta dissertação tem foco nas infâncias ribeirinhas da Comunidade do Igarapé da Fortaleza, localizada na Amazônia Amapaense, região próxima à capital Macapá, no Estado do Amapá. Esse território se insere na floresta Amazônica brasileira, espaço de riqueza natural, diversidade de flora e fauna. Segundo os dados do IBGE (2010) a população infantil era de 1398 crianças e adolescentes entre zero e 14 anos. O objetivo principal da pesquisa é analisar as discursividades das crianças em situação de brincares e as práticas corporais das infâncias ribeirinhas nas marés do rio da comunidade do Igarapé da Fortaleza, na região da Amazônia amapaense. A pesquisa se fundamenta na no campo da Educação assumindo que as crianças são pessoas que vivenciam a infância nos brincares com a natureza e constroem culturas infantis no espaço da pesca artesanal, ao tomar banho de rio, nos estaleiros, no processo da fabricação de barcos brincando em cima dos barcos empinando pipas e pulando de cima desses barcos em construção nos estaleiros. O método do materialismo histórico-dialético, abordagem da pesquisa qualitativa, a técnica da observação participante e roda de conversa serviram para a geração dos dados e análise do conteúdo. Participaram 14 crianças com idades entre 09 e 12 anos, nascidas e moradoras da Comunidade do Igarapé da Fortaleza. Os resultados a priori revelam que as práticas corporais manifestadas nos brincares das crianças, são manter equilíbrio nas canoas, ao pular da ponte no rio, elas jogam o futebol praticado na beira do rio na vazante da maré, a queimada, a pira pega dentro e fora d’agua. Ainda, infere-se que as infâncias das crianças ribeirinhas estão intrinsecamente ligadas às suas práticas corporais e brincares, bem como às vivências infantis no universo ribeirinho. A pesquisa infere que os brincares nas marés desenvolvem muitas habilidades nas crianças como aprender a nadar nas águas sozinhas, coordenação motora grossa na agilidade ao brincar de pira pega saltando de cima dos barcos, sumindo e aparecendo para enganar o colega que está tentando lhe pegar. Elas socializam ao brincarem de futebol na vazante da maré e se equilibram nas pontes ao brincarem de lençinho. Elas desenvolvem a criatividade e socialização de aprendizados entre si e constroem relações afetivas. Tomam banho de rio, pulam das pontes, ficam amuadas quando perdem no jogo. Elas esperam ansiosamente, tanto as cheias da maré quanto a vazante, importa pular da ponte e dos barcos no rio e jogar o futebol. No futebol ou na queimada são muitas as habilidades das crianças, usam apelidos, caçoam uma das outras, choram, riem, brincam, se alegram com as conquistas e ficam com raiva quando perdem em algumas das atividades. No método apresento o diálogo com as categorias brincares e o trabalho como princípio educativo, práticas corporais e emancipação social das crianças |
Abstract: | This dissertation focuses on riverine childhoods in the community of Igarapé da Fortaleza, located in the Amazon region, close to the capital Macapá, in the State of Amapá. This territory is part of the Brazilian Amazon forest, a space of natural wealth and diversity of flora and fauna. According to IBGE data (2010), the child population was 1398 children and adolescents between zero to 14 years old. The main objective of the research was to analyze children's speeches about playing in the Igarapé tides and their body practices in the community of Igarapé da Fortaleza. The research assumes the perspective of Education that there are multi-diversities of childhoods between field, beach, riverine and urban contexts. Children are creative people who experience their childhood playing in dialogue with nature and experience children's cultures when playing fishing, flour production, bathing in the river, making a fan, and experiencing the local tradition of the São Benedito e Marujada of Bragança parties. For this, the method of historical-dialectical materialism, qualitative research approach, and content analysis were used to generate the data. The method sought to dialogue with categories such as playing and social emancipation and work as an educational principle. It is a territory where children share their life experiences. The participants were 14 children aged between 9 and 12 years old, born and living in the community of Igarapé da Fortaleza. The results revealed that bodily practices mostly developed in the games are soccer, practiced on the border of the river at the ebb of the tide, dodgeball, and the tag, in and out of the water. Still, it was inferred that the childhoods of the riverine community are intrinsically linked to their bodily practices and play, as well as children's experiences in the riverine universe. The research inferred that playing in the tides develops many skills in children as they learn to swim in the waters alone, developing fine and gross motor coordination, agility when playing tag jumping off the boats, disappearing, and appearing to deceive the colleague who is trying to catch each other. They socialize by playing soccer on the ebb tide and balance on bridges while playing. They develop creativity and socialization of learning among themselves and build affective relationships. They bathe in the river, jump off bridges, and sulk when they lose at the game. They look forward to it, so much the ebb and flow of the tide, it's important to jump off the bridge and boats into the river and play soccer. Both in soccer and dodgeball, children have many skills, they use nicknames, make fun of each other, cry, laugh, joke, rejoice in achievements, and get angry when they lose. |
Palavras-chave: | Infâncias Childhood Crianças ribeirinhas Riverine children Práticas corporais Bodily practices Brincares Playing Amazônia amapaense Amazon region |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Linguagens e saberes da Amazônia |
Citação: | DENIUR, José Rodrigo Sousa de Lima. Infâncias ribeirinhas no contexto de brincares e práticas corporais nas marés de rio na Amazônia amapaense. 2023. 71f. Dissertação (Mestrado ) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança, PA, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/955 |
Data do documento: | 28-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações - IES Externas |
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