Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/919
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, David Figueiredo de-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-7836-1162pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1044087370606163pt_BR
dc.creatorAMORIM, Maria de Nazaré Ramalho de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3289860969300117pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T13:53:58Z-
dc.date.available2024-02-29-
dc.date.available2024-03-01T13:53:58Z-
dc.date.issued2023-10-09-
dc.identifier.citationAMORIM, Maria de Nazaré Ramalho de Oliveira. A deficiência intelectual e a autonomia no ensino médio técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. 2023. 96f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Amapá, Santana, AP, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/919-
dc.description.abstractStarting from a critical view of education, where knowledge is seen as something that must be thought about and reflected upon, we want to understand what people involved in the education of students with intellectual disabilities think about autonomy. This is important for our research, especially when it comes to promoting inclusion in education, which should be liberating. We believe this approach can help students with intellectual disabilities develop their independence. To do this, we are based on the ideas of Paulo Freire and other authors who defend the idea that inclusion in education must be done in a liberating way, and this is fundamental for all students, especially those with intellectual disabilities. We are also basing this research in the ideas of Sassaki, who says that people with disabilities can develop autonomy by learning new definitions that work better and more appropriately for them, and this can help in the job market. However, we know that there are many obstacles, such as prejudiced attitudes, emotional, physical and communication barriers, that need to be overcome so that students with intellectual disabilities can develop their autonomy in education and social interaction. For our research, we used the Oral History methodology, with structured interviews, with the aim of understanding the experiences of parents, students, teachers and staff at Macapá campus of IFAP in relation to inclusion. We analyzed these interviews in relation to the central theme, which is the construction of autonomy for students with intellectual disabilities. Our results showed the importance of breaking down these barriers, especially prejudiced attitudes, and also of ensuring that these people have opportunities in the job market. Furthermore, we realize that, despite advances in the education of people with intellectual disabilities, it is crucial to provide continuous training to the institution's teachers and professionals, so that they can better deal with topics such as curricular adaptations and more humane assistance to students. Finally, we proposed the creation of a Digital Technological Magazine that will be available on the internet. This magazine will present practical ideas to overcome prejudiced attitudes and promote accessibility, which, in turn, will contribute to building student autonomy. This magazine will also offer options to make inclusion more effective, helping to adapt content and curricula to ensure the construction of student autonomy.pt_BR
dc.description.resumoPartindo de uma visão crítica da educação, onde o conhecimento é visto como algo que deve ser pensado e refletido, queremos entender o que as pessoas envolvidas na educação de alunos com deficiência intelectual pensam sobre a ideia de autonomia. Isso é importante para a nossa pesquisa, especialmente quando se trata de promover a inclusão na educação, que deve ser libertadora. Acreditamos que essa abordagem pode ajudar os alunos com deficiência intelectual a desenvolver sua independência. Para fazer isso, estamos nos baseando nas ideias de Paulo Freire e outros autores que defendem a ideia de que a inclusão na educação deve ser feita de maneira libertadora, e isso é fundamental para todos os alunos, especialmente aqueles com deficiência intelectual. Também estamos usando as ideias de Sassaki, que argumenta que as pessoas com deficiência podem desenvolver autonomia ao aprender novos significados que as tratam de maneira mais apropriada, e isso pode ajudar no mercado de trabalho. No entanto, sabemos que existem muitos obstáculos, como atitudes preconceituosas, barreiras emocionais, físicas e de comunicação, que precisam ser superados para que os alunos com deficiência intelectual possam desenvolver sua autonomia na educação e na interação social. Para nossa pesquisa, usamos a metodologia de História Oral, com entrevistas estruturadas, com o objetivo de entender as experiências de pais, alunos, professores e funcionários do campus Macapá do IFAP em relação à inclusão. Analisamos essas entrevistas em relação ao tema central, que é a construção da autonomia para alunos com deficiência intelectual. Nossos resultados mostraram a importância de quebrar essas barreiras, especialmente as atitudes preconceituosas, e também de garantir que essas pessoas tenham oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, percebemos que, apesar dos avanços na educação de pessoas com deficiência intelectual, é crucial fornecer formação contínua aos professores e profissionais da instituição, para que possam lidar melhor com temas como adaptações curriculares e atendimento mais humano aos alunos. Por fim, propusemos a criação de uma Revista Digital Tecnológica que estará disponível na internet. Esta revista apresentará ideias práticas para superar atitudes preconceituosas e promover a acessibilidade, o que, por sua vez, contribuirá para a construção da autonomia dos alunos. Esta revista também oferecerá opções para tornar a inclusão mais eficaz, ajudando na adaptação de conteúdos e currículos para garantir a construção da autonomia dos alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by MARIA DE NAZARÉ Amorim (nazare@ifap.edu.br) on 2024-02-29T17:57:51Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO NAZARÉ Formatada 12-02-24 NOVISSIMA.pdf: 1293574 bytes, checksum: d9d2aad14b2e8aed00834081ce39724c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fábio Magalhães (fabio.magalhaes@ifap.edu.br) on 2024-03-01T13:53:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO NAZARÉ Formatada 12-02-24 NOVISSIMA.pdf: 1293574 bytes, checksum: d9d2aad14b2e8aed00834081ce39724c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-01T13:53:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO NAZARÉ Formatada 12-02-24 NOVISSIMA.pdf: 1293574 bytes, checksum: d9d2aad14b2e8aed00834081ce39724c (MD5) Previous issue date: 2023-10-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especial – inclusão socialpt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectAluno especial - autonomiapt_BR
dc.subjectdeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectCartilha digital tecnológicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA deficiência intelectual e a autonomia no ensino médio técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - PROFEPT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO NAZARÉ Formatada 12-02-24 NOVISSIMA.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons