Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/916
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Eficiência e viabilidade de um site como ferramenta de marketing para produtos agrícolas em Porto Grande - Ap
Título(s) alternativo(s): Efficiency and Viability of a Website as a Marketing Tool for Agricultural Products in Porto Grande, Ap.
Autor(es): PEREIRA, Charles Baia
Primeiro Orientador: LIMA, Alyne Cristina Sodré
Resumo: O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas com 45 milhões de toneladas anuais, destinando 65% para consumo interno e 35% para exportação. No entanto, a pandemia da Covid-19 teve um impacto significativo na agricultura, afetando a produção e distribuição de alimentos. Em Porto Grande, Amapá, a crise enfatizou a importância de estratégias inovadoras, como o uso eficiente da internet, para fortalecer as conexões entre produtores e consumidores locais. Neste contexto, objetivou-se avaliar a eficiência e a viabilidade do site (Feira-Online-PG) desenvolvido como alternativa para divulgar os produtos agrícolas comercializados na feira local do município de Porto Grande-AP. A metodologia de coleta de dados foi planejada em três etapas: 1) Foram realizadas quatro campanhas de marketing no Instagram utilizando o Facebook Meta Business Suite. 2) Instalação e configuração da ferramenta Google Analytics para monitorar o comportamento dos usuários direcionados ao site através de campanhas, seguindo a política de proteção de dados do Google. 3) Foi desenvolvido um questionário digital para obter feedback dos produtores sobre a eficácia do site (pós-uso) no processo de vendas. A terceira campanha (C) do Meta Business Suite teve o melhor desempenho, atingindo 3.385 contas com 76 cliques no link a um custo menor de 55,99% em relação às campanhas A, B e D. Enquanto isso, a segunda campanha (B) apresentou o desempenho mais baixo comparado aos demais. Examinando o comportamento dos usuários redirecionados ao site por meio de campanhas publicitárias, os dados do Google Analytics indicaram que a página de produção de hortaliças foi a mais atrativa com 163 visualizações, 102 usuários e 481 contagens de eventos. revelou um aumento notável nas vendas, com as hortaliças representando uma parcela significativa do volume total de vendas com 33%, seguidos por frutas, animais e carne animal com 22% cada. No entanto, apesar destes resultados positivos, é fundamental fazer ajustes na página de registo dos utilizadores, permitindo aos produtores atualizar facilmente tanto as suas informações pessoais como as informações relacionadas com os produtos. Portanto, os resultados confirmam que o site se mostrou uma ferramenta eficaz e viável para auxiliar na comercialização dos produtos agrícolas, e os recursos disponíveis atendem satisfatoriamente às necessidades dos produtores.
Abstract: Brazil is the third largest global fruit producer with 45 million tons annually, allocating 65% for domestic consumption and 35% for export. However, the Covid-19 pandemic has significantly impacted agriculture, affecting food production and distribution. In Porto Grande, Amapá, the crisis emphasized the importance of innovative strategies, such as efficient internet use, to strengthen connections between local producers and consumers. In this context, the aim was to assess the efficiency and viability of the website (Feira-Online- PG) developed as an alternative to showcase agricultural products traded at the local fair in the municipality of Porto Grande-AP. The methodology for data collection was planned in three stages: 1) Four marketing campaigns were conducted on Instagram using the Facebook Meta Business Suite. 2) Installation and configuration of the Google Analytics tool to monitor user behavior directed to the site through campaigns, following Google's data protection policy. 3) A digital questionnaire was developed to obtain feedback from producers on the effectiveness of the site (post-use) in the sales process. The third campaign (C) of the Meta Business Suite performed the best, reaching 3,385 accounts with 76 clicks on the link at a lower cost of 55.99% compared to campaigns A, B, and D. Meanwhile, the second campaign (B) showed the lowest performance compared to the others. Examining the behavior of users redirected to the site through advertising campaigns, Google Analytics data indicated that the vegetable production page was the most attractive with 163 views, 102 users, and 481 event counts.The analysis of the effect of using the site on commercial transactions revealed a notable increase in sales, with vegetables representing a significant portion of the total sales volume at 33%, followed by fruits, animals, and animal meat at 22% each. However, despite these positive results, it is essential to make adjustments to the user registration page, allowing producers to easily update both their personal information and product-related information. Therefore, the results confirm that the site has proven to be an effective and viable tool to assist in the marketing of agricultural products, and the available resources satisfactorily meet the needs of producers.
Palavras-chave: Comercialização agrícola
Conectividade Rural
Mercado eletrônico
Desafios
Agricultural marketing
Electronic market
Rural connectivity
Challenges
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Bacharelado em Engenharia Agronômica
Citação: PEREIRA, Charles Baia. Eficiência e viabilidade de um site como ferramenta de Marketing para produtos agrícolas em Porto Grande - Ap. 2024. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Agronômica) - Instituto Federal do Amapá - Porto Grande, Ap, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/916
Data do documento: 7-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCCPG - Bacharelado em Engenharia Agronômica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEREIRA (2023) - EFICIÊNCIA E VIABILIDADE DE UM SITE.docx.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons