Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1CARDOSO, Tatiani da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4296131J3&tokenCaptchar=03AFcWeA5FAJTRl43bFdQD3MWGmH-6UDq45lZblNM3oLrNeiswuHiGj33_Cu0OcUSRdZ9hTSvqK78xup9h1Q_p1nuvWQIa0_tHHzeJtCJkB8aScaXDqLaV65vJip_C3CytTOfV2-No8PU3LC68ya3OCPtbIa1lJBwB9C4inbox3jsWhWdxqxKQEisvGMndTu57LdEu5wQOSXJSiq7Wcdv0HiwgfK1eJET3CSjLA43ffsUv1iq_DC-pPMoWZIXjaY6dVF-u7FDWTS74VuRmTH65nAheucxbab_t7SqphDpNnweywfyyYsb6vWspFJcZs6PluR96k0u1qXuoV_J_DV9CsjV1OW0t76pldWB9-k9oGgiVhWkDDzJ6Pj9SDSPFpcI_3SE1xSCD19MD7IJdpHjvXSu86BBOtvHEwu20Txle3pexYHQCLabwrttPAk8Fl1Sz2pm4wM5k7Ymzq-9S9yFKDTrFSzhR708S4ncr_EumazDLXfSrMjp8FnfkvgXTGJ8AIXmFrQed91ycaB-5hjpr2OFIl1PofpQDfGSsOe0DbfI1C8knT07Kb2G8RCSOyF9qSZONlpvLNIhZnUw0aCpw-2qfYeno7gokTaWcxZcIlDyNDlJdRjFfDRaqeZlCPXTS9JIuOUQrCLOmj4TcZgClDxaxzdrTzTZLMQpt_BR
dc.creatorLIMA, Bruna Barbosa-
dc.creatorMOREIRA, Luis Carlos da Silva-
dc.date.accessioned2024-02-15T13:23:55Z-
dc.date.available2024-02-15-
dc.date.available2024-02-15T13:23:55Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.citationLIMA, Bruna Barbosa; MOREIRA, Luis Carlos da Silva. Reflexões sobre a utilização da tecnologia na EJA: relatos de experiências.2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/900-
dc.description.abstractThe use of technology is seen as a means capable of enhancing students' intellectual development, making them active participants in the learning process and promoting digital inclusion in EJA. Thus, the research Reflections on the use of technology in EJA: reports of experiences has as its central objective this research aims to analyze the narratives of students regarding the use of technology in the teaching-learning process during their study trajectory at Campus-Macapá. In addition to specifying which technologies are used during the teaching-learning process. As well as, identify limiting factors in the use of technology and also know the level of technological knowledge found among the EJA public and the difficulties they face with technology. The research is basic in nature, based on bibliographic procedures as it is necessary to bring contributions from authors who discuss the topic at hand and the research is characterized as field research to gain access to the speeches of EJA students; regarding the objectives, it is characterized as phenomenological for revealing the speeches of subjects who report their own history. The research data was processed using the Discursive Textual Analysis Technique – ATD. The study allows us to reflect on future improvements in the use of technology in EJA, so that more research can be carried out in this field, since having a more humanized look at EJA is extremely necessary, and combining technology with teaching favors the learning for this audience.pt_BR
dc.description.resumoA utilização da tecnologia é vista como um meio capaz de potencializar o desenvolvimento intelectual dos estudantes, tornando-os participantes ativos no processo de aprendizagem e promovendo a inclusão digital na EJA. Assim, a pesquisa Reflexões sobre a utilização da tecnologia na EJA: relatos de experiências tem como objetivo central desta pesquisa analisar as narrativas dos estudantes quanto ao uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem durante sua trajetória de estudos no Campus-Macapá. Além de especificar quais tecnologias utilizadas no decorrer do processo ensino-aprendizagem. Como também, identificar fatores limitantes no uso da tecnologia e bem como refletir o nível de conhecimento tecnológico encontrado com público da EJA e quais as dificuldades que enfrentam com a tecnologia. A pesquisa é de natureza básica, pautada em procedimentos bibliográficos por ser necessário trazer as contribuições de autores que dialogam sobre a temática em tela, a pesquisa se caracteriza como pesquisa de campo para ter acesso aos discursos dos estudantes da EJA; quanto aos objetivos de caracteriza como fenomenológica por revelar discursos de sujeitos que relatam sua própria história. Os dados da pesquisa foram tratados a partir da Técnica de Análise Textual Discursiva – ATD. O estudo nos permite refletir sobre as melhorias futuras na utilização da tecnologia na EJA, para que haja desenvolvimento de mais pesquisas nesse campo, uma vez que ter um olhar mais humanizado para o EJA é extremamente necessário, e aliar a tecnologia ao ensino favorece o aprendizado desse público.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luis Moreira (luiscarlosm859@gmail.com) on 2023-12-20T17:58:20Z No. of bitstreams: 1 REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NA EJA RELATOS DE EXPERIÊNCIAS.pdf: 2009186 bytes, checksum: ddd34c5839ee3a69a07f56ccc91c5e2f (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Luis Moreira, Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas. Veja: 1 - O título deve ser redigido todo em letras minúsculas, com a inicial do título em maiúscula; 2 - os nomes dos autores e orientadores devem ser redigidos por completo, sendo que os sobrenomes em letras maiúsculas; 3 - as palavras-chave devem ser redigidas uma em cada campo diferente; 4 - o nome da Instituição deve ser em letras minúsculas com as iniciais maiúscula, como está no Tutorial; 5 - o nome do arquivo deve estar no exemplo mostrado no Tutorial. Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o tamplete de TCC disponível nesse mesmo menu: Veja: 1 - corrigir a margem inferior que parece ter mais de 2 cm. Veja a formatação das margens no Guia; 2 - na folha de rosto, refazer o texto conforme modelo no Guia. Corrija também a fonte do nome da sua orientadora. Deve estar na mesma fonte do texto no tamanho 12; 3 - na folha de rosto, a mesma orientação do item anterior. Também está faltando as assinaturas da banca examinadora, a data de apresentação e nota; 4 - o texto da dedicatória está em outra fonte. Você deve padronizar todo o trabalho na mesma fonte. Ora você usa Arial, ora usa o Times; 5 - alinhar os títulos das seções do Resumo e Abstract no limite da margem superior, que é de 3 cm; 6 - ainda sobre o Abstract, retirar a entrada de parágrafo; 7 - retirar a lista de quadros, pois um quadro não carateriza ser uma lista; 8 - no sumário, corrigir a sequência da seção 4. Após essa sequência vem 4.1. Observei que no texto está correta essa sequência; 9 - corrigir o inicio da paginação a partir da Introdução. Você deve conferir todas as páginas dos elementos pré-textuais, com exceção da capa, e paginar na sequência a partir da Introdução; 10 - ainda sobre a paginação, veja no Guia a formatação da paginação, fonte e tamanho de fonte; 11 - no texto, corrigir a formatação da seção 4, pois é em letras maiúsculas; 12 - a seção 4.1.4 ficou sozinha na folha 18. Ela deve acompanhar o texto; 13 - na página de Referência, você deve retirar o indicador numérico e centralizar o título da seção; 14 - corrigir a formatação das Referências. Você deve pegar os modelos no Guia. Tem referência em espaçamento que não é o SIMPLES; outras com título em letras maiúsculas; outras com subtítulo destacado em negrito..... ou seja, precisa fazer uma revisão nelas; 15 - centralizar os títulos dos Apêndice e Anexo na páginas, pois não possuem indicador numérico. Solicito que você leia o Guia de Formatação, pois é dever do discente enviar o trabalho no padrão do Guia. Após essas correções, faça um novo depósito. Informo que estaremos avaliando os depósitos até o dia 21/12 e só retornará dia 08/01/2024. on 2023-12-21T11:01:09Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Luis Moreira (luiscarlosm859@gmail.com) on 2024-02-09T19:44:34Z No. of bitstreams: 1 LIMA (2023); MOREIRA (2023) - REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO.pdf: 2029366 bytes, checksum: b5d3e323616bdec6402bf88fa510b86c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2024-02-15T13:23:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LIMA (2023); MOREIRA (2023) - REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO.pdf: 2029366 bytes, checksum: b5d3e323616bdec6402bf88fa510b86c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-15T13:23:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LIMA (2023); MOREIRA (2023) - REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO.pdf: 2029366 bytes, checksum: b5d3e323616bdec6402bf88fa510b86c (MD5) Previous issue date: 2023-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTecnologia - aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectAdult and youth educationpt_BR
dc.subjectTechnology - learningpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleReflexões sobre a utilização da tecnologia na EJA: relatos de experiênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA (2023), MOREIRA (2023) - REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons