Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/882
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação ambiental como ferramenta de sensibilização de alunos para a importância de anuros na qualidade ambiental. |
Autor(es): | SILVA, Aldriellen Flexa da |
Primeiro Orientador: | ARAÚJO, Ananda da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | MATOS, Darley Calderaro Leal |
Resumo: | Esta pesquisa a princípio buscou investigar o conhecimento dos alunos sobre os anfíbios anuros (sapos, rãs e pererecas), tendo como objetivo verificar quais as contribuições de uma estratégia de Educação Ambiental (EA) para sensibilizar alunos do 1º ano do ensino médio técnico em Meio Ambiente, realizada com uma turma de 40 alunos do Instituto Federal do Amapá campus Laranjal do Jari, sobre a importância dos anuros para o equilíbrio ambiental. A pesquisa apresentou uma abordagem de caráter quali quanti, tendo o questionário como principal recurso para a coleta de dados de forma impressa. Para sistematizá-lo foi dividido em quatro etapas: a primeira com a aplicação do questionário pré-intervenção, que possibilitou investigar o conhecimento prévio dos alunos sobre os anuros, a segunda uma intervenção com uma palestra para sensibilizar e favorecer o aprendizado dos alunos esclarecendo os mitos sobre os anuros, importância para a qualidade ambiental e as características gerais dos animais, posteriormente foi aplicado um jogo lúdico chamado “a trilha” com o intuito de auxiliar os conhecimentos dados na palestra de forma dinâmica e prazerosa, e por fim aplicar um segundo questionário baseado no primeiro com questões fechadas para verificar se houve mudança na percepção dos alunos após a intervenção educativa realizada. Os resultados evidenciaram que de 45% (n=18) dos alunos que tinham medo dos anuros na percepção prévia, 15 mudaram de percepção após a intervenção. De 70%(n=28) alunos que afirmaram acreditar nos mitos sobre esses animais, houve um decréscimo para 2,5% (n=1) constatando uma mudança na concepção de 27 alunos que passaram a não acreditar nos mitos. Quando questionados no questionário prévio sobre a reação ao ver um sapo, 5% afirmou matar, enquanto que após a palestra 100% dos alunos afirmaram que não é correto matar esses animais, constatando uma mudança de concepção. A intervenção com a palestra contribuiu para ampliar e reforçar o conhecimento e aprendizagem dos estudantes sobre os anuros, e sensibilizar quanto a importância desses animais e desmistificar crenças sobre os mesmos. O jogo lúdico “a trilha” contribuiu reforçando o aprendizado do conteúdo da palestra. Contudo é necessário valorizar o conhecimento prévio dos alunos e utilizar estratégias para reforçar e melhorar esse conhecimento com informações concisas. |
Abstract: | This research initially sought to investigate students' knowledge about anuran amphibians (toads, frogs and tree frogs), with the objective of verifying the contributions of an Environmental Education (EE) strategy to sensitize students in the 1st year of technical high school in Environment Environment, carried out with a class of 40 students from the Federal Institute of Amapá campus Laranjal do Jari, on the importance of anurans for environmental balance. The research presented a qualitative and quantitative approach, with the questionnaire as the main resource for collecting data in printed form. To systematize it, it was divided into four stages: the first with the application of the pre-intervention questionnaire, which made it possible to investigate the students' prior knowledge about anurans, the second an intervention with a lecture to raise awareness and encourage students' learning by clarifying the myths about anurans, importance for environmental quality and the general characteristics of animals, later a playful game called “the trail” was applied with the aim of helping the knowledge given in the lecture in a dynamic and enjoyable way, and finally applying a second questionnaire based on the first with closed questions to check whether there was a change in students' perception after the educational intervention carried out. The results showed that of 45% (n=18) of students who were afraid of animals in their previous perception, 15 changed their perception after the intervention. Of the 70% (n=28) students who said they believed in the myths about these animals, there was a decrease to 2.5% (n=1), noting a change in the conception of 27 students who started not to believe in the myths. When asked in the previous questionnaire about their reaction to seeing a frog, 5% said they would kill, while after the lecture 100% of the students said it was not correct to kill these animals, demonstrating a change in conception. The intervention with the lecture contributed to expanding and reinforcing the students' knowledge and learning about anurans, and raising awareness of the importance of these animals and demystifying beliefs about them. The playful game “the trail” contributed to reinforcing the learning of the content discussed. However, it is necessary to value students' prior knowledge and use strategies to reinforce and improve this knowledge with concise information. |
Palavras-chave: | intervenção, questionários, animais, mitos. intervention, questionnaires, animals, myths. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Citação: | SILVA, Aldriellen Flexa da. Educação Ambiental como Ferramenta de Sensibilização de Alunos para a Importância de Anuros na Qualidade Ambiental. 2023. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) -- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Campus Laranjal do Jari, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/882 |
Data do documento: | 22-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA (2023)- Educação ambiental como ferramenta.pdf | 973,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.