Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/877
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MARQUES, Jonas de Brito Campolina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9754918279065095pt_BR
dc.creatorSANTOS, Girlane Costa dos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1095859884184888pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-22T17:37:40Z-
dc.date.available2024-01-18-
dc.date.available2024-01-22T17:37:40Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Girlane Costa dos. Plantas da trilha ecológica wajãpi (Laranjal do Jari) como ferramenta educacional para o ensino de Botânica, 2023. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari, AP, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/877-
dc.description.abstractThis work seeks to understand the perception of the students of Forest Engineering and Biological Sciences of the Federal Institute of Amapá, located in Laranjal do Jari, in relation to the teaching of botany, especially with regard to practical activities and the use of technological didactic resources. The objective is to analyze how botany classes are taught and to encourage the use of practices as a teaching tool in this area. One proposal presented is the use of the Wajãpi ecological trail for practical botany classes, where some representative plants were also selected for the creation of a digital collection that will assist in the classes. The methodology used in the research is qualitative and descriptive, with data collection carried out through questionnaires, applied to a sample of 122 higher education students. The results of the research point to the need to rethink and adapt the way botany teaching is conducted, in order to make it more interesting and meaningful for students of Forest Engineering and Biological Sciences. In addition, it is essential that educational institutions recognize the importance of these resources for teaching botany and encourage their use, also promoting awareness about the preservation of local biodiversity.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca compreender a percepção dos estudantes de Engenharia Florestal e Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Amapá, localizado em Laranjal do Jari, em relação ao ensino de botânica, especialmente no que se refere às atividades práticas e ao uso de recursos didáticos tecnológicos. O objetivo é analisar como as aulas de botânica são ministradas e incentivar a utilização de práticas como instrumento de ensino nessa área. Uma proposta apresentada é o uso da trilha ecológica Wajãpi para as aulas práticas de botânica, onde também foram selecionadas algumas plantas representativas para a criação de um acervo digital que auxiliará nas aulas. A metodologia utilizada na pesquisa é qualitativa e descritiva, com a coleta de dados realizada por meio de questionários, aplicados a uma amostra de 122 estudantes do ensino superior. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de repensar e adequar a forma como o ensino de botânica é conduzido, a fim de torná-lo mais interessante e significativo para os estudantes de Engenharia Florestal e Licenciatura em Ciências Biológicas. Além disso, é fundamental que as instituições de ensino reconheçam a importância desse recursos para o ensino de botânica e incentivem sua utilização, promovendo também a conscientização sobre a preservação da biodiversidade local.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Girlane Santos (girlanecosta711@gmail.com) on 2024-01-22T15:45:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SANTOS (2023) Plantas da trilha ecológica.pdf: 573859 bytes, checksum: 41ef7ca015d01f5e6eda1f21ae36404d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leide Pureza (leide.pureza@ifap.edu.br) on 2024-01-22T17:37:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SANTOS (2023) Plantas da trilha ecológica.pdf: 573859 bytes, checksum: 41ef7ca015d01f5e6eda1f21ae36404d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-22T17:37:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SANTOS (2023) Plantas da trilha ecológica.pdf: 573859 bytes, checksum: 41ef7ca015d01f5e6eda1f21ae36404d (MD5) Previous issue date: 2023-12-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectGoogle Sitespt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectTrilhapt_BR
dc.subjectBotanypt_BR
dc.subjectGoogle Sitespt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectFootpathpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titlePlantas da trilha ecológica wajãpi (Laranjal do Jari) como ferramenta educacional para o ensino de botânicapt_BR
dc.title.alternativePlants of the wajãpi ecological trail (Laranjal do Jari) as an educational tool for teaching botanypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS (2023) Plantas da trilha ecológica.pdf560,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons