Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/876
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino e aprendizagem de ecologia nos anos finais do ensino fundamental: uma análise comparativa entre aulas com sequências didáticas tradicionais e lúdicas
Autor(es): RODRIGUES, Fabiene Mendes
Primeiro Orientador: MATOS, Darley Calderaro Leal
Resumo: O conteúdo de ecologia nos anos finais do ensino fundamental normalmente tem sido abordado de forma convencional na sala de aula, fazendo-se uso quase que exclusivamente de métodos tradicionais de ensino que por vezes desestimula o interesse dos alunos. Existem diversas metodologias ativas e lúdicas, dentre estes os jogos didáticos são considerados recursos criativos e motivadores que ajudam a ensinar conceitos complexos de uma maneira mais interativa e divertida. Contudo, poucos estudos comparam a aprendizagem de ecologia após a utilização de métodos tradicionais e lúdicos. Nesse contexto, este estudo visou comparar o rendimento e satisfação de estudantes, quanto à aprendizagem de Ecologia entre aulas pautadas em sequências didáticas diferentes, uma com base no ensino tradicional e a outra com o uso de um jogo didático, em duas turmas do 7º ano do ensino fundamental da escola João Queiroga, Laranjal do Jari, Amapá. Para isto, foram planejadas duas aulas com o tema “Os biomas brasileiros”, com sequências didáticas distintas: em uma turma foi usado o método tradicional de ensino, e na outra turma foi utilizado um método baseado em jogo didático. Para verificar o rendimento dos alunos foi aplicado um questionário com 13 questões, sendo seis perguntas relacionadas ao conteúdo e sete perguntas para verificar o grau de satisfação (ou percepção) dos alunos sobre as aulas. Os resultados mostraram que a porcentagem de rendimento e satisfação dos alunos da turma no qual foi usado o método lúdico foi maior, ou seja, método lúdico foi mais eficaz e satisfatório para aprendizagem dos alunos. A aula tradicional contribuiu também com bons resultados, contudo por ser um método costumeiramente utilizado pelo professor nas turmas já se tornou algo corriqueiro o que diminui o interesse dos alunos. Em vista disso, recomenda-se maior diversificação de metodologias na aprendizagem dos alunos. A estratégia lúdica, devido à sua natureza motivadora, dinâmica e construtiva, pode ser empregada como uma ferramenta pedagógica crucial após o método tradicional. Isso serve como um valioso recurso para os professores, enriquecendo suas aulas e promovendo uma aprendizagem significativa.
Abstract: Ecology content in the final years of elementary school has normally been covered conventionally in the classroom, using almost exclusively traditional teaching methods, which sometimes discourages students' interest. There are several active and playful methodologies, among which teaching games are considered creative and motivating resources that help teach complex concepts in a more interactive and fun way. However, few studies compare ecology learning after using traditional and playful methods. In this context, this study aimed to compare the performance and satisfaction of students, regarding learning Ecology between classes based on different didactic sequences, one based on traditional teaching and the other using a didactic game, in two 7th year classes. elementary school at João Queiroga school, Laranjal do Jari, Amapá. For this, two classes were planned with the theme “Brazilian biomes”, with different didactic sequences: in one class the traditional teaching method was used, and in the other class a method based on a didactic game was used. To check student performance, a questionnaire with 13 questions was administered, six questions related to the content and seven questions to check the students' degree of satisfaction (or perception) about the classes. The results showed that the percentage of performance and satisfaction of students in the class in which the playful method was used was higher, that is, the playful method was more effective and satisfactory for student learning. The traditional class also contributed to good results, however, as it is a method commonly used by teachers in classes, it has already become commonplace, which reduces students' interest. In view of this, greater diversification of methodologies in student learning is recommended. The playful strategy, due to its motivating, dynamic and constructive nature, can be used as a crucial pedagogical tool after the traditional method. This serves as a valuable resource for teachers, enriching their classes and promoting meaningful learning.
Palavras-chave: Aprendizagem
Didática tradicional
Jogos didáticos
Laranjal do Jari
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Ciências Biológicas
Citação: RODRIGUES, Fabiene Mendes. Ensino e aprendizagem de ecologia nos anos finais do ensino fundamental: uma análise comparativa entre aulas com sequências didáticas tradicionais e lúdicas. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari, AP, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/876
Data do documento: 20-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGUES (2023)- Ensino e aprendizagem de ecologia.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons