Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/867
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | MATOS, Darley Calderaro Leal | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | 5662855369412594 | pt_BR |
dc.creator | MONTELES, Tailane Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T17:06:38Z | - |
dc.date.available | 2024-02-19 | - |
dc.date.available | 2024-01-18T17:06:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.citation | MONTELES, Tailane Ferreira. Ensino e aprendizagem de genética para o ensino médio: um estudo comparativo entre uma aula tradicional e gamificada. 2023. 41 f. Trabalho de conclusão de curso ( Licenciatura em ciências biológicas) - Instituto Federal do Amapá. Laranjal do jari, AP, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/867 | - |
dc.description.abstract | Genetics is considered a challenging topic in biology education, often taught using traditional and gamified methodologies. The former relies on content exposition by the teacher using books and a chalkboard, while the latter incorporates game elements to make classes more enjoyable. Few studies, however, compare the effectiveness of these methods after a genetics class. This study aimed to comparatively evaluate which teaching method, traditional or gamification, was more effective in teaching genetics to technical high school students at the Federal Institute of Amapá, Laranjal do Jari campus. A gamified class (quiz) and a traditional exposition were planned and taught to two third-year classes. Student performance and satisfaction were assessed using an online questionnaire with 10 objective questions and one subjective opinion question about the methodologies. Both traditional and gamified methods showed satisfactory performance, with some differences in question accuracy between classes. Both methods yielded positive satisfaction results, though gamification had slightly higher satisfaction percentages than the traditional class. In conclusion, both methods were effective in teaching genetics, each with a different focus on engagement and learning. It is suggested to combine both methodologies in genetics classes, as one organizes ideas, concepts, and focuses on content, while the other brings fun and engagement to the classroom. | pt_BR |
dc.description.resumo | A Genética é considerada uma temática de difícil compreensão no ensino de biologia, e tem sido abordada em sala de aula com metodologias tradicionais e gamificadas, a primeira que se baseia na exposição de conteúdo pelo professor com uso do livro e lousa, e a segunda incluiu elementos de jogos nas aulas trazendo diversão às aulas. Contudo, poucos estudos comparam a eficácia dessas metodologias após uma aula de Genética. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar comparativamente qual método de ensino, tradicional ou gamificação, foi mais eficaz no ensino e aprendizagem de Genética para alunos do ensino médio técnico do Instituto Federal do Amapá, campus Laranjal do Jari. Para isto, foi planejada e ministrada uma aula com elementos de gamificação (gincana) e uma aula tradicional expositiva para duas turmas de terceiro ano. Foi avaliado o rendimento e satisfação dos alunos após as aulas usando os dois métodos através de um questionário online com 10 perguntas objetivas e uma pergunta subjetiva de opinião sobre as metodologias utilizadas. A metodologia tradicional e a gamificada mostraram resultados satisfatórios de rendimento, ainda que houvesse algumas diferenças no número de acertos de questões entre turmas. Os dois métodos trouxeram bons resultados de satisfação, apesar de a metodologia gamificada apresentar percentuais de satisfação um pouco maiores que a aula tradicional. Conclui-se que os dois métodos utilizados foram eficazes no ensino de Genética, porém possuem focos diferentes acerca do engajamento e aprendizado na aula. Sugere-se associar as duas metodologias em aulas de Genética, pois enquanto uma organiza as ideias, conceitos e traz foco no conteúdo, a outra traz diversão e engajamento em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tailane monteles (tailanemonteleska@gmail.com) on 2024-01-18T12:11:26Z No. of bitstreams: 1 MONTELES (2023) - ENSINO E APRENDIZAGEM DE GENÉTICA[345].pdf: 598284 bytes, checksum: ef0be72b0a804216d8075c2e4d4080e1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Leide Pureza (leide.pureza@ifap.edu.br) on 2024-01-18T17:06:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONTELES (2023) - ENSINO E APRENDIZAGEM DE GENÉTICA[345].pdf: 598284 bytes, checksum: ef0be72b0a804216d8075c2e4d4080e1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-01-18T17:06:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONTELES (2023) - ENSINO E APRENDIZAGEM DE GENÉTICA[345].pdf: 598284 bytes, checksum: ef0be72b0a804216d8075c2e4d4080e1 (MD5) Previous issue date: 2023-12-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto federal do amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | aula expositiva; gincana; ensino de biologia. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Ensino e aprendizagem de genética para o ensino médio: um estudo comparativo entre uma aula tradicional e gamificada | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONTELES (2023) - ENSINO E APRENDIZAGEM DE GENÉTICA[345].pdf | 584,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.