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Tipo: Tese
Título: Fundamentos filosófico-educacionais para uma pedagogia da autonomia: um diálogo entre Rousseau e Kant
Autor(es): SILVA, Franciscleyton dos Santos
Primeiro Orientador: MARTINS, Custódia Alexandra Almeida
metadata.dc.contributor.advisor-co1: CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de
Resumo: Fundamentos Filosófico-Educacionais para uma Pedagogia da Autonomia: um diálogo entre Rousseau e Kant O presente trabalho, intitulado Fundamentos Filosófico-Educacionais para uma Pedagogia da Autonomia: um diálogo entre Rousseau e Kant, constitui a dissertação de Doutoramento em Ciências da Educação, na área de especialidade Filosofia e História da Educação, apresentada pelo autor à Universidade do Minho, e pretende contribuir no campo teórico para o diálogo entre Rousseau e Kant. Esquematizada em quatro capítulos, antecedido de uma introdução, sendo finalizada com as conclusões e bibliografia. Na introdução preconizamos apresentar os objetivos da investigação, fundamentar o pressuposto teórico, justificar a metodologia empregada e a estrutura do trabalho, considerando a singularidade e a relação entre os filósofos que embasam a pesquisa. O primeiro capítulo versa especificamente de uma genealogia educacional a partir da vida de Rousseau e Kant, na perspectiva de construir um roteiro epistêmico pedagógico que influenciaram a maneira destes pensarem um projeto pedagógico sustentado por uma filosofia educacional. O segundo capítulo, versa sobre uma genealogia educativa, desta vez, a partir das obras, primeiramente estruturando o cânone bibliográfico dos autores, formulando posteriormente uma estrutura da gênese do pensamento pedagógico em uma integralização sistemática dos escritos de Rousseau e Kant. Da arquitetônica genealógica educativa, passamos ao terceiro capítulo, analisando a partir das obras os fundamentos de uma pedagogia para autonomia no pensamento de Rousseau. Dedica o quarto capítulo à conjuntura do pensamento de Kant, na fundamentação do conceito de autonomia e sua compreensão na dimensão educativa no projeto pedagógico kantiano sob a influência e diálogo com a filosofia de Rousseau. Aa conclusão, segue com as considerações relativas a cada capítulo na prerrogativa de estabelecer o diálogo entre Rousseau e Kant, respondendo aos pontos aparentemente dicotômicos, na justificativa de uma pedagogia para a autonomia. A bibliografia, encontra-se esquematizada em cinco partes: I. De Jean-Jacques Rousseau; II. Sobre Jean-Jacques Rousseau; III. De Immanuel Kant ; IV Sobre Immanuel Kant ; V Complementar.
Abstract: Philosophical-Educational Foundations for a Pedagogy of Autonomy: a dialogue between Rousseau and Kant This work, entitled Philosophical-Educational Foundations for a Pedagogy of Autonomy: a dialogue between Rousseau and Kant, constitutes the Phd dissertation in Educational Sciences, in the area of specialty Philosophy and History of Education, presented by the author to the University of Minho, and intends to contribute in the theoretical field to the dialogue between Rousseau and Kant. It was outlined in four chapters, preceded by an introduction, and concluded with the conclusions and bibliography. In the introduction we propose to present the objectives of the research, to base the theoretical assumption, to justify the methodology used and the structure of the work, considering the singularity and the relationship between the philosophers that support the research. The first chapter deals specifically with an educational genealogy from the life of Rousseau and Kant, in the perspective of building an epistemic pedagogical script that influenced the way these think a pedagogical project supported by an educational philosophy. The second chapter deals with an educational genealogy, this time from the works, first structuring the bibliographic canon of the authors, formulating later a structure of the genesis of pedagogical thought in a systematic integralization of the writings of Rousseau and Kant. From the educational genealogical architecture, we pass to the third chapter, analyzing from the works the foundations of a pedagogy for autonomy in Rousseau’s thought. The fourth chapter is dedicated to the conjuncture of Kant’s thought, in the foundation of the concept of autonomy and its understanding in the educational dimension in the Kantian pedagogical project under the influence and dialogue with Rousseau’s philosophy. The conclusion follows with the considerations related to each chapter in the prerogative of establishing the dialogue between Rousseau and Kant, responding to the apparently dichotomous points, in the justification of a pedagogy for autonomy. The bibliography is presented in five parts: I. De Jean-Jacques Rousseau; II. Sobre Jean-Jacques Rousseau; III. De Immanuel Kant ; IV Sobre Immanuel Kant ; V Complementary.
Palavras-chave: Autonomia. Filosofia da Educação. Kant. Pedagogia. Rousseau.
CNPq: Ciências da Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade do Minho
Sigla da Instituição: UMINHO
Citação: SILVA, Franciscleyton dos Santos da. Fundamentos filosófico-educacionais para uma pedagogia da autonomia: um diálogo entre Rousseau e Kant. 2002. Tese (Doutorado em Ciências da Educação - Filosofia e História da Educação) – Instituto de Educação. Universidade do Minho, Braga, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/847
Data do documento: 27-Jun-2022
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