Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/826
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aula prática com o uso do laboratório didático móvel na escola Sônia Henriques Barreto, Laranjal do Jari-ap
Autor(es): COSTA, Sérgio Varela da
Primeiro Orientador: NOBRE, Vera Lúcia Silva de Souza
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MATOS, Darley Calderaro Leal
Resumo: Este estudo teve como objetivo descrever a experiência sobre o uso do Laboratório Didático Móvel – LDM, através de pesquisa realizada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, do Instituto Federal do Amapá (IFAP), campus Laranjal do Jari e teve como finalidade verificar ferramentas pedagógicas capazes de agregar em sua aplicação, teoria e prática às aulas de ciências/biologia. O mesmo constitui um memorial descritivo o qual relata uma experiência com a turma de ensino médio, com a utilização do LDM (Laboratório Didático Móvel), e que reflete sobre a importância do laboratório nas aulas práticas de ciências/biologia. O ponto de partida foram as vivências diárias do acadêmico no ambiente escolar e suas expectativas nas aulas de Ciências e Biologia nesta instituição de ensino. A importância do estudo consiste em sugerir o Laboratório Didático Móvel como um instrumento motivador, que incorpora experimentos acessíveis às aulas de Ciências/Biologia, de forma a facilitar a compreensão dos estudantes em sala de aula. A proposta desenvolveu-se com a participação de 28 alunos da turma do 1° ano do ensino médio, da escola Estadual Sônia Henriques Barreto, localizada no município de Laranjal do Jari. O ensino experimental em laboratório móvel promove vivências e aprendizagens contribuindo para formação do aluno. As disciplinas que envolvem a prática laboratorial precisam de um olhar contextualizado com a própria realidade do aluno. Desta forma a especulação teórica é o ponto de partida para a experimentação, porém isto não quer dizer, que sempre preceda a mesma. Quanto mais desenvolvido o campo conceitual mais provável que os experimentos sejam dirigidos pela teoria.
Abstract: This study aimed to describe the experience on the use of the Mobile Didactic Laboratory - LDM, through research carried out by the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship - PIBID, federal institute of Amapá (IFAP), Laranjal do Jari campus and aimed to verify pedagogical tools capable of aggregating in its application, theory and practice to science/biology classes. The same is a descriptive memorial that reports an experience with the high school class, with the use of LDM (Mobile Didactic Laboratory), and which reflects on the importance of the laboratory in practical science/biology classes. The starting point was the daily experiences of the academic in the school environment and his expectations in the science and biology classes in this educational institution. The importance of the study is to suggest the Mobile Didactic Laboratory as a motivating instrument, which incorporates experiments accessible to science/biology classes, in order to facilitate the understanding of students in the classroom. The proposal was developed with the participation of 28 students from the 1st year of high school, from the State school Sônia Henriques Barreto, located in the municipality of Laranjal do Jari. Experimental teaching in a mobile laboratory promotes experiences and learning, contributing to student training. Disciplines involving laboratory practice need a contextualized look at the student's own reality. Thus theoretical speculation is the starting point for experimentation, but this does not mean that it always precedes it. The more developed the conceptual field, the more likely the experiments are driven by theory.
Palavras-chave: Laboratório Didático Móvel
Prática
Experimentação
Mobile Didactic Laboratory
Practice
Experimentation
CNPq: CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Ciências Biológicas
Citação: COSTA, Sérgio Varela da; NOBRE, Vera Lúcia Silva de Souza. Aula prática com o uso do laboratório didático móvel na escola Sônia Henriques Barreto, Laranjal do Jari-ap. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/826
Data do documento: 16-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA (2022) - Aula prática com o uso do laboratório.pdf493,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO - Sérgio .pdf78,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons