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Tipo: Tese
Título: O Papel do livro didático no ensino e na aprendizagem de inglês no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
Autor(es): CHAGAS, Ednaldo João das
Primeiro Orientador: VIEIRA, Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira
Resumo: O livro didático tem sido um importante recurso da prática educativa no sistema educacional brasileiro, sendo a sua utilização regulamentada pelo Programa Nacional do Livro Didático. Contudo, a inclusão da disciplina de Inglês nesse Programa é relativamente recente e importa investigar o uso do livro didático nesse contexto. Essa conjuntura instigou a possibilidade de estudar o papel do livro didático de inglês no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, com os seguintes objetivos: caracterizar orientações educativas nacionais e concepções de educação em línguas presentes nessas orientações e nos livros didáticos de inglês; analisar as percepções dos docentes sobre o ensino da língua inglesa, o uso do livro didático, as competências que este desenvolve e sua adequação curricular e aos estudantes; analisar as percepções dos estudantes sobre a aprendizagem da língua inglesa, o uso do livro didático e as competências que este desenvolve; identificar potencialidades e limitações do livro didático na construção de competências comunicativas, culturais e de autonomia na aprendizagem. Numa abordagem de natureza descritiva, o estudo implicou a análise de políticas educativas nacionais, o inquérito por questionário a docentes e estudantes de língua inglesa no âmbito de cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição, e a análise de livros didáticos adotados na instituição, incidente na natureza das atividades propostas e nas orientações metodológicas fornecidas. Os resultados obtidos revelam que os livros didáticos analisados estão globalmente alinhados com os normativos legais e perspectivas atuais da educação em línguas. Contudo, são identificados pelos docentes alguns desfasamentos entre as propostas didáticas e os objetivos da disciplina, principalmente no que diz respeito a conteúdo específicos da formação técnica. Outros problemas remetem para possíveis desadequações das propostas aos perfis dos estudantes, e sobretudo para o escasso uso do livro didático nas aulas de inglês. Por outro lado, os estudantes parecem revelar uma consciência limitada das potencialidades do livro didático no desenvolvimento das suas competências. Também foram constatados aspectos que apontam potencialidades dos livros didáticos, entre os quais podem ser salientados os seguintes: adequação à carga horária da disciplina, promoção de conhecimentos culturais globais e locais, incentivo à utilização da linguagem como prática social e fomento de estratégias de gestão autônoma da aprendizagem. Em síntese, é possível concluir que o livro didático de inglês pode desempenhar um papel relevante no ensino e na aprendizagem do idioma, quando associado a um uso ajustado às prerrogativas dos cursos e à realidade dos estudantes. O estudo reforça a importância da investigação para construir conhecimento no campo da educação em línguas estrangeiras no cenário brasileiro, e para fomentar discussões sobre políticas e práticas educativas que possam fortalecer o ensino público no país.
Abstract: The textbook has been an important resource of educational practice in the Brazilian educational system, and its use is regulated by the National Textbook Program. However, the inclusion of the English subject in this Program is relatively recent and it is important to investigate the use of textbooks in this context. This situation instigated the possibility of studying the role of the English textbook at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapa, with the following objectives: to characterize national educational guidelines and conceptions of education in languages present in these guidelines and in English textbooks ; to analyze the teachers' perceptions about the teaching of the English language, the use of the textbook, the skills it develops and its suitability for the curriculum and for the students; to analyze the students' perceptions about learning the English language, the use of the textbook and the skills it develops; identify potentialities and limitations of the textbook in the construction of communicative and cultural competences and autonomy in learning. In a descriptive approach, the study involved the analysis of national educational policies, the survey by questionnaire to English language teachers and students within the scope of technical courses integrated into the institution's secondary education, and the analysis of textbooks adopted in the institution, incident in the nature of the proposed activities and in the methodological guidelines provided. The results obtained reveal that the analyzed textbooks are globally aligned with the legal norms and current perspectives of language education. However, some discrepancies between the didactic proposals and the objectives of the discipline are identified by the professors, mainly with regard to specific content of technical training. Other problems refer to possible inadequacies of the proposals to the students' profiles, and above all to the scarce use of textbooks in English classes. On the other hand, students seem to reveal a limited awareness of the potential of the textbook in developing their skills. Aspects that point to the potential of textbooks were also found, among which the following can be highlighted: adequacy to the subject's workload, promotion of global and local cultural knowledge, encouragement of the use of language as a social practice and promotion of autonomous management strategies of learning. In summary, it is possible to conclude that the English textbook can play a relevant role in the teaching and learning of the language, when associated with a use adjusted to the prerogatives of the courses and the reality of the students. The study reinforces the importance of research to build knowledge in the field of foreign language education in the Brazilian scenario, and to encourage discussions on educational policies and practices that can strengthen public education in the country.
Palavras-chave: Ensino médio
Ensino-aprendizagem
Língua estrangeira - inglês
Livro didático
High school
Teaching-learning
Foreign language - english
Didactic book
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Portugal
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: UMinho
metadata.dc.publisher.program: Doutoramento em Ciência da Educação - Especialidade: Educação em Línguas Estrangeiras
Citação: CHAGAS, Ednaldo João das. O papel do livro didático no ensino e na aprendizagem de inglês no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. 2023. 230f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação – Especialidade: Educação em Línguas Estrangeiras) – Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga - Portugal, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/817
Data do documento: 28-Set-2023
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