Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/816
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1RIPARDO FILHO, Haroldo da Silva-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-3855-1903pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302593317549578pt_BR
dc.creatorSOUZA, Michelly Jamilly Santos de-
dc.date.accessioned2023-10-11T13:47:01Z-
dc.date.available2023-10-11-
dc.date.available2023-10-11T13:47:01Z-
dc.date.issued2023-10-02-
dc.identifier.citationSOUZA, Michelly Jamilly Santos de. Temas geradores como proposta didática para o ensino de química no ensino médio. 2023. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/816-
dc.description.abstractHigh school students, when starting to participate in chemistry classes, immediately consider a discipline difficult to understand, however, this does not result from the discipline itself but from the method adopted by teachers to apply the content. Therefore, this study aimed to evaluate the applicability of teaching proposals based on the generated themes. The present work is a qualitative and descriptive bibliographic study with a time frame from 2013 to 2022, with the descriptors chemistry teaching and generating themes. Based on the articles found, an analysis of the content was conducted for their interpretation. The results showed that the vast majority of teachers still resort to traditional methods, thus making it difficult for students to understand the subjects and relate them to their daily lives. However, when using a generative theme developed by Paulo Freire in the classroom, one can see a difference in the degree of assimilation of the content by the students, with a satisfactory result, as they are able to develop critical thinking and understand the phenomena present in their daily lives.pt_BR
dc.description.resumoOs estudantes do ensino médio ao começarem a participar das aulas de química, consideram de imediato uma disciplina de difícil compreensão, no entanto, isso não resulta da disciplina em si, mas do método adotado pelos professores para aplicação do conteúdo. Por isso, esse estudo teve como objetivo avaliar a aplicabilidade das propostas de ensino baseadas em temas geradores analisados. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e descritivo com recorte temporal de 2013 a 2022, com os descritivos: ensino de química, temas geradores. Com base nos artigos encontrados foi feita uma análise dos conteúdos para interpretação dos mesmos. Os resultados evidenciaram que a grande maioria dos professores ainda recorrem ao método tradicional, dificultando desse modo, com que os alunos compreendam os assuntos e os relacionem com seu cotidiano. No entanto, quando se utiliza algum tema gerador desenvolvido por Paulo Freire na aula, percebe-se a diferença do grau de assimilação do conteúdo por parte dos estudantes, tendo-se com isso um resultado satisfatório, pois os mesmos conseguem desenvolver um pensamento crítico e compreender os fenômenos presentes no seu cotidiano.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by michelly jamilly santos de souza (michellys141@gmail.com) on 2023-10-10T21:36:02Z No. of bitstreams: 1 SOUZA (2023) - Temas Geradores como Poposta.pdf: 566975 bytes, checksum: 065c25f901adc14b8b2a59355d2a942d (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Orientação dada presencialmente on 2023-10-11T10:38:25Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by michelly jamilly santos de souza (michellys141@gmail.com) on 2023-10-11T12:10:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SOUZA (2023) - Temas geradores como proposta.pdf: 826330 bytes, checksum: 52e337d355de75e5426455232a32fa3e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2023-10-11T13:47:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SOUZA (2023) - Temas geradores como proposta.pdf: 826330 bytes, checksum: 52e337d355de75e5426455232a32fa3e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-11T13:47:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SOUZA (2023) - Temas geradores como proposta.pdf: 826330 bytes, checksum: 52e337d355de75e5426455232a32fa3e (MD5) Previous issue date: 2023-10-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de química - temas geradorespt_BR
dc.subjectTemas geradores - ensino de químicapt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectChemistry teaching - generative themespt_BR
dc.subjectGenerative themes - chemistry teachingpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleTemas geradores como proposta didática para o ensino de química no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA (2023) - Temas geradores como proposta.pdf806,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons