Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/816
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | RIPARDO FILHO, Haroldo da Silva | - |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-3855-1903 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3302593317549578 | pt_BR |
dc.creator | SOUZA, Michelly Jamilly Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-11T13:47:01Z | - |
dc.date.available | 2023-10-11 | - |
dc.date.available | 2023-10-11T13:47:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Michelly Jamilly Santos de. Temas geradores como proposta didática para o ensino de química no ensino médio. 2023. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/816 | - |
dc.description.abstract | High school students, when starting to participate in chemistry classes, immediately consider a discipline difficult to understand, however, this does not result from the discipline itself but from the method adopted by teachers to apply the content. Therefore, this study aimed to evaluate the applicability of teaching proposals based on the generated themes. The present work is a qualitative and descriptive bibliographic study with a time frame from 2013 to 2022, with the descriptors chemistry teaching and generating themes. Based on the articles found, an analysis of the content was conducted for their interpretation. The results showed that the vast majority of teachers still resort to traditional methods, thus making it difficult for students to understand the subjects and relate them to their daily lives. However, when using a generative theme developed by Paulo Freire in the classroom, one can see a difference in the degree of assimilation of the content by the students, with a satisfactory result, as they are able to develop critical thinking and understand the phenomena present in their daily lives. | pt_BR |
dc.description.resumo | Os estudantes do ensino médio ao começarem a participar das aulas de química, consideram de imediato uma disciplina de difícil compreensão, no entanto, isso não resulta da disciplina em si, mas do método adotado pelos professores para aplicação do conteúdo. Por isso, esse estudo teve como objetivo avaliar a aplicabilidade das propostas de ensino baseadas em temas geradores analisados. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e descritivo com recorte temporal de 2013 a 2022, com os descritivos: ensino de química, temas geradores. Com base nos artigos encontrados foi feita uma análise dos conteúdos para interpretação dos mesmos. Os resultados evidenciaram que a grande maioria dos professores ainda recorrem ao método tradicional, dificultando desse modo, com que os alunos compreendam os assuntos e os relacionem com seu cotidiano. No entanto, quando se utiliza algum tema gerador desenvolvido por Paulo Freire na aula, percebe-se a diferença do grau de assimilação do conteúdo por parte dos estudantes, tendo-se com isso um resultado satisfatório, pois os mesmos conseguem desenvolver um pensamento crítico e compreender os fenômenos presentes no seu cotidiano. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by michelly jamilly santos de souza (michellys141@gmail.com) on 2023-10-10T21:36:02Z No. of bitstreams: 1 SOUZA (2023) - Temas Geradores como Poposta.pdf: 566975 bytes, checksum: 065c25f901adc14b8b2a59355d2a942d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Orientação dada presencialmente on 2023-10-11T10:38:25Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by michelly jamilly santos de souza (michellys141@gmail.com) on 2023-10-11T12:10:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SOUZA (2023) - Temas geradores como proposta.pdf: 826330 bytes, checksum: 52e337d355de75e5426455232a32fa3e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2023-10-11T13:47:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SOUZA (2023) - Temas geradores como proposta.pdf: 826330 bytes, checksum: 52e337d355de75e5426455232a32fa3e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-11T13:47:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SOUZA (2023) - Temas geradores como proposta.pdf: 826330 bytes, checksum: 52e337d355de75e5426455232a32fa3e (MD5) Previous issue date: 2023-10-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de química - temas geradores | pt_BR |
dc.subject | Temas geradores - ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Chemistry teaching - generative themes | pt_BR |
dc.subject | Generative themes - chemistry teaching | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Temas geradores como proposta didática para o ensino de química no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUZA (2023) - Temas geradores como proposta.pdf | 806,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons