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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A utilização do teste Kastle Meyer para o desenvolvimento de aprendizagem significativa no ensino de química
Autor(es): SANTOS, Marcela Juliana Gomes dos
Primeiro Orientador: RIPARDO FILHO, Haroldo da Silva
Resumo: Este estudo padroniza apresenta uma abordagem do ensino de Química abordando o conteúdo de Indicadores de ácidos-bases, especificamente a fenolftaleína fazendo abordagem na Perícia Criminal, utilizando a técnica de Kastle-Meyer. Essa técnica, apresenta-se como um teste presuntivo para detectar a presença de sangue em locais de crime, podendo ser chamado também de teste da Fenolftaleína no qual compõe-se da mistura das substâncias tais como: hidróxido de sódio, fenolftaleína, pó de zinco metálico, álcool etílico e água destilada, essa mistura forma-se o teste Kastle-Meyer no qual é aplicado em uma amostra possivelmente de sangue. A metodologia desta pesquisa baseia-se no enfoque qualitativo com embasamento teórico e para a obtenção de resultados foi aplicado aula teórica sobre o conteúdo de indicador ácido-base e perícia criminal e momento prático aplicando o teste Kastle-Meyer para identificação de sangue em duas amostras, juntamente com questionário misto antes e após a aplicação de conteúdo. A aplicação da pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá para 31 alunos do primeiro ano do ensino médio. O trabalho aborda também o ensino investigador a partir do momento em que enfatiza o pensamento crítico do aluno, abordando também a aprendizagem significativa dentro da sala de aula, uma vez que, será utilizado conhecimento prévio para compreender a abordagem da Química na Perícia Criminal. Os resultados obtidos através da aplicação de questionários e aplicação de aula teórica e prática trouxeram pontos positivos e possibilitaram o desenvolvimento de uma temática inovadora dentro de sala de aula, sendo possível atingir o objetivo de promover uma proposta de ensino investigador em sala de aula.
Abstract: This study standardizes presents na approach to the teaching of Chemistry addressing the content of acid-base indicators, specifically phenolphthalein making approach in Criminal Expertise, using the Kastle-Meyer technique. This technique is presented as a presumptive test to detect the presence of blood in crime scenes, such as, it can also be called a phenolphthalein test in which it is composed of the mixture of substances such as sodium hydroxide, phenolphthalein, metallic zinc powder, ethyl alcohol and distilled water, and, this mixture forms the Kastle-Meyer test in which it is applied to a sample of possibly blood. The methodology of this research is based on the qualitative approach with theoretical basis and to obtain results was applied theoretical class on the content of acid-base indicator and criminal expertise and practical moment applying the Kastle-Meyer test for blood identification in two samples, along with mixed questionnaire before and after application of content. The application of the research was carried out at the Federal Institute of Education Science and Technology of Amapa for 31 students of the first year of high school. The work also addresses the investigator teaching from the moment it emphasizes the critical thinking of the student, also addressing meaningful learning within the classroom, since, in the, previous knowledge will be used to understand the approach of Chemistry in Criminal Expertise. The results obtained through the application of questionnaires and the application of theoretical and practical classes brought positive points and enabled the development of na innovative theme within the classroom, it is possible to achieve the objective of promoting a proposal for teaching researcher in the classroom.
Palavras-chave: Ensino de química
Aprendizagem significativa
Ensino investigador - química
Perícia criminal - química
Teste Kastle Meyer
Chemistry teaching
Meaningful learning
Researcher teaching - chemistry
Criminal forensics - chemistry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Química
Citação: SANTOS, Marcela Juliana Gomes dos. A utilização do teste Kastle Meyer para o desenvolvimento de aprendizagem significativa no ensino de química. 2023. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/815
Data do documento: 4-Out-2022
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