Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/811
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A Química orgânica no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio): uma análise das questões cobradas entre 2009-2020. |
Autor(es): | COSTA, Noe Nunes Costa da |
Primeiro Orientador: | RIPARDO FILHO, Haroldo da Silva |
Resumo: | A análise das questões de química orgânica encontradas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) torna-se importante para a compreensão de suas resoluções. A partir dessa premissa, identificou-se dificuldades nos conteúdos mais abordados de química orgânica no exame, levando em consideração a média de acertos das interrogativas para avaliar o preparo ofertado aos alunos do ensino médio. O conhecimento desses fatores torna-se relevante, pois possibilitam que os docentes que trabalham com o terceiro ano do ensino, se planejem melhor e possam reorganizar suas práticas pedagógicas e metodológicas, visando o êxito dos alunos que prestarão o exame. A pesquisa objetivou analisar para compreender as questões de química orgânica aplicadas no ENEM dos anos de 2009 a 2020, desenvolvendo um comparativo do conteúdo e interrogativas, bem como classificar os seus conteúdos identificando os níveis de facilidades e dificuldade apresentados nas questões, tecendo uma breve análise crítica sobre elas. Outrossim, a pesquisa está caracterizada como básica ou pura, classificada como qualitativa, exploratória de caráter bibliográfico. Com isto se alcançou o resultado esperado, sob a análise das questões, onde se evidenciaram que as facilidades destas, foram encontradas nas interrogativas que exigiam apenas a identificação do produto na fórmula e as dificuldades se concentravam nas comparações das reações químicas, termos técnicos utilizados e domínio de conhecimento sobre as fórmulas químicas. Contatou-se que, para uma compreensão mais significativa do educando sobre as questões abordadas é necessário que professores integrem teoria e pratica, interagindo a teoria com as experiências do dia a dia dos alunos dando respostas para suas argumentações e indagações. |
Abstract: | The analysis of the organic chemistry questions found in the tests of the National High School Examination (ENEM) becomes important for the understanding of its resolutions. From this premise,difficulties were identified in the most approached contents of organic chemistry in the exam, takinginto account the average of correct answers of the questions to evaluate the preparation offered to high school students. The knowledge of these factors becomes relevant, because they enable teacherswho work with the third year of teaching, to plan better and can reorganize their pedagogical and methodological practices, aiming at the success of the students who will take the exam. The researchaimed to analyze to understand the questions of organic chemistry applied in the ENEM from the years 2009 to 2020, developing a comparative content and interrogatives, as well as classifying theircontents identifying the levels of facilities and difficulty presented in the questions, weaving a brief critical analysis on them. Moreover, the research is characterized as basic or pure, classified as qualitative, exploratory of bibliographic character. With this the expected result was achieved, underthe analysis of the questions, where it was evidenced that the facilities of these were found in the interrogations that required only the identification of the product in the formula and the difficulties were concentrated in the comparisons of the chemical reactions, technical terms used and mastery ofknowledge about the chemical formulas. It was contacted that, for a more significant understanding of the learner on the issues addressed it is necessary that teachers integrate theory and practice, interacting the theory with the daily experiences of the students giving answers to their arguments and questions. |
Palavras-chave: | Ensino Teaching Análise de conteúdo Content analysis Preparação Preparation Aluno Student |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Química |
Citação: | COSTA, Noe Nunes Costa da. A Química orgânica no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio): uma análise das questões cobradas entre 2009-2020. 2023. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/811 |
Data do documento: | 21-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
COSTA(2023)- A Química Orgânica no ENEM.pdf | 6,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons