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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/808
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | DIAS, Cláudio Alberto Gellis de Mattos | - |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0003-0840-6307 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8303202339219096 | pt_BR |
dc.creator | PEREIRA, Jamilli Santos Martins | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-28T12:01:56Z | - |
dc.date.available | 2023-09-28 | - |
dc.date.available | 2023-09-28T12:01:56Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-30 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Jamilli Santos Martins. Presença indígena na educação profissional e tecnológica (EPT): um estudo quantiqualitativo sobre o aluno indígena no Instituto Federal do Amapá (IFAP) em 2021. 2022. 61f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) -Instituto Federal do Amapá, Santana, AP, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/808 | - |
dc.description.abstract | The north of Brazil is home to 342,000 indigenous people, of which 36.8% live in a region outside indigenous lands, thus, a region with a significant population, which demonstrates the great importance of studying and discussing education. indigenous. There are eight strips of demarcated indigenous lands from the north and northwest of the state of Amapá to the north of Pará, bordering French Guiana and Suriname, of which seven are homologated, where there are ten indigenous groups inhabiting these lands. Education can mean the link between non-indigenous and indigenous people in a search for space, not in the form of war, but as a guarantee of resistance and valorization. The main objective of this research was to quantify the number of students from the Instituto Federal do Amapá (IFAP) who, in 2021, spontaneously identify themselves as indigenous. The specific objective was to know the origin of this student and discuss the reasons that led him to attend the IFAP. A website aimed at the indigenous population was also produced, with information about courses on one of the IFAP campuses, with the aim of facilitating the choice of this student. The research carried out was of an applied nature, using a questionnaire and a quantitative-qualitative approach. The sample consisted of fifty-one (51) students who were willing to answer the survey questionnaire, which followed the recommendations of the Research Ethics Committee (CEP). The conclusions were that indigenous women, like other women, seem to seek more knowledge, more study. The low permanence of indigenous students who enter subsequent technical courses at the IFAP advanced campus in Oiapoque seems to indicate that there is a difficulty in terms of easy access to information. The permanence and success, as well as the low achievement, seems to permeate the importance of adapted materials and alternative methodologies for teaching indigenous people. Among indigenous people, the choice of a course and the departure of an individual from family tasks to study requires that the decision be collective. Due to the low number of respondents, although, in the bibliography, the same evidence found in the research is corroborated, for a more detailed and reliable assessment, further studies on the presence of these ethnicities in the IFAP will be necessary. | pt_BR |
dc.description.resumo | O norte do Brasil abriga 342 mil indígenas, sendo que desse total, 36,8% residem em região fora das terras indígenas, assim sendo, uma região que apresenta uma expressiva população, o que demonstra a grande importância de se estudar e discutir a educação indígena. Existem oito faixas de terras indígenas demarcadas do norte e Noroeste do estado do Amapá ao norte do Pará, fazendo divisa com a Guiana Francesa e o Suriname, dessas, sete são homologadas, onde existem dez grupos indígenas habitando estas terras. A educação pode significar o elo entre os não indígenas e os indígenas numa busca por espaço, não no formato de guerra, mas de garantia de resistência e valorização. O objetivo principal desta pesquisa foi quantificar o número de estudantes do Instituto Federal do Amapá (IFAP) que, em 2021, espontaneamente se identificam como indígenas. O objetivo específico foi saber a origem deste estudante e discutir os motivos que o levaram a cursar o IFAP. Produziu-se, também, um website voltado para a população indígena, com informações facilitadas acerca dos cursos de um dos campi do IFAP, objetivando facilitar a escolha deste discente. A pesquisa realizada foi de natureza aplicada, com utilização de questionário, e abordagem quantiqualitativa. A amostra foi formada por cinquenta e um (51) discentes que se dispuseram a responder ao questionário da pesquisa, que seguiu as recomendações do Comitê de Ética em pesquisa (CEP). As conclusões foram que mulheres indígenas, assim como as demais mulheres, parecem buscar mais conhecimento, mais estudo. A baixa permanência de discentes indígenas que entram nos cursos técnicos subsequentes do campus avançado do IFAP no Oiapoque parece indicar que existe uma dificuldade quanto ao acesso facilitado de informações. A permanência e êxito, como também o baixo aproveitamento, parece perpassar pela importância de materiais adaptados e metodologias alternativas para o ensino de indígenas. Entre indígenas a escolha de um curso e a saída de um indivíduo das tarefas familiares para estudar requer que a decisão seja coletiva. Devido ao baixo número de respondentes, apesar de, na bibliografia, os mesmos indícios encontrados na pesquisa serem corroborados, para uma apreciação mais detalhada e fidedigna serão necessários mais estudos sobre a presença destas etnias no IFAP. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2023-09-28T12:01:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) PEREIRA (2022)Presença Indígena na Educação-1.pdf: 2040457 bytes, checksum: 09a9253d95426daaaecf3518b40ac0d3 (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação indígena - EPT | pt_BR |
dc.subject | Povo indígena - qualificação | pt_BR |
dc.subject | Política de cota - indígena | pt_BR |
dc.subject | Indigenous education - EPT | pt_BR |
dc.subject | Indigenous people - qualification | pt_BR |
dc.subject | Quota policy - indigenous | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Presença indígena na educação profissional e tecnológica (EPT): um estudo quantiqualitativo sobre o aluno indígena no Instituto Federal do Amapá (IFAP) em 2021 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações - PROFEPT |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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