Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/804
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Adolescência, saúde mental e transLGBQIA+fobia no ambiente escolar |
Autor(es): | CAVALCANTE, Marina de Almeida PEREIRA, Alexandre Adalberto |
Resumo: | Trata-se de artigo que objetiva apresentar reflexões iniciais de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, a qual discutirá sobre a relação entre a saúde mental e a TRANSLGBQIA+fobia em adolescentes, no ambiente escolar. A homofobia é uma manifestação arbitrária, a qual se denomina o outro como contrário, inferior ou anormal. Desse modo, o homossexual é visto - pela norma social - como bizarro, estranho ou extravagante. A escola é um espaço público destinado a promover a cidadania, consequentemente, a função da educação não deve e não pode se restringir apenas a transmissão de conhecimentos. O papel da escola é lutar contra a intolerância e consequentemente reconhecer a igualdade de pessoas trans, gays e lésbicas como sendo uma questão que tem a ver com todos. A partir do levantamento bibliográfico realizado, os resultados foram discutidos a partir das categorias em intersecção: Homofobia e Adoecimento psíquico em adolescentes TRANSLGBQIA+. A partir dos dados encontrados nos estudos, pode-se inferir que a população TRANSLGBQIA+ está mais suscetível ao adoecimento psíquico em função da sua orientação sexual, se comparados com os heterossexuais. Tal adoecimento pode estar relacionado à marginalização que esses grupos sofrem nos diversos ambientes os quais estão inseridos: na família, na escola e na sociedade em geral. |
Abstract: | This is an article that aims to present initial reflections of a master's research in progress, which will discuss the relationship between mental health and TRANSLGBQIA+phobia in adolescents, in the school environment. Homophobia is an arbitrary manifestation, which calls the other as contrary, inferior or abnormal. We understand that the homosexual is seen - by the social norm - as bizarre, strange or extravagant. The school is a public space destined to promote citizenship, consequently, the function of education should not and cannot be restricted only to the transmission of knowledge. The school's role is to fight against intolerance and consequently recognize the equality of trans, gay and lesbian people as an issue that concerns everyone. Based on the bibliographic survey carried out, the results were discussed based on the intersecting categories: Homophobia and Psychological illness in TRANSLGBQIA+ adolescents. From the data found in the studies, it can be inferred that the TRANSLGBQIA+ population is more susceptible to psychological illness due to their sexual orientation, when compared to heterosexuals. Such illness may be related to the marginalization that these groups suffer in the different environments in which they are inserted: in the family, at school and in society in general. |
Palavras-chave: | educação saúde mental TRANSLGBQIA+ |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
Citação: | CAVALCANTE, Marina de Almeida; PEREIRA, Alexandre Adalberto. Adolescência, saúde mental e transLGBTQIA+fobia no ambiente escolar. Revista Eletrônica Casa de Makunaima, p. 42-52. Boa Vista, RR, ago. 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.24979/vi.1154 |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/804 |
Data do documento: | 19-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | PCS - Artigos Científicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAVALCANTE; PEREIRA (2023) - Adolescência, saúde mental e transLGBTQIA+.pdf | CAVALCANTE; PEREIRA (2023) - Adolescência, saúde mental e transLGBTQIA+ | 247,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons