Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/789
Tipo: | Dissertação |
Título: | O docente como sujeito lacaniano, suas dificuldades e esperanças na prática do currículo integrado junto ao curso técnico em Agroecologia do Instituto Federal do Amapá – campus Agrícola Porto Grande |
Autor(es): | CAMPOS, Dorielzamo Monteiro de |
Primeiro Orientador: | OLIVEIRA, Cleber Macedo de |
Resumo: | Um currículo integrado pretende uma formação de competências para o exercício da leitura da realidade do sujeito formado para além do que parece, bem como a capacidade de transformação do meio em que esse mesmo sujeito ocupa em benefício próprio e social. Ocupamo-nos antes em pesquisar o docente como sujeito lacaniano, suas dificuldades e esperanças na prática do currículo integrado junto ao Curso Técnico em Agroecologia do Instituto Federal do Amapá – Campus Agrícola Porto Grande, que tem como objetivo principal compreender os efeitos psicoemocionais e educacionais dos professores na prática ou não do currículo integrado. Para isso, aplicou-se o método explicativo, com abordagem qualitativa, com análise dos dados baseada na teoria psicanalítica. A técnica utilizada foi a entrevista psicológica individual e avaliação do atual currículo do curso técnico de nível médio em Agroecologia na forma integrada do Instituto Federal do Amapá. Disso resultou a constatação de que as maiores questões que se mostraram na pesquisa foram relacionadas à figura do pai. Foi o contrário do que pensamos. Não nos equivocamos, apenas seguimos o que costuma ocorrer e ressaltamos que as mães são quem mais se ocupam desse papel (cuidadora) nas famílias, conforme já demonstrado anteriormente nos trabalhos de Lacan (1949). Contudo, conclui-se que: apesar do PPC mencionar a proposição da integração e relatar sua importância com base na legislação, não foi além disso. Com relação às questões psicoemocionais, observou-se que, assim como podem dificultar o planejamento e prática do currículo integrado, podem também despertar para um desejo positivo de aperfeiçoamento profissional para a docência, a docência na EPT, mais ainda, a docência na EPT com base em um currículo construído com as partes devidas e de maneira integral, como foi detectado na pesquisa, assim como também uma forma de superação das dificuldades vividas e possibilidade de não replicação de comportamento vil. |
Abstract: | An integrated curriculum intends a formation of competencies for the exercise of reading the reality of the subject formed beyond what it seems, as well as the capacity of transformation of the environment in which this same subject occupies for its own and social benefit. We are concerned rather with researching the teacher as a Lacanian subject, his difficulties and hopes in the practice of the integrated curriculum with the Technical Course in Agroecology of the Federal Institute of Amapá – Porto Grande Agricultural Campus, which has as its main objective to understand the psychoemotional and educational effects of teachers in the practice or not of the integrated curriculum. For this, the explanatory method was applied, with a qualitative approach, with data analysis based on psychoanalytic theory. The technique used was the individual psychological interview and evaluation of the current curriculum of the technical course of medium level in Agroecology in the integrated form of the Federal Institute of Amapá. This resulted in the finding that the biggest questions that were shown in the research were related to the figure of the father. It was the opposite of what we thought. We are not mistaken, we just follow what usually happens and emphasize that mothers are the ones who most occupy themselves with this role (caregiver) in families, as previously demonstrated in the works of Lacan (1949). However, it is concluded that: although the PPC mentions the proposition of integration and reports its importance based on legislation, it did not go beyond that. With regard to psycho-emotional issues, it was observed that, just as they can hinder the planning and practice of the integrated curriculum, they can also awaken to a positive desire for professional improvement for teaching, teaching in EPT, even more, teaching in EPT based on a curriculum built with the due parts and in an integral way, as was detected in the research, as well as a way of overcoming the difficulties experienced and the possibility of not replicating vile behavior. |
Palavras-chave: | Docente - capacitaçao Transdisciplinaridade Formação integral Teacher - training Transdisciplinarity Integral formation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica |
Citação: | CAMPOS, Dorielzamo Monteiro de. O docente como sujeito lacaniano, suas dificuldades e esperanças na prática do currículo integrado junto ao curso técnico em agroecologia do Instituto Federal do Amapá – campus Agrícola Porto Grande. 2023. 98d. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Amapá, Santana, AP, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/789 |
Data do documento: | 24-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações - PROFEPT |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAMPOS (2023) - O docente como sujeito lacaniano.pdf | 790,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons