Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/788
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1GONÇALVES, Ana Sofia Resque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7215053367193549pt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Marina de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917387760982846pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-04T14:46:18Z-
dc.date.available2023-07-04-
dc.date.available2023-07-04T14:46:18Z-
dc.date.issued2015-06-25-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Marina de Almeida. Tecnologia educativa: promovendo autonomia dos cuidados com a fístula arteriovenosa em hemodiálise. 2015. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Hospital Ophir Loyola, Diretoria de Ensino e Pesquisa, Curso de Especialização em Enfermagem em Clínica Médica- Modalidade Residência, Belém, PA, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/788-
dc.description.abstractThe renal replacement therapies such as hemodialysis demand fundamental care from the health professionals and the patient. This study aimed to develop educational technology in health for patients with chronic kidney disease from the hemodialysis service in state public hospital from Belém, Pará. Descriptive exploratory research, qualitative complemented with quantitative data. 28 patients took part in the study, between May and July 2014. The information was obtained through a form containing sociodemographic data and questions that allowed evaluating what was knew about the care with the arteriovenous fistula, submitted to the technique “ideo-central analysis” and posterior development of the educational strategy. The ethical principles related to the research involving human beings were obeyed. The results showed patients of the male gender, between 51 and 60 years old; middle school completed; brown; from the countryside of Pará; married; retired; income between one and two minimum wages, arterial hypertension as disease of basis; more than ten years with kidney disease, performing hemodialysis; knowledge about the care was basic, wrong, having the necessity of further information; At the end of the stages of research a technical informative manual was obtained, which aims to show which care with the fistula might contribute to the reduction of troubles, the decrease of mortality risk, the improvement of life quality and social reintegration of the patient. This study points to paths that might guarantee greater adhesion to the therapy instituted besides subsidizing the educational act and reinforcing the importance of the professional nurse role in health education.pt_BR
dc.description.resumoAs terapias de substituição renal como a hemodiálise, exigem cuidados fundamentais dos profissionais de saúde e do paciente. Este estudo objetivou desenvolver tecnologia educativa em saúde para pacientes com insuficiência renal crônica do serviço de hemodiálise em um hospital público estadual de Belém, Pará. Pesquisa exploratória descritiva, qualitativa complementada com dados quantitativos. Participaram do estudo 28 pacientes, entre maio a julho de 2014. As informações foram obtidas em um formulário contendo dados sócio demográficos e questionamentos que permitiram avaliar o que conheciam sobre os cuidados com a fístula arteriovenosa, submetidas à técnica “análise ideo-central” e posteriormente desenvolvida a estratégia educativa. Os preceitos éticos relacionados à pesquisa envolvendo seres humanos foram obedecidos. Os resultados mostraram pacientes do gênero masculino, entre 51 e 60 anos de idade; ensino médio completo; pardos; do interior do estado do Pará; casados; aposentados; renda entre um e dois salários mínimos, hipertensão arterial como doença de base; mais de dez anos de doença renal, realizando hemodiálise; conhecimento sobre os cuidados era básico, errôneo, com necessidade de mais informações; Ao término das etapas da pesquisa obtevese um manual técnico informativo, o qual procura mostrar que os cuidados com a fístula podem contribuir para a redução das complicações, a diminuição do risco de mortalidade, a melhoria da qualidade de vida e a reintegração social do paciente. Este estudo aponta caminhos que poderá garantir maior adesão à terapêutica instituída além de subsidiar o agir educativo e reforçar a importância do papel do profissional enfermeiro na educação em saúde.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marina Cavalcante (marina.enf.cavalcante@gmail.com) on 2023-07-03T11:42:49Z No. of bitstreams: 1 CAVALCANTE (2015)_TECNOLOGIA EDUCATIVA.pdf: 1859541 bytes, checksum: 5b869e36e5815841dc8a320a52222210 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2023-07-04T14:46:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CAVALCANTE (2015)_TECNOLOGIA EDUCATIVA.pdf: 1859541 bytes, checksum: 5b869e36e5815841dc8a320a52222210 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-04T14:46:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAVALCANTE (2015)_TECNOLOGIA EDUCATIVA.pdf: 1859541 bytes, checksum: 5b869e36e5815841dc8a320a52222210 (MD5) Previous issue date: 2015-06-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEPApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectHemodiálisept_BR
dc.subjectFístula arteriovenosapt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectHemodialysispt_BR
dc.subjectArteriovenous fistulapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.titleTecnologia educativa: promovendo autonomia dos cuidados com a Fístula Arteriovenosa em hemodiálisept_BR
dc.title.alternativeEducational technology: promoting the autonomy of caring with the Arteriovenous Fistula in hemodialysis.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização - IES Externas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAVALCANTE (2015)_TECNOLOGIA EDUCATIVA.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons