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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/787
Tipo: | Dissertação |
Título: | Aplicação da robótica alternativa e a experimentação do laboratório remoto virtual de robótica alternativa - Labrvra |
Título(s) alternativo(s): | Application of alternative robotics and experimentation of the virtual remote laboratory of alternative robotics - Labrvra |
Autor(es): | SOUZA, Elender Keuly de |
Primeiro Orientador: | DIAS, Klenilmar Lopes |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar uma prática educacional utilizando a Robótica Educacional Alternativa como experimento. Como resultado, foi desenvolvido o Laboratório Remoto Virtual de Robótica Alternativa - Labrvra, um produto educacional inovador baseado em metodologias Ativas e Imersivas para proporcionar aos alunos uma experiência de ensino-aprendizagem em diversas disciplinas da educação profissional tecnológica. O Labrvra foi criado a partir da construção de robôs e modelos tecnológicos feitos com sucatas eletrônicas e materiais alternativos, incluindo um robô de luta de sumô. A proposta teve como base os resultados obtidos em projetos anteriores de Robótica Alternativa na Escola Estadual Professora Esther da Silva Virgolino e na Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado, além da experimentação do produto educacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP/Campus Macapá. A pesquisa consistiu em uma análise bibliográfica e de campo de caráter qualitativo, bem como análise de dados de caráter quantitativo. A ideia central foi utilizar a Robótica Educacional Alternativa em conjunto com metodologias Ativas e Imersivas de aprendizagem, como a Sala de Aula Invertida, o Laboratório Rotacional, a Gamificação e os Laboratórios Virtuais e Remotos. Foi desenvolvido um ambiente remoto e virtual de aprendizagem para replicar as práticas realizadas em um laboratório físico tradicional de robótica educacional, tornando possível realizar escolhas por meio de operações e medidas de extrema precisão em um ambiente controlado e com custos acessíveis. Dessa forma, o Labrvra democratiza o acesso a práticas inovadoras de forma remota e virtual. |
Abstract: | This research aimed to analyze an educational practice using Alternative Educational Robotics as an experiment. As a result, the Virtual Remote Alternative Robotics Laboratory - Labrvra, an innovative educational product based on active and immersive methodologies to provide students with a teaching and learning experience in various technological vocational education disciplines, was developed. Labrvra was created based on the construction of robots and technological models made with electronic scraps and alternative materials, including a sumo wrestling robot. The proposal was based on the results obtained in previous Alternative Robot-ics projects at the Esther da Silva Virgolino State School and the Professor Nilton Balieiro Machado State School, as well as the experimentation of the educational product at the Fed-eral Institute of Education, Science, and Technology of Amapá - IFAP/Campus Macapá. The research consisted of a qualitative bibliographic and field analysis, as well as a quantitative data analysis. The central idea was to use Alternative Educational Robotics together with ac-tive and immersive learning methodologies, such as the Flipped Classroom, the Rotational Laboratory, Gamification, and Virtual and Remote Laboratories. A remote and virtual learn-ing environment was developed to replicate the practices performed in a traditional physical robotics education laboratory, making it possible to make choices through operations and measures of extreme precision in a controlled environment with affordable costs. In this way, Labrvra democratizes access to innovative remote and virtual practices. |
Palavras-chave: | Robótica educacional Robótica alternativa Metodologia ativa Gamificação Experimento remoto Educational robotics Alternative robotics Active methodology Gamification Remote experiment |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica |
Citação: | SOUZA, Elender Keuly de. Aplicação da robótica alternativa e a experimentação do laboratório remoto virtual de robótica alternativa- Labrvra. 2023. 88f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Santana, AP, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/787 |
Data do documento: | 31-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações - PROFEPT |
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