Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/785
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1DIAS, Claudio Alberto Gellis de Mattos-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-0840-6307pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8303202339219096pt_BR
dc.contributor.advisor-co1BASTOS, Argemiro Midonês-
dc.contributor.advisor-co1ORCIDhttp://orcid.org/0000-0001-5411-647Xpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4721849132990261pt_BR
dc.creatorRIBEIRO, Edivan Charlton do Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1619358549739257pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-29T15:22:23Z-
dc.date.available2023-06-29-
dc.date.available2023-06-29T15:22:23Z-
dc.date.issued2023-04-26-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Edivan Charlton do Nascimento. A percepção dos indicadores de altas habilidades/superdotação por docentes e discentes do Instituto Federal do Amapá, campus Macapá e Santana. 2023. 64 p. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Amapá, Santana, AP, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/785-
dc.description.abstractInclusion seeks to offer a familiar environment for all, regardless of their particularities, and is inserted in all spheres of people's daily lives. In education, it is no different. Therefore, the inclusion process must be carried out for everyone in the Professional and Technological Education offered by the IFs. The conception of omnilateral education seeks to unite training for the job market and access to formal scientific knowledge and culture in a single environment. Therefore, an education recognizing students' different characteristics and needs must be assumed and worked on in the institution's educational process. This study aimed to verify the perception of professors and students of the Federal Institute of Amapá (IFAP) about the characteristics of High Abilities/Giftedness (AH/SD) for the recognition and subsequent assistance of students with these characteristics, taking them out of invisibility and offering an opportunity to develop their potential within this teaching modality. Unfortunately, the perception of teachers and students surveyed about the characteristics of people with AH/SD is still common sense. This situation compromises the identification of students with these indicators and reinforces stereotypes about the subject. Therefore, the limits of the present study are recognized. It is hoped that this research can contribute to new studies in the area of inclusion and EPT, which stimulates a look and the will to achieve inclusion in fact, demonstrating with this attitude that even in this teaching modality, the benefit will be for everyone involved in this educational processpt_BR
dc.description.resumoA Inclusão busca oferecer um ambiente comum para todos, independentemente de suas particularidades e está inserida em todas as esferas do cotidiano das pessoas. Na educação não é diferente. Portanto o processo de inclusão, deve ser efetivado de fato para todos incluso na Educação Profissional e Tecnológica oferecida pelos IFs. A concepção de educação omnilateral busca unir a formação para o mercado de trabalho, acesso a conhecimentos científicos formais e a cultura num único ambiente. Uma educação que reconhece que os estudantes têm características e necessidades diferenciadas e que essas devem ser assumidas e trabalhadas no processo educativo da instituição. O objetivo deste estudo foi verificar a percepção dos docentes e discentes do Instituto Federal do Amapá (IFAP) sobre as características de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) para reconhecimento e posterior atendimento dos estudantes com essas características, tirando-os da invisibilidade e oferecendo uma oportunidade de desenvolvimento de suas potencialidades dentro desta modalidade de ensino. A percepção dos docentes e dos discentes pesquisados sobre as características das pessoas com AH/SD ainda é de senso comum. Essa situação compromete a identificação de estudantes com esses indicadores e reforça estereótipos sobre o tema. Reconhece-se os limites do presente estudo e espera-se que essa pesquisa possa contribuir para novos estudos na área da inclusão e a EPT, que estimule um olhar e a vontade de se conseguir uma inclusão de fato, demonstrando com essa atitude que mesmo nesta modalidade de ensino o benefício será para todos que estão envolvidos nesse processo educacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edivan Ribeiro (edicharlton@gmail.com) on 2023-06-29T14:59:57Z No. of bitstreams: 1 RIBEIRO, 2023. a percepção de ahsd.pdf: 3883830 bytes, checksum: 361f43a1657b59be3b335c5cd7439a00 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2023-06-29T15:22:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RIBEIRO, 2023. a percepção de ahsd.pdf: 3883830 bytes, checksum: 361f43a1657b59be3b335c5cd7439a00 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-29T15:22:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RIBEIRO, 2023. a percepção de ahsd.pdf: 3883830 bytes, checksum: 361f43a1657b59be3b335c5cd7439a00 (MD5) Previous issue date: 2023-04-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPercepção docentept_BR
dc.subjectSuperdotação - característicaspt_BR
dc.subjectEducação omnilateralpt_BR
dc.subjectEducação especial - inclusãopt_BR
dc.subjectAltas habilidades - superdotaçãopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSuperdotação - persepção docentept_BR
dc.subjectTeachers perceptionspt_BR
dc.subjectGiftedness - characteristicspt_BR
dc.subjectOmnilateral educationpt_BR
dc.subjectSpecial education - inclusionpt_BR
dc.subjectHigh abilities - giftednesspt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectGiftedness - teacher perseptionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.titleA percepção dos indicadores de altas habilidades/superdotação por docentes e discentes do Instituto Federal do Amapá, campus Macapá e Santanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - PROFEPT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIBEIRO (2023) - A percepção dos indicadores de altas habilidades.pdf3,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons