Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/784
Tipo: Dissertação
Título: A utilização do Flashcards no ensino de língua estrangeira (espanhol) no Instituto Federal do Amapá
Autor(es): NUNEZ, Maria Estela Gayoso
Primeiro Orientador: ALMEIDA, Willians Lopes de
Resumo: A metodologia do ensino é um conjunto de procedimentos didáticos, caracterizado por seus métodos e técnicas de ensino, usados com o propósito de alcançar sucesso no processo de ensino-aprendizagem. Esse estudo visou propiciar aos profissionais da EPT do curso técnico em mineração, subsídios que aprimorem e diversifiquem suas práxis pedagógicas. Dentre outros aspectos, a pesquisa teve como objetivo específico verificar como a metodologia ativa o flashcards pode auxiliar no ensino de espanhol para alunos do 3º ano de um curso técnico integrado em mineração. Como prática pedagógica foi proporcionado um Glossário, que foi desenvolvido por meio de uma metodologia ativa (Flashcard), com base na gamificação, possibilitando a otimização da aprendizagem dos alunos sobre a temática de alguns termos técnicos em mineração. No primeiro momento, a pesquisa verificou se os professores de língua estrangeira do Instituto Federal do Amapá - IFAP fazem uso das metodologias ativas dentro do processo formativo. A partir disso, uma metodologia ativa, com base na gamificação, foi proposta a fim ser utilizada em aulas de língua espanhola para alunos do curso técnico integrado em mineração (3º ano). A pesquisa se caracterizou através da natureza aplicada, contendo uma abordagem qualitativa e por meio de revisão bibliográfica. Ressalta-se que a coleta de dados se deu por meio de questionário semiestruturado para a construção dessa dissertação. Após o desenvolvimento da pesquisa, compreendeu-se os diversos benefícios advindos do uso dos flashcards nas práxis pedagógicas, tais como, a autonomia, incentivo à interação oral em espanhol, visto que proporcionam uma memorização e compreensão dos conteúdos de uma maneira mais autêntica e acessível. Conclui-se que essa metodologia, flashcards, pode desenvolver diversas competências e habilidades em diferentes áreas do saber.
Abstract: The teaching methodology is a set of didactic procedures, characterized by their teaching methods and techniques, used with the purpose of achieving success in the teaching-learning process. This study aimed to provide EPT professionals of the technical course in mining with subsidies that improve and diversify their pedagogical praxis. Among other aspects, the research had the specific objective of verifying how the active methodology, flashcards, can help in teaching Spanish to students in the 3rd year of an integrated technical course in mining. As a pedagogical practice, a Glossary was provided, which was developed through an active methodology (Flashcard), based on gamification, enabling the optimization of student learning on the subject of some technical terms in mining. At first, the research verified whether foreign language teachers at the Federal Institute of Amapá - IFAP make use of active methodologies within the training process. From this, an active methodology, based on gamification, was proposed in order to be used in Spanish language classes for students of the integrated technical course in mining (3rd year). The research was characterized by its applied nature, containing a qualitative approach and through a bibliographic review. It is noteworthy that data collection took place through a semi-structured questionnaire for the construction of this dissertation. After the development of the research, the various benefits arising from the use of flashcards in pedagogical practices were understood, such as autonomy, encouragement of oral interaction in Spanish, since they provide memorization and understanding of contents in a more authentic and accessible way. . It is concluded that this methodology, flashcards, can develop different skills and abilities in different areas of knowledge.
Palavras-chave: Metodologias ativas
Flashcard - ensino de língua
Língua estrangeira
Active methodologies
Flashcard - language teaching
Foreign language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Citação: NUNEZ, Maria Estela Gayoso. A utilização do Flashcards no ensino de língua estrangeira (espanhol) no Instituto Federal do Amapá. 2023. 119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Amapá, Santana, AP, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/784
Data do documento: 12-Jun-2023
Aparece nas coleções:Dissertações - PROFEPT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NUNES (2023) - A utilização do Flashcards no ensino de língua.pdf13,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons