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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1NOBRE, Vera-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2826636593221689pt_BR
dc.contributor.advisor-co1FIGUEIREDO, Erika-
dc.creatorSILVA, Delnilia-
dc.date.accessioned2023-01-24T20:16:48Z-
dc.date.available2023-02-01-
dc.date.available2023-01-24T20:16:48Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.citationSILVA, Delnilia. Ciências biológicas e a gamificação como instrumento de ensino/aprendizagem em parasitologia com ênfase na acaris lumbricoides com alunos do fundamental II. 2022. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em ciências biologicas) - Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/759-
dc.description.abstractThis work aimed to analyze whether the game (virtual game) can be a differentiated tool in the learning of parasitology in Elementary School II, bringing as methodological basis the production of the didactic game in the digital platform Wordwall, with the aim of knowing and learning students about the teaching of parasitology in particular Askaryose with, in view of the limitations of the content present in the textbooks and the traditional ways in which the contents of parasitology are taught. With the use of the didactic game it is possible to highlight the interest, motivation and participation of the students during the intervention that occurred in the classroom. Games can increase social development and facilitate their learning. This is a participant research with a qualitative and quantitative approach with 7th grade students, in which 27 students participated, the students were applied pre-questionnaires to verify the previous knowledge about the subject, after which the exhibition and dialogued class on parasitology and ascaridais was approached, and later the use of the resource was applied and the same questionnaire was reapplied in order to verify if there were changes in relation to these results. The results were very positive, since with the use of the class followed by the digital game, it was observed that the students were able to learn and remember the concepts mentioned, this could be verified based on the post-questionnaire applied to them. It is concluded that these games are capable of stimulating learning, participation and interest of students, thus, they can be considered as an aid resource in teaching-learning of students in the teaching of parasitology.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar se o game (jogo virtual), podem ser ferramenta de diferenciada na aprendizagem de parasitologia no Ensino Fundamental II, trazendo como base metodológica a produção do jogo didático na plataforma digital Wordwall, com o intuito de que haja o conhecimento e aprendizagem dos alunos sobre o ensino de parasitologia em especial a Ascaridíase com, diante das limitações do conteúdo presente nos livros didáticos e das formas tradicionais com que são lecionados os conteúdos de parasitologia. Com o uso do jogo didático é possível destacar o interesse, motivação e participação dos alunos durante a intervenção ocorrida na sala de aula. Os jogos podem aumentar o desenvolvimento social e facilitar a aprendizagem deles. Trata-se de uma pesquisa participante com abordagem qualitativa e quantitativa com alunos do 7° ano, no qual 27 alunos participaram, aos alunos foram aplicados pré-questionários para verificar o conhecimento prévio sobre o assunto, após isso foi abordada a aula expositiva e dialogada sobre parasitologia e ascaridíase, posteriormente o uso do recurso foi aplicado e o mesmo questionário foi reaplicado a fim de verificar se houve mudanças em relação a esses resultados. Os resultados foram bastante positivos, visto que com a utilização da aula seguida do jogo digital, notou-se que os alunos conseguiram aprender e lembrar dos conceitos mencionados, isso pôde ser verificado com base no pós-questionário aplicado aos mesmos. Conclui-se então que estes jogos são capazes de estimular a aprendizagem, a participação e o interesse dos alunos, dessa forma, podem ser considerados como um recurso de auxílio no ensino-aprendizagem dos estudantes no ensino de parasitologia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Delnilia Silva (delniliac@gmail.com) on 2023-01-19T14:31:26Z No. of bitstreams: 1 DELNILIA CARVALHO- TCC 2023.pdf: 890592 bytes, checksum: 2db7431c1e3a08c021433d8c849f51e1 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Leide Pureza (leide.pureza@ifap.edu.br), reason: Prezado ª, Quanto a descrição do depósito: você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do repositório em “documentos úteis” e fazer as seguintes correções: 1. Preencher o título em letra minúscula, com exceção da primeira letra e palavras próprias ou científicas. 2. Os sobrenomes do autor, orientador e coorientador devem ser escritas em letra maiúscula conforme exemplo no tutorial. 3. O resumo em língua portuguesa e uma outra língua estrangeira são campos obrigatórios (copiar e colar nos respectivos campos). 4. No campo citação seguir as normas da ABNT. Siga o exemplo abaixo: CARDOSO, Anderson Araújo. A utilização de material concreto para o ensino inclusivo da matemática. 2020.69 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em matemática) – Instituto Federal do Amapá. Macapá, AP, 2020. 5. O nome do arquivo deve conter o sobrenome dos autores em letra maiúscula, o ano (entre parênteses) seguidos das três primeiras palavras do título. Conforme exemplo: SILVA (2020): JUNIOR (2020) – A utilização de material concreto 6. Anexar o PDF do “termo de autorização e declaração de distribuição não exclusiva para publicação digital”, pois é um documento obrigatório. Está disponível na guia “documentos úteis”. on 2023-01-19T20:29:13Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Delnilia Silva (delniliac@gmail.com) on 2023-01-22T22:27:57Z No. of bitstreams: 2 SILVA (2022) - Ciências biológicas e a gamificação.pdf: 876908 bytes, checksum: 45205144825b05e816861e9b479a3fe8 (MD5) termo.pdf: 108835 bytes, checksum: f65e519ac65e6d8530b443001ef651d3 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Leide Pureza (leide.pureza@ifap.edu.br), reason: Prezada aluna, 1. A folha de avaliação do seu trabalho deve está com a assinatura da banca examinadora. 2. Faltou inserir a ficha catalográfica. Se caso não tenha o tutorial para ficha catalográfica, nos envie um e-mail para setbi.jari@ifap.edu.br. on 2023-01-23T17:55:44Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Delnilia Silva (delniliac@gmail.com) on 2023-01-24T13:48:34Z No. of bitstreams: 2 termo.pdf: 108835 bytes, checksum: f65e519ac65e6d8530b443001ef651d3 (MD5) SILVA (2022) - Ciências biológicas e a gamificação.pdf: 890592 bytes, checksum: 2db7431c1e3a08c021433d8c849f51e1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leide Pureza (leide.pureza@ifap.edu.br) on 2023-01-24T20:16:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 termo.pdf: 108835 bytes, checksum: f65e519ac65e6d8530b443001ef651d3 (MD5) SILVA (2022) - Ciências biológicas e a gamificação.pdf: 890592 bytes, checksum: 2db7431c1e3a08c021433d8c849f51e1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-24T20:16:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 termo.pdf: 108835 bytes, checksum: f65e519ac65e6d8530b443001ef651d3 (MD5) SILVA (2022) - Ciências biológicas e a gamificação.pdf: 890592 bytes, checksum: 2db7431c1e3a08c021433d8c849f51e1 (MD5) Previous issue date: 2022-12-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto federal de educação, ciências e tecnologia do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParasitologiapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIApt_BR
dc.titleCiências biológicas e a gamificação como instrumento de ensino/aprendizagem em parasitologia com ênfase na acaris lumbricoides com alunos do fundamental IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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