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Tipo: Dissertação
Título: Trilha urbana de aprendizagem (wajãpi): o uso da gamificação na educação profissional e tecnológica no Instituto Federal do Amapá: campus Laranjal do Jari
Autor(es): BRILHANTE, Ana Lis Pimentel
Primeiro Orientador: SILVA, Diego Armando Silva da
Resumo: As trilhas ecológicas ganharam novas ênfases no campo das ciências da educação e por meio de projetos educativos têm qualificado outras ramificações nesse viés, com destaque para as trilhas de aprendizagem e mais recentes, as urbanas. No contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) desenvolvida no Instituto Federal do Amapá (IFAP), campus Laranjal do Jari, encontramos uma trilha ecológica com características dessas ramificações supracitadas. A Trilha Wajãpi que perpassa o if constitui-se como proposta metodológica no âmbito do espaço urbano, tendo em seu bojo abordagem epistemológica, configurando-se como tema importante e atual para a propagação de conhecimentos científicos, históricos, tecnológicos, culturais e sociais. Assim, este estudo encontra-se inserido na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. De modo específico, situa-se no Macroprojeto 1, o qual aborda propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT comportando projetos que trabalham as principais questões de ensino e aprendizagem. O objetivo geral deste trabalho foi descrever a Trilha Ecológica Wajãpi, localizada no campus Laranjal do Jari do IFAP, como uma provável trilha urbana de aprendizagem na EPT, por meio da gamificação. A pesquisa deste estudo é caracterizada como de natureza aplicada, com abordagem quali-quantitativa e sua coleta de dados foi feita por meio de questionário semiestruturado aplicado aos docentes e alunos do campus Laranjal do Jari, que tiveram contato inicial com a trilha. A análise dos dados consistiu em uma representação gráfica, por meio de histograma com base nas informações coletadas nas questões fechadas, análise qualitativa do conteúdo das questões abertas, descritas sob a ótica do estudo de caso. Por se tratar de pesquisa com seres humanos, o projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os resultados apresentados pela pesquisa comprovaram que a trilha ecológica é um importante instrumento metodológico no campus e que contribui para a disseminação de conhecimentos junto a professores, alunos e comunidade escolar. Nesse contexto, este estudo culminou na produção de um jogo educativo como Produto Educacional, cuja finalidade foi propiciar a comunidade escolar o contato com a trilha gamificada, ou seja, oportunizada em diversos formatos. Concluimos que a primeira versão do jogo proposto, protótipo de gamificação, dinamiza o processo ensino aprendizagem e propaga os conhecimentos inerentes à trilha e que, portanto, temos uma trilha urbana de aprendizagem no campus Laranjal do Jari. Feitas estas considerações, este trabalho em forma de Artigo encontra-se organizado da seguinte forma: Introdução; Referencial Teórico; Metodologia; Resultados e Discussão e Considerações Finais. O produto educacional e a avaliação encontram-se no Apêndice A.
Abstract: The ecological trails gained new emphasis in the field of educational sciences and through educational projects they have qualified other ramifications in this bias, with emphasis on the learning trails and, more recently, the urban ones. In the context of Vocational and Technological Education (EPT) developed at the Federal Institute of Amapá (IFAP), Laranjal do Jari campus, we found an ecological trail with characteristics of these aforementioned ramifications. The Wajãpi Trail that runs through the if constitutes a methodological proposal within the urban space, having an epistemological approach, configuring itself as a very important and current theme for the propagation of scientific, historical, technological, cultural and social knowledge. Thus, this study is inserted in the line of research Educational Practices in Vocational and Technological Education. Specifically, it is located in Macroproject 1, which addresses methodological proposals and didactic resources in formal and non-formal teaching spaces at EPT, comprising projects that address the main issues of teaching and learning. The general objective of this work was to describe the Wajãpi Ecological Trail, located on the Laranjal do Jari campus of the IFAP, as a probable urban path of learning in EPT, through gamification. The research of this study is characterized as of an applied nature, with a quali-quantitative approach and its data collection was carried out through a semi-structured questionnaire applied to teachers and students from the Laranjal do Jari campus, who had initial contact with the trail. Data analysis consisted of a graphic representation, through a histogram based on the information collected in the closed questions, qualitative analysis of the content of the open questions, described from the perspective of the case study. As it is research with human beings, the project was submitted and approved by the Research Ethics Committee. The results presented by the research proved that the ecological trail is an important methodological tool on campus and that it contributes to the dissemination of knowledge among teachers, students and the school community. However, this study culminated in the production of an educational game as an Educational Product, whose purpose was to provide the school community with contact with the gamified track, that is, provided in different formats. We also conclude that the first version of the proposed game, a gamification prototype, streamlines the teaching-learning process and propagates the knowledge inherent to the trail and that, therefore, we have an urban learning trail on the Laranjal do Jari campus. Having made these considerations, this work in the form of an article is organized as follows: Introduction; Theoretical Reference; Methodology; Results and Discussion and Final Considerations. The educational product and assessment are found in Appendix A.
Palavras-chave: Aprendizagem gamificada
Educação profissional e tecnológica
Trilha ecológica - instrumento didático
Gramificação - jogo didático
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Citação: BRILHANTE, Ana Lis Pimentel. Trilha urbana de aprendizagem (wajãpi): o uso da gamificação na educação profissional e tecnológica no Instituto Federal do Amapá: campus Laranjal do Jari. 2022. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) -Instituto Federal do Amapá, Santana, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/735
Data do documento: 25-Ago-2022
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