Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/733
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | FERREIRA, Karla Cristina Andrade | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4003409472225136 | pt_BR |
dc.creator | LOUREIRO, Jucivan Moraes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2707246646119656 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-16T15:39:41Z | - |
dc.date.available | 2023-01-12 | - |
dc.date.available | 2023-01-16T15:39:41Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
dc.identifier.citation | LOUREIRO. Jucivan. Moraes. Inclusão digital um estudo de caso na escola estadual Dom Pedro 1º no município de Mazagão.2022. 51f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Amapá Santana, AP. 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/733 | - |
dc.description.abstract | The work presents the theme of Digital Inclusion: A Case Study at Public school Dom Pedro 1º in the Municipality of Mazagão, addressing the particularities of digital inclusion, characterized, for the most part, in field research. Having as an object of study the digital inclusion in the school environment as a pedagogical teaching tool and in this line, contribute with a data collection of the institution's computer lab. With the objective of contributing with a data collection, through research carried out in the school specifically in the computer laboratory of the Dom Pedro I State of the state education network, in the city of Mazagão-AP, analyzing the school as a space for interaction and communication. Provided by digital inclusion to understand how education professionals and students see digital inclusion in the school environment by describing the reality experienced by the school community within the Dom Pedro I School. Descriptive that intends to detail the facts and phenomena of a certain reality while also using a quantitative analysis. In the analysis of the questionnaires, we obtained some results where it can be listed that 65% of school education professionals do not use the computer lab due to various factors and the main one is the lack of structure, 75% say that there is a need for the inclusion of information technology as a subject in basic education. Students still in the results, 60% said that teachers do not use the computer lab for classes. Such results will serve as a basis for initiating new debates about the use of technology in an educational perspective. The contents described and interpreted are open to new descriptions and interpretations, new paths and clarifications and as a suggestion for the institution to promote the Informatics Workshop aimed at classroom education. | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho apresenta a temática sobre a Inclusão Digital: Um Estudo de Caso na Escola Estadual Dom Pedro 1º no Município de Mazagão abordando as particularidades da inclusão digital caracterizando-se, em sua maioria, em uma pesquisa de campo. Tendo como objeto de estudo a inclusão digital no ambiente escolar enquanto ferramenta pedagógica de ensino e nesta linha, contribuir com um levantamento de dados do laboratório de informática da instituição. Com objetivos de contribuir com um levantamento de dados, através de uma pesquisa realizada na escola em específico no laboratório de informática da Estadual Dom Pedro I da rede estadual de ensino, da cidade de Mazagão-AP, analisando a escola como espaço de interação e comunicação proporcionado pela inclusão digital para compreender como os profissionais de educação e os alunos veem a inclusão digital no ambiente escolar descrevendo a realidade vivenciada pela comunidade escolar no âmbito da Escola Dom Pedro I. Este trabalho se configura como um estudo de caso, de caráter qualitativo e descritivo que pretende pormenorizar os fatos e fenômenos de determinada realidade não deixando de ser utilizadas também uma análise quantitativa. Na análise dos questionários obtivemos alguns resultados aonde pode-se elencar que 65% dos profissionais de educação da escola não utilizam o laboratório de informática por variados fatores e o principal e a falta de estrutura, 75% afirmam que há a necessidade da inclusão da informática como disciplina na educação básica. Os alunos ainda nos resultados, 60% afirmaram que os professores não utilizam o laboratório de informática para as aulas. Tais resultados servirão de base para iniciar novos debates acerca do uso da tecnologia numa perspectiva educativa. Os conteúdos descritos e interpretados estão abertos às novas descrições e interpretações, novos caminhos e esclarecimentos e como sugestão para a instituição a promoção do Workshop da Informática voltado para educação em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jucivan Loureiro (jucivanmoraes79@gmail.com) on 2023-01-12T22:59:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LOUREIRO(2022) inclusão digital um estudo de caso....pdf: 935320 bytes, checksum: b4a7fcb22f18657025aed38d9c7cba37 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fábio Magalhães (fabio.magalhaes@ifap.edu.br) on 2023-01-16T15:39:41Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LOUREIRO(2022) inclusão digital um estudo de caso....pdf: 935320 bytes, checksum: b4a7fcb22f18657025aed38d9c7cba37 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-16T15:39:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LOUREIRO(2022) inclusão digital um estudo de caso....pdf: 935320 bytes, checksum: b4a7fcb22f18657025aed38d9c7cba37 (MD5) Previous issue date: 2022-04-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia - EAD | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação novas tecnologias | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Inclusão digital: um estudo de caso na escola estadual Dom Pedro 1º no município de Mazagão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCSNT - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LOUREIRO (2022) - Inclusão digital um estudo de caso....pdf | 913,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons