Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/725
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1CASTRO, Valdiney Valente Lobato de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3689026168473632pt_BR
dc.creatorPEREIRA, Alcilene Vilhena-
dc.creatorCOSTA, Joenilda Vilhena da-
dc.date.accessioned2022-12-23T23:51:03Z-
dc.date.available2022-12-23-
dc.date.available2022-12-23T23:51:03Z-
dc.date.issued2022-04-02-
dc.identifier.citationPEREIRA, Alcilene Vilhena; COSTA, Joenilda Vilhena da. Do ensino híbrido e das metodologias ativas à mediação da aprendizagem. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/725-
dc.description.abstractWith the advent of technologies and the increasing use of technological tools, it is necessary to search for new ways of teaching, especially in the face of a generation that is already born inserted in a totally different reality from what we were used to. Thus, active methodologies came to collaborate with the teaching-learning process in the classroom, and Hybrid Teaching promotes this innovative way of breaking away from traditional education, and making the classroom a collaborative space, for interaction and learning. collective. Faced with this emergency that impacts the teaching-learning process, the relationship between teacher and student is impacted. Here is the problem that emerges: how does the advent of technologies, especially with regard to active methodologies and hybrid teaching, impact on the mediation of learning, carried out in the relationship between teacher and student? Faced with this dilemma, the general objective of the work is to analyze how learning, mediated between teacher and student, can be impacted through active methodologies and hybrid teaching, transformations that arise from the advent of technologies.pt_BR
dc.description.resumoCom o advento das tecnologias e o uso cada vez mais elevado de ferramentas tecnológicas, faz- se necessário a busca por novas formas de ensino, principalmente diante de uma geração que já nasce inserida em uma realidade totalmente diferente do que estávamos acostumados. Assim as metodologias ativas vieram para colaborar com o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, e o Ensino Híbrido promove essa forma inovadora de quebrar de vez com a educação tradicional, e fazer da sala de aula um espaço colaborativo, de interação e aprendizado coletivo. Diante dessa emergência que impacta no processo ensino-aprendizagem, a relação entre professor e aluno é impactada. Eis o problema que se anuncia: como o advento das tecnologias, principalmente no que tange às metodologias ativas e ao ensino híbrido, impactam na mediação da aprendizagem, realizada na relação entre professor e aluno? Diante desse dilema, o objetivo geral do trabalho é analisar como a aprendizagem, mediada entre professor e aluno, pode ser impactada por meio das metodologias ativas e do ensino híbrido, transformações que surgem a partir do advento das tecnologias. Para tanto, optou-se por uma pesquisa tipo bibliográfica com abordagem qualitativa, para análise de dados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Joenilda Vilhena da Costa (jvilhena05@gmail.com) on 2022-06-09T20:36:51Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2022); PEREIRA (2022) - Do ensino híbrido e das metotodologias.PDF.pdf: 343552 bytes, checksum: 36535cdf2504f96ec22f58d6ee0a9a7c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezadas, No autodepósito: - Salvar o PDF, desta forma, no caso de duas autorias, segue ex: EX.: OLIVEIRA; MATOS (2020) - Atuação dos docentes no EAD No TCC: - Ficha catalográfica: o orientador é item II, e o título é III; corrijam o nome do orientador que está com um "D" na frente do nome DValdiney; no corpo da ficha, colocaram Polo Macapá, e essa licenciatura é do Oiapoque. Vejam tutorial da ficha catalográfica e como emiti-la, no menu "Documentos úteis" na página do Repositório. - Palavras-chave e Keywords não são em negrito; - Sumário: as seções não são em negrito; - Referências: suas referências estão fora do padrão, tem subtítulo em negrito, pontuações e edições colocadas de forma errada, temos vários exemplos a partir da folha 18, do guia de formatação de trabalhos acadêmicos, disponível no menu "Documentos úteis" na página do Repositório. Obs.: Após correções, façam novo depósito no Repositório. on 2022-06-10T20:23:57Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Joenilda Vilhena da Costa (jvilhena05@gmail.com) on 2022-12-22T00:49:58Z No. of bitstreams: 1 COSTA; PEREIRA (2022) - Do ensino híbrido e das matodologias.pdf: 348539 bytes, checksum: bddb1b5bdae76227fa14ca180b5f2d0c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Joenilda!! Para a correção de Formatação do seu artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. Lá você encontra também um template para TCC. Solicito os seguintes ajustes: 1 - na folha de rosto, você deve subir mais com o título do trabalho, de forma que o texto recuado suba mais um pouco, pois está muito lá em baixo na folha; 2 - o texto recuado que fica na folha de aprovação deve ser o mesmo texto que fica na rosto. Inclusive, deve-se acrescentar a palavra Banca Examinadora. Veja modelo no Guia; 3 - a folha de Agradecimento ainda tem bastante espaço para ser eliminado, de forma que a linha que ficou na página posterior suba; 4 - a epigrafe do trabalho, por ser uma citação, fica alinhada a 4 cm da margem esquerda; 5 - as palavras-chave e keywords são redigidas em letras minúsculas; 6 - alinhar o sumário na margem esquerda da folha. Observe que a margem aparenta ter mais de 3 cm se não alinhá-la; 7 - corrigir o inicio da paginação. Faça a contagem correta, pois a capa não entra na contagem. Essa orientação está no Guia; 8 - ainda sobre a paginação, corrija a posição da página, pois ela fica a 2cm da margem superior e não no meio da margem; 9 - a seção Referências não tem indicador numérico e fica centralizada na página. Informo que entraremos de recesso e estaremos respondendo trabalhos no Repositório até sexta feira (23/12). Retornando no dia 09/01/23. Antes de fazer um novo depósito, faça uma revisão utilizando o Guia de formatação para evitar que retorne para ajustes. on 2022-12-22T13:24:23Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Joenilda Vilhena da Costa (jvilhena05@gmail.com) on 2022-12-22T21:54:44Z No. of bitstreams: 1 COSTA; PEREIRA (2022) - Do ensino híbrido e das matodologias.pdf: 344740 bytes, checksum: 9a18e08b738915562387115601a9389c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezadas, Para a correção de Formatação do trabalho: 1- O texto deve ser alinhado na margem esquerda e justificado, verificar folhas 40 e 41 no guia; 2- palavras-chave, iniciais minúsculas, idem para keywords, já havia sido dito na correção anterior. Obs.: Após correções, fazer um novo depósito, estaremos corrigindo e aceitando trabalhos até hoje, às 13h, após o recesso, começaremos a partir do dia 09/01/23. on 2022-12-23T13:37:42Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Joenilda Vilhena da Costa (jvilhena05@gmail.com) on 2022-12-23T18:35:10Z No. of bitstreams: 1 COSTA; PEREIRA (2022) - Do ensino híbrido e das matodologias.pdf: 344684 bytes, checksum: f67b03beebb5f209c937fb38288751ec (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-12-23T23:51:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 COSTA; PEREIRA (2022) - Do ensino híbrido e das matodologias.pdf: 344684 bytes, checksum: f67b03beebb5f209c937fb38288751ec (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-23T23:51:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COSTA; PEREIRA (2022) - Do ensino híbrido e das matodologias.pdf: 344684 bytes, checksum: f67b03beebb5f209c937fb38288751ec (MD5) Previous issue date: 2022-04-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogia - EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleDo ensino híbrido e das metodologias ativas à mediação da aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA; PEREIRA (2022) - Do ensino híbrido e das matodologias.pdfatualizado em 23.12 - 15:34336,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons