Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/715
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | DIAS, Klenilmar Lopes | - |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0003-2769-3647 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5342051519912757 | pt_BR |
dc.creator | NERI, Marcio Wendel de Lima | - |
dc.creator | BARBOSA, Raimundo Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6252282328451280 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-20T17:34:08Z | - |
dc.date.available | 2022-12-26 | - |
dc.date.available | 2022-12-20T17:34:08Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.citation | NERI, Márcio Wendel; BARBOSA, Raimundo Ferreira. Sala de aula invertida com aplicação de inteligência artificial: desenvolvimento do chatbot geobot para auxiliar alunos da educação de jovens e adultos na disciplina de geografia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/715 | - |
dc.description.abstract | This work presents a study on the development of a conversational agent called Geobot, in the context of Youth and Adult education. In this project we use Google's Dialogflow Platform open source frameworks and natural language understanding, similar to a human agent. The application developed from the platform, aims to help students in the discipline of geography, with the proposal of an inverted classroom, active methodology, which has as a learning strategy to combine face-to-face and online teaching, where the student studies at home content previously accessed by an educational technology. In this methodology, the student becomes the protagonist of his learning, the Teacher has the role of facilitator, mediator and organizer of this didactic sequence. The work brings an overview of the technologies used in the process of building the intelligent agent and the results obtained through the treatment and validation of the research data. After updates, the application was made available for testing and user experience. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um estudo sobre o desenvolvimento de um agente de conversação chamado Geobot, no contexto da educação de Jovens e Adultos. Neste projeto utilizamos a Plataforma frameworks de código aberto e compreensão de linguagem natural Dialogflow da Google, semelhante a um agente humano. A aplicação desenvolvida a partir da plataforma, tem por objetivo auxiliar os alunos na disciplina de geografia, com a proposta de sala de aula invertida, metodologia ativa, que tem como estratégia de aprendizagem combinar o ensino presencial e online, onde o aluno estuda em casa os conteúdos previamente acessados por uma tecnologia educacional. Nessa metodologia o aluno passa a ser o protagonista do seu aprendizado, o Professor tem o papel de facilitador, mediador e organizador dessa sequência didática. O trabalho traz um panorama das tecnologias utilizadas do processo de construção do agente inteligente e os resultados obtidos através do tratamento e validação dos dados da pesquisa. Após atualizações a aplicação foi disponibilizada para testes e experiências com o usuário. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcio Neri (marcio.wendel.neri@gmail.com) on 2022-12-18T05:08:32Z No. of bitstreams: 1 TCC-MARCIO-RAIMUNDO_VERSAO_FINAL_18.12.2022.pdf: 1890226 bytes, checksum: 8b3a04c8d422d022e39ac76a43fcfaef (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Para que seu depósito seja aceito, você deve observar duas situações: correções na descrição do autodepósito e correções de formatação do seu trabalho: Para a correção de descrição de autodepósito: 1- O nome dos autores devem estar completos; 2- PDF, salvar conforme ex: NERI; BARBOSA (2022) – Sala de aula invertida Para a correção de Formatação do trabalho: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações. 1- Agradecimentos, cada agradecimento em um parágrafo diferente, sem espaço, e finalizado por ponto. Os agradecimentos dos dois autores estão um pouco misturados, tentem separar; 2- palavras-chave, com iniciais minúsculas, idem para keywords; 3- Sumário, numeração progressiva, estão faltando os indicativos numéricos das seções primárias que antecedem cada seção; os títulos são alinhados pela seção de maior indicativo numérico, ver ex. no guia; 4- paginação, a partir da folha de rosto, todas as folhas do trabalho devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas, a numeração começa a partir da primeira folha da parte textual (Introdução), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, e 2 cm da borda direita da folha; 5- as seções primárias, devem começar em folhas distintas, isto é no início de folha. Obs.: Após correções, fazer um novo depósito on 2022-12-19T18:37:23Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Marcio Neri (marcio.wendel.neri@gmail.com) on 2022-12-20T01:11:17Z No. of bitstreams: 1 NERI; BARBOSA (2022) - Sala de aula invertida.pdf: 1591458 bytes, checksum: 544251d93baf0a3774f1a17bbe300b91 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2022-12-20T17:34:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NERI; BARBOSA (2022) - Sala de aula invertida.pdf: 1591458 bytes, checksum: 544251d93baf0a3774f1a17bbe300b91 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-12-20T17:34:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NERI; BARBOSA (2022) - Sala de aula invertida.pdf: 1591458 bytes, checksum: 544251d93baf0a3774f1a17bbe300b91 (MD5) Previous issue date: 2022-12-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Informática | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Chatbot | pt_BR |
dc.subject | Inteligência Artificial | pt_BR |
dc.subject | Metodologia Ativa | pt_BR |
dc.subject | Sala de Aula Invertida | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.title | Sala de aula invertida com aplicação de inteligência artificial: desenvolvimento do chatbot geobot para auxiliar alunos da educação de jovens e adultos na disciplina de geografia. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NERI; BARBOSA (2022) - Sala de aula invertida.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons