Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/702
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alfabetização e letramento nos anos iniciais: (re)visitando práticas pedagógicas
Autor(es): SILVA, Maria de Fátima Padilha de Souza
Primeiro Orientador: FERREIRA, Karla Cristina Andrade
Resumo: Este estudo trouxe como tema A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS: (re)visitando práticas pedagógicas. Apresentou como objetivo geral Analisar de que forma os métodos e recursos usados pelo alfabetizador podem facilitar a Alfabetização e Letramento em classes dos anos iniciais. A problemática que guiou esta pesquisa é Como os métodos e recursos usados pelo alfabetizador pode facilitar a Alfabetização e Letramento em classes dos anos iniciais? É relevante estudar sobre tal assunto, por entender a importância do professor alfabetizar letrando, usando estes processos diferentes, porém indissociáveis e imprescindíveis na formação do aluno no ambiente escolar. Esta pesquisa consistiu em uma revisão bibliográfica, baseada em artigos científicos, contidos nos bancos de dados disponíveis como Scielo, utilizando a alfabetização, o letramento e os anos iniciais como palavras-chave. Os autores que foram analisados, são autores que são referências em Alfabetização e Letramento, como Magda Soares, Emília Ferreiro, Ana Teberosky e Ângela Kleimam. O presente estudo alcançou os objetivos que foram propostos, pois foram apresentados os conceitos e processos de Alfabetização e Letramento, assim como as discussões atualizadas sobre a temática, mostrando a importância de se alfabetizar letrando, além de apresentar algumas práticas metodológicas que podem ser utilizadas em sala de aula para facilitar o processo da alfabetização e do letramento nas séries iniciais.
Abstract: The theme of this study is LITERACY AND READING IN THE EARLY YEARS: a bibliographical analysis. Its general objective is to verify how the teaching and learning relationships occur in the Literacy and Literacy process. The issue that will guide this research is How can the methods and resources used by the literacy teacher facilitate Literacy and Literacy in early grades? It is relevant to study on this subject, because we understand the importance of the teacher to teach literacy through literacy, using these different processes, which are inseparable and essential in the education of the student in the school environment. This research will consist of a bibliographical review, based on scientific articles, contained in available databases such as Scielo, using literacy, literacy and initial years as keywords. The authors who will be analyzed are authors who are references in Literacy and Literacy, such as Magda Soares, Emília Ferreiro, Ana Teberosky and Ângela Kleiman. The present study achieved the proposed objectives, as the concepts and processes of Literacy and Literacy were presented, as well as the updated discussions on the subject, showing the importance of becoming literate by lettering, in addition to presenting some methodological practices that can be used in classroom to facilitate the literacy and literacy process in the early grades.
Palavras-chave: Alfabetização
letramento, anos iniciais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Pedagogia - EAD
Citação: SILVA, Maria de Fátima Padilha de Souza. Alfabetização e letramento nos anos iniciais: (re)visitando práticas pedagógicas. 2022. 30f.Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Amapá, Santana, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/702
Data do documento: 30-Abr-2022
Aparece nas coleções:TCCSNT - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA DE FÁTIMA SILVA 6.12.2022.pdf345,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.