Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/701
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação em tempos de pandemia e os desafios das aulas remotas: as práticas pedagógicas e as tecnologias |
Autor(es): | CARVALHO, Leomar Madureira SANTOS, Vanuza Coelho dos |
Primeiro Orientador: | FERREIRA, Karla Cristina Andrade |
Resumo: | A pandemia de Covid-19 gerou transformações no mundo todo e em todas as esferas da sociedade houve a ocorrência de impactos psicológicos, sociais e, sobretudo educacionais. O presente trabalho tem como objetivo investigar, através de literaturas especializadas, o contexto da educação em tempos de pandemia, bem como os desafios enfrentados no processo de ensino aprendizagem remoto. Trata-se de uma pesquisa social exploratória de natureza qualitativa, bibliográfica e documental quanto à coleta de dados, a revisão de literatura narrativa foi utilizada para levantamento dos dados bibliográficos a partir de consultas a materiais já publicados por autores e teóricos, dentre eles destacaram-se os seguintes: Cordeiro (2020), Tomazinho (2020), Arruda (2020), Oliveira (2020), Loureiro (2022) que tratam com muita evidência a temática em questão. E quanto ao âmbito documental a pesquisa valeu-se de documentos oficiais publicados por órgãos do governo como Resoluções e Decretos, com o propósito de regular e direcionar os trabalhos e atividades educacionais em todo o território brasileiro, de forma responsável e protetiva da vida dos profissionais da educação, dos discentes e seus familiares. Nesse sentido, conclui-se que, diante da nova realidade imposta pela situação da pandemia da Covid-19, o processo educativo envolve toda a sociedade. Do ponto de vista pedagógico o ensino remoto exige a mobilização e a articulação de todas as condições materiais humana e tecnológicas essenciais para assegurar o avanço dos métodos educacionais dos estabelecimentos de ensino, contribuindo para minimizar os danos à aprendizagem em meio ao caos, de modo a incentivar os alunos a enfrentar, da melhor maneira possível os desafios da sociedade causados pela Pandemia por Covid-19. |
Abstract: | The Covid-19 pandemic generated transformations worldwide and in all spheres of society there were psychological, social and, especially educational impacts. The present work aims to investigate, through specialized literature, the context of education in times of pandemic, as well as the challenges faced in the remote teaching-learning process. This is an exploratory social research of a qualitative nature, bibliographic and documental as to data collection, the narrative literature review was used for the survey of bibliographic data from consultations to materials already published by authors and theorists, among them we highlight the following: Cordeiro (2020), Tomazinho (2020), Arruda (2020), Oliveira (2020), Loureiro (2022) that treat with much evidence the theme in question. As for the documentary scope, the research was based on official documents published by government agencies such as Resolutions and Decrees, with the purpose of regulating and directing the work and educational activities throughout the Brazilian territory, in a responsible and protective way of the lives of education professionals, students and their families. In this sense, it is concluded that, in the face of the new reality imposed by the Covid-19 pandemic situation, the educational process involves the whole society. From the pedagogical point of view, remote education requires the mobilization and articulation of all material human and technological conditions essential to ensure the advancement of educational methods of educational institutions, contributing to minimize the damage to learning amid the chaos, in order to encourage students to face, in the best possible way, the challenges of society caused by the Pandemic by Covid-19. |
Palavras-chave: | Ensino remoto tecnologia Pandemia Práticas pedagógicas |
CNPq: | CNPQ: CIENCIAS HUMANAS/EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapa |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Citação: | CARVALHO, Leomar Madureira; SANTOS, Vanuza coelho dos. Educação em tempos de pandemia e os desafios das aulas remotas: as práticas pedagógicas e as tecnologias. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Amapá. Santana, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/701 |
Data do documento: | 30-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCSNT - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E OS DESAFIOS DAS AULAS REMOTAS.pdf | CARVALHO (2022); SANTOS (2022) | 855,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E OS DESAFIOS DAS AULAS REMOTAS as praticas pedagogicas e as tecnologias.pdf | CARVALHO (2022); SANTOS (2022) | 492,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TCC EDUCACAO EM TEMPOS DE PANDEMIA E OS DESAFIOS DAS AULAS REMOTAS (1).pdf | CARVALHO (2022); SANTOS (2022) | 575,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.