Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/698
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Jamil da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2037424084456542 | pt_BR |
dc.creator | SOUZA, Joiciane Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-24T14:19:24Z | - |
dc.date.available | 2022-11-24 | - |
dc.date.available | 2022-11-24T14:19:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-09 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Joiciane Oliveira. O ensino remoto de Química com o advento da Pandemia da covid-19: um estudo de caso em escolas do ensino médio da região metropolitana de Macapá. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Amapá, Macapá, AP, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/698 | - |
dc.description.abstract | In the midst of the COVID-19 pandemic, concerns arise about how technology has been combined with education with the implications imposed by the biological crisis installed worldwide. The alarming biological effects have resulted in social and economic problems that also directly affect the educational area, as measures to suspend activities are imposed to combat the proliferation of the virus. This research seeks to assess how this rapid intervention, in the context of the pandemic, occurred in public and private schools in the city of Macapá. The objective is to understand the proposals of remote teaching of chemistry in the context of the COVID-19 pandemic in public and private high schools in the metropolitan region of Macapá, as well as to analyze the challenges faced by chemistry teachers and verify how the practice of teaching of chemistry was developed in the institutions surveyed. The methodology is an applied research of qualitative nature and descriptive classification, applied in public schools in the state and federal sphere, and in the private network, applied through questionnaires prepared in Google Forms. As a result, the challenges pointed to the lack of skills with digital technologies (TDIC) and the lack of commitment of students to classes and activities, however, the positive aspect highlighted by teachers is related to the search for technical and pedagogical training to handle digital tools. | pt_BR |
dc.description.resumo | Em meio à pandemia da COVID-19, surge a inquietação de como a tecnologia tem sido aliada à educação com as implicações impostas pela crise biológica instalada mundialmente. Os efeitos biológicos alarmantes implicaram em problemas sociais e econômicos que resvalam diretamente também na área educacional, pois, medidas de suspensão das atividades são impostas como combate a proliferação do vírus. Esta pesquisa busca avaliar como essa rápida intervenção, no contexto da pandemia, ocorreu em escolas das redes pública e privada na cidade de Macapá. O objetivo é compreender as propostas do ensino remoto de química no contexto da pandemia da COVID-19 em escolas públicas e privadas do ensino médio da região metropolitana de Macapá, bem como analisar os desafios encontrados por professores de química e verificar como a prática do ensino de química foi desenvolvida nas instituições pesquisadas. A metodologia trata-se de uma pesquisa aplicada de natureza qualitativa e classificação descritiva, aplicada em escolas da rede pública da esfera estadual e federal, e da rede privada, aplicada através de questionários elaborados no Google Forms. Como resultados, os desafios apontaram para a falta de habilidades com as tecnologias digitais (TDIC) e a falta de comprometimento dos alunos com as aulas e atividades, no entanto, o aspecto positivo destacado pelos professores está relacionado com a busca pela formação técnica e pedagógica para manusear as ferramentas digitais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Joiciane Oliveira Souza (acesso.joiciane@gmail.com) on 2022-11-13T16:37:24Z No. of bitstreams: 1 SOUZA (2022) - O ENSINO REMOTO DE QUÍMICA.odt: 203457 bytes, checksum: 746d383162e6efaff6a48cea66eed5a0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Joiciane!!!! Para que seu trabalho seja aceito, você deve formatá-lo de acordo como está no Guia de Formatação, disponível na página do repositório, em "Documentos úteis". Siga as orientações do Guia de Formatação e envie em formato digital em PDF. Veja o tutorial de autodepósito e o tutorial de ficha catalográfica e siga as orientações. Observe todos os detalhes para que seu trabalho não retorne para ajustes, pois é isso que faz o processo de aceite demorar mais. Aguardamos seu depósito. on 2022-11-16T17:47:32Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Joiciane Oliveira Souza (acesso.joiciane@gmail.com) on 2022-11-24T03:02:43Z No. of bitstreams: 1 SOUZA (2022) - O ENSINO REMOTO DE QUÍMICA.pdf: 482087 bytes, checksum: 11eb4b52966503656b39a959eb2be5e4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Já enviei as orientações por whatssap on 2022-11-24T13:12:37Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Joiciane Oliveira Souza (acesso.joiciane@gmail.com) on 2022-11-24T14:08:55Z No. of bitstreams: 1 SOUZA (2022) - O ENSINO REMOTO DE QUÍMICA(2).pdf: 481060 bytes, checksum: 61d32d9ca2e9f3d69c92f015c90136bd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-11-24T14:19:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SOUZA (2022) - O ENSINO REMOTO DE QUÍMICA(2).pdf: 481060 bytes, checksum: 61d32d9ca2e9f3d69c92f015c90136bd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-24T14:19:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOUZA (2022) - O ENSINO REMOTO DE QUÍMICA(2).pdf: 481060 bytes, checksum: 61d32d9ca2e9f3d69c92f015c90136bd (MD5) Previous issue date: 2022-11-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pandemia da covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas educacionais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.title | O ensino remoto de Quimica com o advento da Pandemia da covid-19: um estudo de caso em escolas do ensino médio da região metropolitana de Macapá | pt_BR |
dc.title.alternative | Remote teaching of Chemistry with the advent of the covid-19 Pandemic: a case study in high schools in the metropolitan region of Macapá | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUZA (2022) - O ENSINO REMOTO DE QUÍMICA(2).pdf | 469,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons