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dc.contributor.advisor1SALES, Victor Hugo Gomes-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-8994-6251pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7047070806748482pt_BR
dc.creatorBRITO, Fábio do Socorro Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9895335924718513pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-16T17:26:18Z-
dc.date.available2022-11-16-
dc.date.available2022-11-16T17:26:18Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.citationBRITO, Fábio do Socorro Dias. Desafios e possibilidades de utilização da ferramenta metodológica Webquest no ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá, campus Macapá. 2022. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Amapá, Santana, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/693-
dc.description.abstractA model of Professional and Technological Education committed to a proposal of integral and emancipatory education, is not effective in a scenario rooted in passive and reproductive methodologies. Faced with this reality, it is understood that digital information and communication technologies, conceived as teaching and learning tools, can offer the teacher a range of possibilities, among which we highlight the WebQuest, a concept created by Bernie Dodge in 1995. , as a pedagogical alternative that helps to scale the educational use of the internet. Thus, this study aims to identify the challenges and possibilities of using the WebQuest methodological tool in Integrated High School offered by the Federal Institute of Amapá (IFAP), Macapá campus. In order to carry out the research, we started with the following guiding questions: What contributions can the use of WebQuest provide to pedagogical praxis in the Integrated High School of IFAP, Macapá campus? Do teachers who work in the Integrated High School of IFAP, Macapá campus, know and use WebQuest? What would be the main difficulties faced, and what would be the impacts of the local and regional context in the use of this methodological tool? The research was characterized as applied, with a qualitative-quantitative approach, of an exploratory nature, having as locus the IFAP, Macapá campus. The methodological approach included carrying out a bibliographic research and applying semi-structured questionnaires, via Google Forms, in two different moments, the first included 16 teachers during the diagnosis phase, and the second involved 11 teachers who participated in the application of the educational product "EPTquest : WebQuest Planning, Formatting and Publishing online mini-course, and had contact with the secondary educational product “EPTquest: Practical Guide to WebQuest Planning, Formatting and Publishing”. It is hoped to be able to contribute to the improvement of teaching and learning in EPT, from the proposition of reflections on the possibility of using a methodological tool that can add opportunities to dynamize the teaching process and give greater meaning to learning.pt_BR
dc.description.resumoUm modelo de Educação Profissional e Tecnológica comprometida com uma proposta de educação integral e emancipadora, não se efetiva em um cenário arraigado a metodologias passivas e reprodutivistas. Frente a esta realidade, entende-se que as tecnologias digitais da informação e comunicação, concebidas como ferramentas de ensino e de aprendizagem, podem oferecer ao professor um leque de possibilidades, dentre as quais destacamos a WebQuest, conceito criado por Bernie Dodge, em 1995, como uma alternativa pedagógica que ajuda a dimensionar o uso educacional da internet. Deste modo, este estudo pretende identificar quais seriam os desafios e as possibilidades de utilização da ferramenta metodológica WebQuest no Ensino Médio Integrado ofertado pelo Instituto Federal do Amapá (IFAP), campus Macapá. Para a consecução da pesquisa partiu-se das seguintes questões norteadoras: Que contribuições a utilização da WebQuest pode proporcionar à práxis pedagógica no Ensino Médio Integrado do IFAP, campus Macapá? Os docentes que atuam no Ensino Médio Integrado do IFAP, campus Macapá, conhecem e utilizam a WebQuest? Quais seriam as principais dificuldades enfrentadas, e quais seriam os impactos do contexto local e regional na utilização desta ferramenta metodológica? A pesquisa caracterizou-se como aplicada, com abordagem quali-quantitativa, de cunho exploratório, tendo como lócus o IFAP, campus Macapá. O percurso metodológico contemplou a realização de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários semiestruturado, via Google Forms, em dois momentos distintos, o primeiro contemplou 16 docentes durante a fase de diagnóstico, e o segundo envolveu 11 docentes que participaram da aplicação do produto educacional “EPTquest: Minicurso on-line de Planejamento, Formatação e Publicação de WebQuest’, e tiveram contato com produto educacional secundário “EPTquest: Guia prático de Planejamento, Formatação e Publicação de WebQuest”. Espera-se poder contribuir com a melhoria do ensino e da aprendizagem na EPT, a partir da propositura de reflexões sobre a possibilidade de utilização de uma ferramenta metodológica que pode agregar oportunidades de dinamização do processo de ensino e de maior significado à aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fábio Brito (fabiodiasbrito32@gmail.com) on 2022-11-10T00:37:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) BRITO, 2022 - Desafios e possibilidades de utilização da ferramenta metodológica Webquest no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Do Amapá, campus Macapá.pdf: 2102641 bytes, checksum: 8e517ae2934923f7561102f7e357e94d (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Fábio!! Para que seu depósito seja aceito, você deve observar duas situações: correções na descrição do autodepósito e correções de formatação do seu trabalho: Para a correção de descrição de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações, observando que todos os elementos devem estar em letras minúsculas, com exceção dos sobrenomes dos autores e orientador que devem ser redigidos em letras maiúsculas. Observei as seguintes situações: 1 - o título alternativo nada mais é que o título do seu trabalho na língua estrangeira; 2 - o nome do autor e orientador deve ser redigito na sua forma completa, sendo o sobrenome em letra maiúscula; 3 - as palavras-chave devem ser redigidas apenas na língua portuguesa e não em inglês; 4 - em “Citar como”, você deve redigir a referência do seu trabalho de forma correta, conforme a NBR 6023/2018. Veja o modelo de Referência de Trabalhos Acadêmicos no Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos; 5 - O arquivo do seu TCC deve ser renomeado de acordo com orientação no referido tutorial. Ex.: SOBRENOME DO AUTOR (ano) - três primeiras palavras do título. Para a correção de Formatação do trabalho: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações para formatar seu trabalho. Observei as seguintes situações: 1 - na ficha catalográfica a linha do autor ficou deslocada. A orientação é que faça o print da tela e recorte para que ela seja anexada ao trabalho do jeito que o sistema emite ela; 2 - na folha do produto educacional, você deve retirar o destaque do subtítulo; 3 - na epigrafe, o texto fica recuado 4 cm da margem esquerda; 4 - você deve separar as listas de ilustração. Quando se trata de apenas uma ilustração não caracteriza uma lista; 5 - corrigir a formatação da lista de siglas. Elas devem ficar alinhadas e não bagunçadas como está; 6 - no sumário, você deve alinhar os títulos das seções no maior indicador numérico. Veja as seções 2.2, 4.2, 4.3. Qualquer dúvida, veja o modelo de sumário no Guia de formatação; 7 - corrigir a posição da paginação nas folhas. Ela fica posicionada a 2 cm da margem superior e 2 cm da margem direita; 8 - ainda sobre a paginação, o tamanho de fonte dela é menor que o texto; 9 - a seção Apresentação fica centralizada na página, pois não tem indicador numérico; 10 - no texto, a seção 4.1.3 não pode ser negritada; 11 - a seção Referência deve ser centralizada na página, pois não tem indicador numérico; 12 - nas suas Referências, você deve corrigir algumas: a) retirar o hiperlink de alguns links; b) título de referência não deve ficar em letras maiúsculas Após as correções, você deve fazer um novo depósito. on 2022-11-10T18:46:41Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Fábio Brito (fabiodiasbrito32@gmail.com) on 2022-11-11T20:19:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) BRITO (2022) - Desafios e possibilidades de utilização.pdf: 2118243 bytes, checksum: 739a3926c01289958076c61e3d5339b2 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Fabio!! Seu trabalho ainda precisa de algumas correções de formatação: 1 - na ficha catalográfica a linha do autor ficou deslocada. A orientação é que faça o print da tela e recorte para que ela seja anexada ao trabalho do jeito que o sistema emite. Para saber as linhas que estão deslocadas, observe a ficha que o sistema emite e compare-a com a que você está copiando e colando para seu trabalho. Essa ação de copiar e colar pode desformatar a ficha, por isso a orientação é de fazer um print dela; 2 - no sumário, a seção 4.1.3 está negritada. Como se trata de uma seção terciária, ela não deve ser destacada; 3 - no corpo do texto, retirar o ponto da seção 3.5. (este último ponto não existe; Após essas correções, faça um novo depósito. on 2022-11-16T12:55:12Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Fábio Brito (fabiodiasbrito32@gmail.com) on 2022-11-16T14:02:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) BRITO (2022) - Desafios e possibilidades de utilização.pdf: 2118243 bytes, checksum: 739a3926c01289958076c61e3d5339b2 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Fabio!! Seu trabalho ainda precisa de algumas correções de formatação: 1 - na ficha catalográfica a linha do autor ficou deslocada. A orientação é que faça o print da tela e recorte para que ela seja anexada ao trabalho do jeito que o sistema emite. Para saber as linhas que estão deslocadas, observe a ficha que o sistema emite e compare-a com a que você está copiando e colando para seu trabalho. Essa ação de copiar e colar pode desformatar a ficha, por isso a orientação é de fazer um print dela; 2 - no sumário, a seção 4.1.3 está negritada. Como se trata de uma seção terciária, ela não deve ser destacada; 3 - no corpo do texto, retirar o ponto da seção 3.5. (este último ponto não existe; Após essas correções, faça um novo depósito. on 2022-11-16T16:40:06Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Fábio Brito (fabiodiasbrito32@gmail.com) on 2022-11-16T17:12:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) BRITO (2022) - Desafios e possibilidades de utilização.pdf: 2029310 bytes, checksum: 112907fc6871c2ac2ece91568aa4c243 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-11-16T17:26:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) BRITO (2022) - Desafios e possibilidades de utilização.pdf: 2029310 bytes, checksum: 112907fc6871c2ac2ece91568aa4c243 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-16T17:26:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) BRITO (2022) - Desafios e possibilidades de utilização.pdf: 2029310 bytes, checksum: 112907fc6871c2ac2ece91568aa4c243 (MD5) Previous issue date: 2022-08-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectWebquestpt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades de utilização da ferramenta metodológica WebQuest no ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá, campus Macapápt_BR
dc.title.alternativeChallenges and possibilities of using the WebQuest methodological tool in the Integrated High School of the Instituto Federal do Amapá, Macapá campuspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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BRITO (2022) - Desafios e possibilidades de utilização.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Campus Santana, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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