Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/682
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Jogos lúdicos como metodologia de ensino da química |
Autor(es): | NOGUEIRA, Helisson Corrêa |
Primeiro Orientador: | LEAL, Romario Cardoso |
Resumo: | O ensino da Química se apresenta como um verdadeiro desafio devido às peculiaridades da disciplina e os métodos usados para sua exposição. Este trabalho, por meio de diversos estudos científicos, pretende mostrar que o uso dos jogos lúdicos na ministração de aula é uma estratégia eficaz na busca pela fixação dos conceitos da Química. A escolha de um trabalho bibliográfico foi em função da pandemia de Covid-19 que assola a humanidade e impôs medidas sanitárias de distanciamento social. Assim sendo, o método científico que resultou no presente trabalho foi a pesquisa bibliográfica. Autores renomados, embasados em experimentos realizados ao redor do mundo, afirmam que o uso da ludicidade no ensino da Química é uma estratégia positiva, com resultados satisfatórios na aprendizagem dos alunos. Isso torna o presente trabalho relevante para a comunidade acadêmica e para a sociedade, dada a importância que a Química tem para a humanidade, cujos conceitos precisam ser bem entendidos pelos estudantes. |
Abstract: | The teaching of Chemistry presents itself as a real challenge due to the peculiarities of the discipline and the methods used for its exposition. This work, through several scientific studies, intends to show that the use of ludic games in the teaching of classes is an effective strategy in the search for the establishment of the concepts of Chemistry. The choice of a bibliographic work was due to the Covid-19 pandemic that plagues humanity and imposed health measures of social distance. Therefore, the scientific method that resulted in the present work was the bibliographical research. Renowned authors, based on experiments carried out around the world, claim that the use of playfulness in teaching Chemistry is a positive strategy, with satisfactory results in student learning. This makes this work relevant for the academic community and for society, given the importance that Chemistry has for humanity, whose concepts need to be well understood by students. |
Palavras-chave: | Jogos lúdicos Ensino de química Ludicidade no ensino |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Química |
Citação: | NOGUEIRA, Helisson Corrêa. Jogos lúdicos como metodologia de ensino da química. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/682 |
Data do documento: | 15-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NOGUEIRA (2022) - Jogos lúdicos como.pdf | 1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons