Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/679
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3281668032776122pt_BR
dc.creatorBRITO, José Cesar Farias-
dc.creatorBARBOSA, Rayana de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3737864225426162pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6774251983284349pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-06T21:35:51Z-
dc.date.available2022-09-26-
dc.date.available2022-10-06T21:35:51Z-
dc.date.issued2022-06-30-
dc.identifier.citationBRITO, José Cesar Farias; BARBOSA, Rayana de Souza.O uso dos jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem do 5º ano da disciplina de matemática: um estudo de caso em escola de periferia da cidade de Macapá-ap.2021.p.51.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/679-
dc.description.abstractThis activity of presentation of a scientific and academic pre-project proposes to know integrative ideas, which the objective of this research is to analyze the significant learning methods of the uses of educational games as a pedagogical resource in the teaching and learning process to know the main causes that can make the 5th grade student in a school on the outskirts have difficulty learning Mathematics. Therefore, the proposal is an experience in the classroom with the application of didactic games for teaching Mathematics in the 5th grade of Elementary School I, located in the North Zone of the city of Macapá/AP, at the São Lázaro State School. Authors were used for those who want to understand the relationship between teachers and students in the teaching-learning process in order to apply pedagogical strategies to promote inclusion at school, citing the main ones: (BATES, 2017; BELL, 2011; OLIVEIRA, 2019; FREIRE, 2007; KISHIMOTO, 1998:2011; PRADO, 2015; SAMPIERI, 2013; MORAN, 2015; SCHÕN, 2000; TARDIF, 2005). The methodology is based on observation and a nonexperimental research model, as it will support the study of variables (time, space and subjects: teacher and student) in their natural environment. As for the type of research, considering the procedures used, it is descriptive, based on analyzes based on a descriptive epidemiology to describe characteristics of a given population (target audience), from there seeking to carry out an exploration. As for the approach, it will be a quantitative research by the format of its objective to statistically verify some hypotheses from the collection of concrete and quantifiable data. This means that one of the most important aspects to develop a good quantitative research is to define a research sample to clarify the problem. Keywords: Didactic Games, Teaching, Learning, Mathematical.pt_BR
dc.description.resumoEsta atividade de apresentação de um pré-projeto científico e acadêmico propõe conhecer ideias integradoras, ao qual o objetivo dessa pesquisa é de analisar os métodos de aprendizagem significativa das utilizações dos jogos didáticos como recurso pedagógico no processo do ensino e aprendizagem para conhecer as principais causas que podem levar o aluno do 5ºAno em uma escola de periferia a ter dificuldade em aprender a Matemática. Logo, a proposta é de uma experiência em sala de aula com a aplicação de jogos didáticos para o ensino da Matemática nas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental I, localizada na Zona Norte da cidade de Macapá/AP, na Escola Estadual São Lázaro. Utilizou-se de autores para quem quer entender sobre a relação de professores e alunos no processo de ensinoaprendizagem com intuito de aplicar estratégias pedagógicas para promoverem a inclusão na escola, citando os principais: (BATES, 2017; BELL, 2011; OLIVEIRA, 2019; FREIRE, 2007; KISHIMOTO, 1998:2011; PRADO, 2015; SAMPIERI, 2013; MORAN, 2015; SCHÕN, 2000; TARDIF, 2005). A metodologia se pauta na observação e por um modelo de pesquisa não experimental, pois ela dará suporte durante o estudo das variáveis (tempo, espaço e sujeitos: professor e o aluno) em seu ambiente natural. Quanto ao tipo da pesquisa considerando os procedimentos utilizados é descritivo, a partir de análises diante a uma epidemiologia descritiva para descrever características de determinada população (público-alvo), a partir de aí buscar a realização de uma exploração. Quanto a abordagem será uma pesquisa quantitativa pelo formato do seu objetivo de verificar estatisticamente algumas hipóteses a partir da coleta de dados concretos e quantificáveis. Isso quer dizer que um dos aspectos mais importantes para se desenvolver uma boa pesquisa quantitativa é definir uma amostragem de pesquisa para esclarecimento da problemática. Palavras-chave: Jogos Didático, Ensino, Aprendizagem, Matemáticaspt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rayana Barbosa (rayana.harruna@gmail.com) on 2022-09-26T14:13:54Z No. of bitstreams: 1 BRITO, JOSE BARBOSA RAYANA O USO DOS JOGOS DIDATICOS NO PROCESSO DE ENSINO.pdf: 1969663 bytes, checksum: 9fd311ba1ef1807dc5a585a54784dc17 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezados, No autodepósito: - Preencher o título em caixa baixa, com exceção da primeira letra e palavra próprias; - citação, incorreta, verificar no tutorial de autodepósito; - PDF, incorreto, segue exemplo, no caso de duas autorias: EX.: OLIVEIRA; MATOS (2020) - Atuação dos docentes no EAD No TCC: - Na capa: nome da instituição e do curso. O campus aparece somente na parte de baixo da folha e não é negritado; - folha de rosto, não está no padrão, corrija; verificar o guia, disponível no menu "Documentos úteis" na página do Repositório; - ficha catalográfica, o nome do orientador é item II, e o título item III; - Resumo, palavras chaves separadas por ponto e vírgula, idem para keywords; - lista de siglas, corrigir pelo guia; - sumário, subseções: 3.1, 3.2, 3.3, 3.4, 3.5 colocar em negrito. Alinhar os títulos das seções, pelo maior indicativo numérico; - nº da folha da INTRODUÇÃO, é 12; - seção 3, dentro do TCC, é em começo de folha; - referências, corrigir utilizando o guia, exemplos a partir da folha 18, disponível no menu "Documentos úteis" na página do Repositório. Obs. Após fazer as correções, fazer novo depósito. on 2022-09-26T17:36:54Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Rayana Barbosa (rayana.harruna@gmail.com) on 2022-09-28T04:40:08Z No. of bitstreams: 1 BRITO E BARBOSA (2022) - O uso dos Jogos Didáticos.pdf: 2006998 bytes, checksum: 76aa6608af9efe651d90eb74025359fa (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Rayana Barbosa! Você precisa fazer correções na descrição de seu autodepósito: 1 - em "Citar como", você deve fazer a referência de seu TCC e não colocar as citações de seu trabalho. Veja as orientações no Tutorial de autodepósito, disponível na página do Repositório. Quanto as correções de formatação, você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações para formatar seu trabalho. Veja: 1 - a ficha catalográfica não foi emitida pelo sistema da Biblioteca. Você deve acessar o sistema pela página do repositório e seguir as orientações do tutorial da ficha; 2 - corrigir a folha de aprovação, não está de acordo com o exigido. Veja o modelo no Guia; 3 - corrigir a dedicatória. veja modelo no Guia; 4 - corrigir a concordância das palavras-chave; 5 - retirar a lista de gráfico, pois um apenas não caracteriza uma lista. Observe que a paginação irá sofrer alteração; 6 - colocar as siglas na ordem alfabética de siglas; 7 - corrigir a formatação do Sumário. Veja o modelo no Guia; 8 - corrigir o inicio da paginação, a capa não entra na contagem; 9 - corrigir a formatação da paginação. Veja as orientações no Guia; 10 - nas seções, no corpo do texto, retirar o ponto entre o indicador numérico e o título da seção. Essa orientação é para o Sumário também; 11 - corrigir as seções terciárias no corpo do texto, pois elas não são negritadas, assim como no Sumário; 12 - as seções principais começam em folhas distintas. Veja o exemplo da seção 3, na página 31; 13 - observe as seções que ficaram sozinhas nas folhas, você deve colocá-las mais próxima do texto. Ex.: seção 3.1, na página 35; 14 - alinhar a figura 2, na página 38, à margem superior, ficou muito espaço; 15 - sempre dar um espaço em branco entre a seção e seu texto; 16 - colocar o título dos Apêndices e Anexos, tanto na folha, quanto no Sumário. Veja as orientações e modelo no Guia. Após essas correções, fazer um novo depósito. on 2022-09-28T16:11:52Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Rayana Barbosa (rayana.harruna@gmail.com) on 2022-09-30T19:06:05Z No. of bitstreams: 1 BRITO E BARBOSA (2022) - O uso dos Jogos Didáticos.pdf: 1968275 bytes, checksum: 5c143354bd6de23a5afe95b246fcfdaa (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Correções: 1- Palavras-chave, devem ser grafadas com letras minúsculas, isto é caixa baixa, separadas por ponto e vírgula. 2- Lista de siglas, falta espaçamento, ver folha 47 do guia. 3- Sumário, alinhar as seções (os títulos), pelo maior indicativo numérico, ver folha 49 do guia. 4- Ficha catalografica, emitir no link abaixo, seguindo as orientações do Tutorial de ficha catalográfica. Preencher todas as informações do seu trabalho nos campos relacionados, observando as orientações nas caixas para cada campo. http://cataloga.ifap.edu.br/ 5- Seção 2, dentro do TCC, no começo de folha. 6- Referências, corrigir pelo guia, a partir da folha 18. Obs. Após fazer as correções, fazer novo depósito. on 2022-09-30T21:47:02Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Rayana Barbosa (rayana.harruna@gmail.com) on 2022-10-03T18:54:16Z No. of bitstreams: 1 BRITO E BARBOSA (2022) - O uso dos Jogos Didáticos.pdf: 2000145 bytes, checksum: c142727fb9162b55cc0be84626350b13 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Rayana! Solicito as seguintes correções em seu trabalho: 1 - na folha de rosto, você deve alinhar os nomes dos autores no limite da margem superior, pois do jeito que está a margem parece ter mais de 3 cm. Mesma orientação para a margem inferior, que é de 2 cm; 2 - corrigir o código cutter na ficha catalográfica. O correto é 862 e não 830; 3 - corrigir a formatação do sumário. Os títulos das seções devem estar alinhados no maior indicador numérico. Você deve observar o modelo no Guia; 4 - Ainda sobre o sumário, você deve corrigir as seções dos objetivos geral e específicos. O correto é 1.3.1 e 1.3.2; 5 - Você deve fazer uma revisão nessas seções do sumário, pois fiquei confusa sobre o que é seção secundária e seção terciária. Se tiver dúvidas quanto a isso, procure a Bibliotecária na Biblioteca para esclarecimento; 6 - corrigir a fonte da paginação, pois ela deve ter um tamanho menor que o texto. E a posição da página fica a 2 cm da margem superior, corrija isso; 7 - corrigir as seções dos objetivos, no corpo do texto; 8 - entre a seção o texto, deve-se dar sempre um espaço de 1,5 entrelinhas (um espaço em branco) para separar esses elementos. Veja como ficou a seção 1.2; 9 - as seções principais devem começar em folhas distintas. Veja onde ficou a seção 3; 10 - a seção 3.1 está próxima da seção 3.2, na página 20 ??????? Acho que você está confundindo as seções. Não seria uma seção secundária e uma terciária????? Foi o que disse no item 5. Você deve fazer uma revisão e correção dessas seções, tanto no sumário quanto no texto; 11 - as margens superior das Referências, Apêndice e Anexo ficaram muito maior que 3 cm. Corrija isso. Após essas correções, faça um novo depósito on 2022-10-04T14:25:31Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Rayana Barbosa (rayana.harruna@gmail.com) on 2022-10-05T17:57:50Z No. of bitstreams: 1 BRITO E BARBOSA (2022) - O uso dos Jogos Didáticos.pdf: 1979987 bytes, checksum: 0a39f4e3ef2a219c81506d5e33a36b1c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Rayana!! Seu trabalho foi recusado porque você não fez todas as correções solicitadas. Veja: 1 - na folha de rosto, você deve alinhar o local e ano na margem inferior, que é de 2 cm. Do jeito que está, a margem parece ser maior que isso; 2 - corrigir o código cutter na ficha catalográfica. O correto é 862 e não 830; 3 - corrigir a formatação do sumário. Os títulos das seções devem estar alinhados no maior indicador numérico. VOCÊ DEVE VER O MODELO DE SUMÁRIO NO GUIA; 4 - ainda no sumário, as seções secundárias devem ser negritadas. Da mesma forma que as seções estão no sumário, devem estar no texto; 5 - ainda sobre o sumário, corrigir a seção 3. Depois da seção 3.1, o correto é 3.1.1 e 3.1.2. Corrigir isso no corpo do texto também; 6 - corrigir a fonte da paginação que deve ser menor que a do texto. Ainda sobre a paginação, você deve corrigir o posição da página, pois deve estar alinhada à margem direita, no mesmo alinhamento do texto; 7 - a seção 2.4 ficou sozinha na página 18; 8 - na página 36, você não pode abrir duas seções secundárias sem texto para justificá-la. Ainda acho que você está confundindo as seções. verifique se a seção 5.4 não seria a seção 5.3.1 e assim por diante. Você deve corrigir isso tanto no texto como no sumário; 9 - nas Referências, tem subtítulo que está destacado. Corrija isso. Por gentileza, só faça um novo depósito quando você fizer as correções e fazer uma revisão em todo o trabalho, de acordo com o GUIA DE FORMATAÇÃO. on 2022-10-06T14:03:47Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Rayana Barbosa (rayana.harruna@gmail.com) on 2022-10-06T20:33:17Z No. of bitstreams: 1 BRITO E BARBOSA (2022) - O uso dos Jogos Didáticos.pdf: 2190984 bytes, checksum: e5da8b3f13019c0f594150ea369cae45 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2022-10-06T21:35:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BRITO E BARBOSA (2022) - O uso dos Jogos Didáticos.pdf: 2190984 bytes, checksum: e5da8b3f13019c0f594150ea369cae45 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-06T21:35:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRITO E BARBOSA (2022) - O uso dos Jogos Didáticos.pdf: 2190984 bytes, checksum: e5da8b3f13019c0f594150ea369cae45 (MD5) Previous issue date: 2022-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos Didáticopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMatemáticaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleO uso dos jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem do 5º ano da disciplina de Matemática: Um Estudo de caso em Escola de Periferia da Cidade de Macapá-APpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRITO E BARBOSA (2022) - O uso dos Jogos Didáticos.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.