Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/674
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | RIOS, Carla Alice Theodoro Batista | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1509539244856638 | pt_BR |
dc.creator | MIRANDA, Filipe André Santiago de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9338206262446416 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-03T19:42:44Z | - |
dc.date.available | 2022-10-03 | - |
dc.date.available | 2022-10-03T19:42:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-13 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Filipe André Santiago de. As relações da 7a arte com a ciência: um estudo sobre recursos audiovisuais com a química. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/674 | - |
dc.description.abstract | Cartoons, animes, TV shows and movies are among the types of entertainment that many teenagers enjoy. Thinking about it, some chemistry contents can be contextualized so that high school students can learn in a playful and meaningful way. The audiovisual language, permeated by these means, is shown as a facilitating object, capable of assisting in the transmission of knowledge and understanding of students. When the teacher uses films, in order to make a comparison with the subject he is teaching, one can arouse greater attention of the students. Thus, this teaching method can configure a tangential and significant learning. In this way, this work intends to combine excerpts from films and series, as a way to contextualize the fictitious chemistry with the real. The research was applied remotely to 29 students of the 1st year class of the Integrated Technician in Chemistry course of the Federal Institute of Amapá, Macapá campus. Two questionnaires, composed of closed questions, were applied at different moments, before and after class. It was possible to perceive the students' awareness about the valorization of chemistry present in the films and series presented and the consideration of the didactic resource used as a motivating tool of the teaching and learning process, emphasizing that the use of films or playful activities consists in inducing students to think, reflection and the construction of knowledge. Therefore, the use of audiovisual resources was a tool that served as an aid for the process of teaching and learning the content. It is concluded that the research contributed to the students' understanding of the model of significanttangential learning. | pt_BR |
dc.description.resumo | Os desenhos, animes, séries de TV e filmes estão entre os tipos de entretenimento que muitos adolescentes gostam. Pensando nisso, pode-se contextualizar alguns conteúdos de química para que os alunos do ensino médio possam aprender de forma lúdica e significativa, uma vez que a linguagem audiovisual, perpassada por esses meios, mostra-se como objeto facilitador capaz de auxiliar na transmissão do conhecimento e compreensão dos estudantes. Quando o docente utiliza filmes, com o objetivo de fazer uma comparação com a matéria que está ensinando, pode-se despertar uma atenção maior dos alunos. Dessa forma, esse método de ensino pode configurar uma aprendizagem tangencial e significativa. Diante disso, este trabalho pretende aliar trechos de filmes e séries como forma de contextualizar a química fictícia com a real. A pesquisa foi aplicada de forma remota para 29 alunos da turma do 1º ano do curso Técnico Integrado em Química do Instituto Federal do Amapá, campus Macapá. Dois questionários, compostos por perguntas fechadas, foram aplicados em momentos distintos, antes e após a aula. Pôde-se perceber a sensibilização dos discentes quanto à valorização da química presente nos filmes e séries apresentados e a consideração do recurso didático utilizado como ferramenta motivadora do processo de ensino e aprendizagem, destacando que o uso de filmes ou de atividades lúdicas consiste em induzir os educandos ao raciocínio, à reflexão e à construção do conhecimento. Portanto, o uso de recurso audiovisual foi uma ferramenta que serviu como auxílio para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo. Conclui-se que a pesquisa contribuiu para a compreensão dos alunos no modelo da aprendizagem significativa-tangencial. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by FILIPE SANTIAGO (filipeasm1997@gmail.com) on 2022-08-31T12:07:42Z No. of bitstreams: 2 Miranda (2022) - RELAÇÕES DA 7a ARTE.pdf: 1033703 bytes, checksum: b2832319c4b8e53067e41f9b99f32160 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezado Filipe, No depósito do TCC: - Título em caixa baixa, com exceção da primeira letra e palavras próprias e científicas; - os sobrenomes do autor e orientador em caixa alta; - citação, o sobrenome do autor em caixa alta; - pdf, sobrenome do autor em caixa alta. No TCC: - Ficha catalográfica, no verso da folha de rosto, e NÃO no verso da folha de aprovação, faça correção do título do trabalho na ficha catalográfica, inicie com letra maiúscula; - sumário, alinhar as seções 5.1 e 5.2, de forma que os títulos não passem para o meio das seções; - considerações finais, é seção 6; - seção 5, dentro do trabalho, deve está no começo de folha; - referências, faça uma revisão, temos vários exemplos de referências a partir da folha 18 do guia de trabalhos acadêmicos, na plataforma do repositório, em "Documentos úteis" * Após as correções, faça novo depósito no Repositório. on 2022-09-14T18:49:15Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by FILIPE SANTIAGO (filipeasm1997@gmail.com) on 2022-09-20T19:24:24Z No. of bitstreams: 2 Miranda (2022) - RELAÇÕES DA 7a ARTE.pdf: 1033703 bytes, checksum: b2832319c4b8e53067e41f9b99f32160 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezado Filipe, No depósito do TCC: - Título em caixa baixa, com exceção da primeira letra e palavras próprias e científicas; - os sobrenomes do autor e orientador são em caixa alta; - citação, o sobrenome do autor é em caixa alta; - pdf, sobrenome do autor é em caixa alta, seguido do ano entre parênteses – três primeiras palavras do título em caica baixa. No TCC: - Ficha catalográfica, no verso da folha de rosto, e NÃO no verso da folha de aprovação, faça correção do título do trabalho na ficha catalográfica, inicie com letra maiúscula; - sumário, alinhar as seções 5.1 e 5.2, de forma que os títulos não passem para o meio das seções; - considerações finais, é seção 6; - seção 5, dentro do trabalho, deve está no começo de folha; - referências, faça uma revisão, temos vários exemplos de referências a partir da folha 18 do guia de trabalhos acadêmicos, na plataforma do repositório, em "Documentos úteis" * Após as correções, faça novo depósito no Repositório. on 2022-09-21T19:26:35Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by FILIPE SANTIAGO (filipeasm1997@gmail.com) on 2022-09-27T20:43:39Z No. of bitstreams: 2 Miranda (2022) - RELAÇÕES DA 7a ARTE.pdf: 1346197 bytes, checksum: 9b88d2caa064c9ba286a2c42001d6a9c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Filipe! Ao fazer o auto depósito, você precisa redigir o título do trabalho em letras minúsculas, conforme orientado no tutorial de autodepósito. Outra coisa, você não fez as correções solicitadas por email: * na página 15, corrigir a seção 3.1 que ficou sozinha na folha. * nas páginas 33, 38 e 39, as legendas dos gráficos ficaram sozinhas nas folhas. * corrigir suas referências. observe que algumas estão com título em letras maiúsculas; outras com destaque no subtítulo (este não se destaca). Você deve corrigi-las de acordo com os modelos contidos no Guia de formatação. Após isso, faça seu depósito. on 2022-09-28T13:51:46Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by FILIPE SANTIAGO (filipeasm1997@gmail.com) on 2022-09-28T16:12:06Z No. of bitstreams: 2 Miranda (2022) - RELAÇÕES DA 7a ARTE.pdf: 1347307 bytes, checksum: 03a58b5289911194b8f03639eadfe4ec (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Filipe, Faltou corrigir as Referências, conforme orientado no email anterior: * corrigir suas referências. observe que algumas estão com título em letras maiúsculas; outras com destaque no subtítulo (este não se destaca). Você deve corrigi-las de acordo com os modelos contidos no Guia de formatação. Aproveita pra corrigir também o alinhamento das seções 5.1 e 5.2 no Sumário. Veja que a segunda linha está ultrapassando a área dos indicadores numéricos. Tudo fica alinhado às seções. Caso esteja sentindo dificuldade, agende com a Bibliotecária. on 2022-09-28T19:34:06Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by FILIPE SANTIAGO (filipeasm1997@gmail.com) on 2022-09-28T21:13:01Z No. of bitstreams: 2 Miranda (2022) - RELAÇÕES DA 7a ARTE.pdf: 1354570 bytes, checksum: 682c6ff211af0be32381f7a5ae59bc15 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia! Rejeitado por não cumprir todas as correções on 2022-09-29T13:54:16Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by FILIPE SANTIAGO (filipeasm1997@gmail.com) on 2022-10-03T14:42:52Z No. of bitstreams: 2 Miranda (2022) - RELAÇÕES DA 7a ARTE.pdf: 1311436 bytes, checksum: e6e92837edc9dc582c0a2202c0261def (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-10-03T19:42:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Miranda (2022) - RELAÇÕES DA 7a ARTE.pdf: 1311436 bytes, checksum: e6e92837edc9dc582c0a2202c0261def (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-03T19:42:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Miranda (2022) - RELAÇÕES DA 7a ARTE.pdf: 1311436 bytes, checksum: e6e92837edc9dc582c0a2202c0261def (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-06-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Recurso audiovisual - química | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem tangencial - significativa | pt_BR |
dc.subject | Metais - características | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.title | Relações da 7a arte com a ciência: um estudo sobre recursos audiovisuais com a química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Miranda (2022) - RELAÇÕES DA 7a ARTE.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons