Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/670
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | CASTRO, Valdiney Valente Lobato de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3689026168473632 | pt_BR |
dc.creator | MORAES, Elizangela Dias | - |
dc.creator | COSTA, Larissa Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-28T14:02:06Z | - |
dc.date.available | 2022-09-28 | - |
dc.date.available | 2022-09-28T14:02:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-17 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Elizangela Dias; COSTA, Larissa Andrade. Pedagogia hospitalar: uma proposta para a unidade de pronto atendimento infantil - PAI: uma revisão bibliográfica. 2022. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/670 | - |
dc.description.abstract | This work aims to present the problem caused by the lack of a Pedagogue in a health unit, and the difficulties that children in the period of hospitalization, suffer, for losing the link with education. And how the presence of this professional can benefit the children hospitalized in these units, such as the Child Emergency Care Unit - PAI. And because we understand that this pedagogical branch generates several other benefits for those involved in the patient's hospitalization process. The theme that will be addressed in this work, there is currently a growing acceptance of the education professional in the hospital environment, as there is no longer any way to deny its importance in the face of what has been witnessed in environments that already have this service. We will use as a methodology, a field research in the Child Emergency Care Unit - PAI, in the city of Macapá, with a series of interviews with employees and parents of children hospitalized in the health unit, through online questionnaires of questions. To confirm with this research, the benefits related to the pedagogue's performance do not extend only to "student-patients", but to parents, employees in general and to the doctors themselves, since the pedagogue maintains a close relationship with the patient, prioritizing itsintegral development reflects on the relationship with their families, allowing a certain knowledge of different aspects of the patient, aspects that are often psychosomatic that cannot be analyzed through exams. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo apresentar o problema ocasionado com a falta de um Pedagogo em uma unidade de saúde, e as dificuldade que as crianças em período de internação, sofrem, por perderem o vínculo com a educação. E como a presença desse profissional pode levar benefício as crianças internadas nessas unidades, como a Unidade de Pronto Atendimento Infantil – PAI. E por entendemos que esse ramo pedagógico gera diversos outros benefícios para os envolvidos no processo de hospitalização do paciente. A temática que será abordada neste trabalho, atualmente está ocorrendo uma crescente aceitação do profissional da educação no ambiente hospitalar, pois não há mais como se negar sua importância diante do que vem sendo presenciado em ambientes que já dispõem deste serviço. Utilizaremos como metodologia, uma pesquisa de campo na Unidade de Pronto Atendimento Infantil – PAI, na cidade de Macapá, com uma serie de entrevista com funcionários e pais de crianças internadas na unidade de saúde, através de questionários online de perguntas. Para confirmar com essa pesquisa os benefícios relacionados à atuação do pedagogo não estendem-se apenas aos “alunos-pacientes”, mas sim aos pais, funcionários em geral e aos próprios médicos, uma vez que o pedagogo mantêm uma estreita relação com o paciente priorizando seu desenvolvimento de forma integral o reflete no relacionamento com seus familiares, possibilitando um certo conhecimento de diversos aspectos do paciente, aspectos esses em muitas das vezes psicossomáticos que não podem ser analisados por meio de exames. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Elizangela Moraes (elizangeladias2020@outlook.com) on 2022-09-25T19:28:12Z No. of bitstreams: 1 MORAES (2022); COSTA (2022) - Pedagogia Hospitalar uma proposta.PDF: 654509 bytes, checksum: d0c6c10b7b24ca38a43d639328dbf480 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Elizangela Moraes! Para que seu depósito seja aceito, você deve observar duas situações: correções na descrição do autodepósito e correções de formatação do seu trabalho: Para a correção de descrição de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações: Observei as seguintes situações: 1 - o título do trabalho deve ser redigido de forma completa, assim como se encontra nas capas; 2 - o nome do orientador deve ser redigido de forma completa; 3 - os resumos devem ser acrescentados nos campos, mesmo que esteja opcional; 4 - as palavras chave devem ser redigidas uma em cada campo correspondente a eles; Para a correção de Formatação do trabalho: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações para formatar seu trabalho. 1 - apenas o título deve estar destacado com negrito; subtítulo não deve ser destacado. Corrigir isso em todas as capas; 2 - o nome do orientador deve estar redigido de forma completa, assim como está na ficha catalográfica; 3 - nas capas, alinhar o nome do local e o ano na margem inferior, que é de 2 cm. Dá a impressão de que a margem está maior que 2 cm; 4 - as palavras chave são separadas por ponto e vírgula; 5 - o abstract parece estar bem reduzido. Informo que ele deve ser o mesmo texto do resumo original, mas em língua estrangeira; 6 - corrigir o inicio da paginação e sua formatação. Veja orientação no Guia; 7 - suas referências devem estar na ordem alfabética de sobrenomes dos autores. Após essas correções, faça um novo depósito. on 2022-09-26T13:53:09Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Elizangela Moraes (elizangeladias2020@outlook.com) on 2022-09-27T19:09:03Z No. of bitstreams: 2 MORAES (2022)_ COSTA (2022) - Pedagogia Hospitalar uma proposta.PDF: 633568 bytes, checksum: b5b9c2ecaa7f83c5b16876f967a64bcd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezadas, No TCC: - fazer correção na ficha catalografica, orientador é item II e título item III. Retirar a interrogação(?) qua aparece no título. Utilize o tutorial de ficha catalográfica, disponível em "Documentos úteis", na plataforma do Repositório. Segue link: http://cataloga.ifap.edu.br/ - referências, corrigir utilizando o guia, constam vários exemplos a partir da folha 18, disponível no menu "Documentos úteis". Obs.: Depois das correções, fazer novo deposito. on 2022-09-27T20:08:42Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Elizangela Moraes (elizangeladias2020@outlook.com) on 2022-09-27T21:31:09Z No. of bitstreams: 1 MORAES (2022)_ COSTA (2022) - Pedagogia Hospitalar uma proposta.PDF: 631566 bytes, checksum: 2365bf62e34148983da140d36ae7569b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-09-28T14:02:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MORAES (2022)_ COSTA (2022) - Pedagogia Hospitalar uma proposta.PDF: 631566 bytes, checksum: 2365bf62e34148983da140d36ae7569b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-28T14:02:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MORAES (2022)_ COSTA (2022) - Pedagogia Hospitalar uma proposta.PDF: 631566 bytes, checksum: 2365bf62e34148983da140d36ae7569b (MD5) Previous issue date: 2022-05-17 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia - EAD | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pedagogia hospitalar | pt_BR |
dc.subject | Pronto atendimento hospitalar | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.title | Pedagogia hospitalar: uma proposta para a unidade de pronto atendimento - PAI | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MORAES (2022)_ COSTA (2022) - Pedagogia Hospitalar uma proposta.PDF | 616,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons