Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/663
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O papel do professor no processo de inclusão escolar: um olhar sobre as práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil |
Autor(es): | VIDAL, Elinalva Maciel SANTOS, Lucicléia Martins dos |
Primeiro Orientador: | SILVA, Fábio Colins da |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo abordar, por meio da pesquisa ação, o tema “O papel do professor no processo de inclusão escolar: um olhar sobre as práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil”, que tem como objetivo geral analisar em que termos o professor contribui efetivamente para o processo de inclusão escolar desde a Educação Infantil (EI), assim como identificar práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas na EI, destacar a importância da mediação do professor nas práticas inclusivas em sala de aula, evidenciar aspectos relevantes acerca da formação continuada de professores para práticas pedagógicas inclusivas e, por fim, apresentar as características de uma Educação Inclusiva de qualidade na Educação Infantil. Para tanto, a pesquisa foi pautada em bases teóricas renomadas como: Mantoan (2003) e Miranda e Galvão Filho (2012) e demais pesquisadores. Assim, foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: registros de observação dentro de sala de aula, questionário para o docente, que teve como objetivo averiguar a atuação dele como professor e, ainda, coleta de informações da profissão deste educador e anotações de campo. Logo, entende-se que o percurso da educação inclusiva até a atualidade, paralelamente para compreender a atuação do docente enquanto mediador e facilitador do processo de ensino-aprendizagem das crianças portadoras e não portadoras de necessidades especiais e acompanhamento inclusivo especializado, requer muito estudo. Espera-se que os resultados finais desta pesquisa sirvam de subsídio para todos os profissionais que atuam no ensino da Educação Infantil e demais áreas afins, sendo possível destacar aspectos práticos a partir da coletas e análise dos dados que auxiliam na compreensão da realidade educacional sobre o tema. |
Abstract: | This work aims to address, through action research, the theme "The role of the teacher in the process of school inclusion: A look at inclusive pedagogical practices in Early Childhood Education", which has as a general objective to analyze in what terms the teacher effectively contributes to the process of school inclusion since Early Childhood Education (EI), as well as to identify inclusive pedagogical practices developed in EI, highlight the importance of teacher mediation in inclusive practices in the classroom, highlight relevant aspects about the continuing education of teachers for inclusive pedagogical practices and, finally, present the characteristics of a quality Inclusive Education in Early Childhood Education. For this, the research was based on renowned theoretical foundations such as Mantoan (2003) and Miranda and Galvão Filho (2012) and other researchers. Thus, the following research instruments were used: observation records in the classroom, a questionnaire for the teacher, which aimed to ascertain the teacher's performance as a teacher, and also the collection of information on this educator's profession and field notes. Thus, it is understood that the course of inclusive education up to the present day, in parallel to understanding the performance of the teacher as a mediator and facilitator of the teaching-learning process of children with and without special needs and specialized inclusive care, requires much study. It is hoped that the final results of this research will serve as a subsidy to all professionals working in the teaching of Early Childhood Education and other related areas, as it is possible to highlight practical aspects from the collection and analysis of data that help in the understanding of the educational reality on the subject. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Inclusão escolar Educação especial |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS / EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Citação: | VIDAL, Elinalva Maciel; SANTOS, Lucicléia Martins dos. O papel do professor no processo de inclusão escolar: um olhar sobre as práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/663 |
Data do documento: | 8-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VIDAL (2022); SANTOS (2022) - O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO.pdf | 686,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons