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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/661
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | DIAS, Klenilmar Lopes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5342051519912757 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | MIRANDA, André Luiz Simão de | - |
dc.creator | FIRMINO, Erico de Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5750165915514769 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-26T13:05:53Z | - |
dc.date.available | 2022-07-26 | - |
dc.date.available | 2022-07-26T13:05:53Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-23 | - |
dc.identifier.citation | FIRMINO, Erico de Souza. Gamificação na educação: uso da mecânica dos jogos no ambiente de aprendizagem. 2022. 41f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/661 | - |
dc.description.abstract | Contemporary society is characterized by knowledge mediated by information and communication technologies (ICT) which, through technological artifacts created by society itself, are disseminators of the growing amount of available information. In this context, new resources and engagement strategies are emerging all the time, in order to support new educational models, less authoritarian and more collaborative. Among the resources that have gained prominence in recent years is gamification, the use of game elements in non-game contexts. In this sense, this work aims to delimit a scope of study of gamification within education. In this way, a synthesis of the concept of the term is presented, approaching topics about the importance of the emotional aspect in this context, in addition to the characteristics extracted from the games in use of artifacts and environments that use gamification. As a result, it was found that gamification starts from the concept of stimulating thinking systematically as in a game, in order to solve problems, improve products, processes, objects and environments with a focus on motivation and engagement of a specific audience. The focus of gamification is to emotionally involve the individual using mechanisms from games, favoring the creation of an environment conducive to the individual's engagement. Finally, a series of mechanisms from games that can be used in the gamification process are listed. | pt_BR |
dc.description.resumo | A sociedade contemporânea caracteriza-se pelo conhecimento mediado por tecnologias da informação e comunicação (TIC) que, por meio dos artefatos tecnológicos criados pela própria sociedade, são difusores da crescente quantidade de informação disponível. Nesse contexto, novos recursos e estratégias de engajamento surgem a cada momento, no intuito de dar suporte a novos modelos educacionais, menos autoritários e mais colaborativos. Entre os recursos que tem ganhado destaque nos últimos anos, está a gamificação, a utilização de elementos de jogos em contextos não relacionados à jogos. Nesse sentido, esse trabalho tem por objetivo delimitar um escopo de estudo da gamificação dentro da educação. Dessa forma, apresenta-se uma síntese de conceituação do termo, abordando tópicos sobre a importância do aspecto emocional nesse contexto, além das características extraídas dos jogos na utilização de artefatos e ambientes que utilizam a gamificação. Como resultado, verificou-se que gamificação parte do conceito de estímulo ao pensamento sistematicamente como em um jogo, com o intuito de se resolver problemas, melhorar produtos, processos, objetos e ambientes com foco na motivação e no engajamento de um público determinado. O foco da gamificação é envolver emocionalmente o indivíduo utilizando mecanismos provenientes de jogos, favorecendo a criação de um ambiente propício ao engajamento do indivíduo. Por fim, elenca-se uma série de mecanismos provenientes dos jogos que podem ser utilizados no processo de gamificação. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by ERICO FIRMINO (ericofirmino3445@gmail.com) on 2022-07-09T11:14:19Z No. of bitstreams: 1 TCC_ERICO FIRMINO.pdf: 1229450 bytes, checksum: 26db15902513874d22bd394aadd4f828 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Erico!! Por gentileza, você deve fazer correções de metadados no autodepósito. Para isso veja o Tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em "Documentos úteis" e siga as instruções. Outra correção que você deve fazer é de formatação do texto. Para isso você deve ler o Guia de formatação de TCC disponível na página do Repositório em "Documentos úteis" e fazer as correções. Informo que essas são condições para que o trabalho seja aprovado no Repositório. Aguardamos seu novo depósito. on 2022-07-11T18:44:24Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by ERICO FIRMINO (ericofirmino3445@gmail.com) on 2022-07-12T10:38:56Z No. of bitstreams: 2 TCC_ERICO FIRMINO.pdf: 1229450 bytes, checksum: 26db15902513874d22bd394aadd4f828 (MD5) TCC_ERICO FIRMINO.pdf: 1229356 bytes, checksum: bab354885370241cff75179a99ef2a58 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Erico!! Você não deve ter prestado atenção no tutorial, pois você não seguiu a orientação em "citar como" e o formato do arquivo em PDF. 1 - em “Citar como”, você deve redigir a referência do seu trabalho, conforme a NBR 6023/2018. Veja o modelo de Referência de Trabalhos Acadêmicos no Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos; 2 - O arquivo do seu TCC deve ser renomeado de acordo com orientação no referido tutorial. Com relação as correções de formatação: 1 - as margens superior e inferior do seu trabalho parecem ser maiores do que deveriam ser. Conforme o Guia: 3 cm margem superior e esquerda, 2 cm margem inferior e direita; 2 - a ficha catalográfica deve ser emitida pelo sistema e NUNCA SER REALIZADA MANUALMENTE. Você deve ler o tutorial de ficha catalográfica e preencher os dados conforme está no tutorial, observando que deve ser redigido em letras minúsculas. Após a emissão, fazer o print da ficha e anexar em seu trabalho, SEM ALTERAÇÕES; 3 - na folha de aprovação, veja que o subtítulo está negritado e deve ser o contrário; 4 - retirar o negrito das palavras-chave e keywords, pois elas não devem ser destacadas; 5 - corrigir as palavras que você escolheu para palavras-chave, pois essas aqui estão como frases "A gamificação e a sistemática de jogo"; "gamificação como recurso motivacional". As palavras-chave são simplesmente palavras e não frases; 6 - corrigir formatação do sumário. Para isso veja modelo no Guia. Corrigir alinhamento das seções e formatação delas. Corrigir no corpo do texto também; 7 - corrigir a páginação, pois nem a capa e nem a ficha catalográfica entra na contagem das páginas; 8 - no corpo do texto, corrigir alinhamento das seções que devem estar alinhadas na margem esquerda da página; 9 - as seções principais começam em folhas distintas; 10 - corrigir a citação dos autores nas citações recuadas; 11 - corrigir TODAS AS SUAS REFERÊNCIAS, pois estão fora do padrão. Essas orientações estão nos tutoriais, template e Guia de formatação disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. Por gentileza, antes de fazer um novo depósito faça uma revisão de tudo para que o trabalho não volte para ajustes. on 2022-07-12T12:31:55Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by ERICO FIRMINO (ericofirmino3445@gmail.com) on 2022-07-21T13:58:15Z No. of bitstreams: 1 FIRMINO (2022), Gamificação na educação.pdf: 1210534 bytes, checksum: 4b9f476370d0cbe972fd093c43b3b744 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Erico!! Nas descrição do seu depósito, você deve corrigir o sobrenome do coorientador, pois o correto é MIRANDA e não SIMÃO DE MIRANDA. Outra coisa, em "citar como", você deve redigir a referência de seu trabalho. Veja o modelo no tutorial de autodepósito. Quanto a formatação de seu trabalho: 1 - as margens da capa ainda está incorreta. Pedi pra você observar a margem inferior que está maior que o exigido, de 2 cm. Os elementos devem estar no limite das margens; 2 - o código cutter do sobrenome Firmino está incorreto. O correto é 525; 3 - a formatação do Sumário continua incorreto. Você não viu no Guia de Formatação de TCC???? Está disponível na página do Repositório; 4 - diminuir o espaço entre as seções e o texto. É apenas (1) um espaço de 1,5. Muito espaço desnecessário; 5 - as legendas das figuras 3 e 4 ficaram sozinhas na folha anterior; 6 - corrigir a lista de Referências. Veja modelos no Guia; 7 - corrigir as folhas de anexo e apêndices. Informo que os trabalhos só serão aceitos no Repositórios se estiverem no padrão exigido no Guia de Formatação de TCC. Essa é a responsabilidade do discente, e da Biblioteca de avaliar se está nesse padrão. Por gentileza, antes de fazer o depósito, faça uma revisão no arquivo, para que não seja rejeitado novamente. on 2022-07-21T14:31:07Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by ERICO FIRMINO (ericofirmino3445@gmail.com) on 2022-07-22T15:19:11Z No. of bitstreams: 1 FIRMINO (2022), Gamificação na educação.pdf: 1291896 bytes, checksum: 1a0624048f4897e2dc4e04c91dcd58c9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Erico!!! Seu trabalho foi rejeitado para ajustes pelos mesmos motivos enviados no email anterior. Informo que vou listar mais uma vez e não mais seremos mais repetitivos. Você não deve ter lido o tutorial de autodepósito e nem o Guia, conforme orientado a você. 1 - na descrição do seu depósito, no campo "Citar como", você deve redigir a referência de seu TCC e não as citações de seu trabalho; 2 - o sumário continua fora do padrão de formatação. Veja o modelo de sumário no Guia. Você deve alinhar os indicadores das seções à margem esquerda e alinhar as seções no maior indicador numérico; 3 - no corpo do texto, diminuir o espaço entre as seções; e entre as seções do texto. O espaço é de apenas um espaço de 1,5 entrelinhas; 4 - corrigir suas referências, pois estão fora do padrão de formatação. Veja no Guia os modelos de referências. Caso esteja com dificuldades de fazer essas correções, procure a Bibliotecária, na segunda feira pela manhã. Informo que todos os trabalhos só são aprovados após serem formatados corretamente. on 2022-07-22T20:52:36Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by ERICO FIRMINO (ericofirmino3445@gmail.com) on 2022-07-25T15:59:42Z No. of bitstreams: 1 FIRMINO (2022), Gamificação na educação.pdf: 1284071 bytes, checksum: a6553d775b4f1f8a1305d50ab426ee25 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde!! Seu trabalho ainda não está apto para ser aprovado. A seção 6 está ultrapassando o número de subordinações. Acredito que você não esteja conseguindo entender essa dinâmica. Sem contar que as margens da capa e folha de rosto continuam incorretas. Dessa forma, peço que envie o seu arquivo editável para o email repositorio.macapa@ifap.edu.br, que farei por aqui as correções, se não vou ficar devolvendo seu trabalho muitas vezes. Aguardo seu retorno. on 2022-07-25T16:11:00Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by ERICO FIRMINO (ericofirmino3445@gmail.com) on 2022-07-26T09:55:05Z No. of bitstreams: 1 FIRMINO (2022), Gamificação na educação.pdf: 1052686 bytes, checksum: 470ebd18db6d2fef66e5b104398d89bf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-07-26T13:05:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FIRMINO (2022), Gamificação na educação.pdf: 1052686 bytes, checksum: 470ebd18db6d2fef66e5b104398d89bf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-07-26T13:05:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FIRMINO (2022), Gamificação na educação.pdf: 1052686 bytes, checksum: 470ebd18db6d2fef66e5b104398d89bf (MD5) Previous issue date: 2022-06-23 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Informática | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Metodologia ativas | pt_BR |
dc.subject | Gamificação - educação | pt_BR |
dc.subject | Jogos - ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Gamificação na educação: uso da mecânica dos jogos no ambiente de aprendizagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Gamification in education: use of game mechanics in the learning environment | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Informática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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