Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/652
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1RABELO, Mauro Sergio Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6169148100502186pt_BR
dc.creatorSILVA, Ana Paula Cunha da-
dc.creatorGARCIA, Leilian dos Santos-
dc.date.accessioned2022-07-04T14:55:33Z-
dc.date.available2022-07-04-
dc.date.available2022-07-04T14:55:33Z-
dc.date.issued2022-04-25-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Paula Cunha da. GARCIA, Leilian dos Santos. A atividade lúdica na alfabetização de alunos do 1° ano do ensino fundamental da E.M.E.F. Professora Érika Daniela de Castro Silva. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Amapá, Pedra Branca do Amaparí, AP, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/652-
dc.description.abstractThe present monographic study entitled “Play activity in the literacy of 1st year students of elementary school of E.M.E.F teacher Érika Daniela de Castro Silva” In the Municipality of Pedra Branca -Ap. It aimed to identify the greatest difficulties of students in relation to reading, through the methodologies applied by the teacher. The research is developed through a qualitative and quantitative approach, through field and bibliographic research, in addition to the use of interviews aimed at the research subjects (students and teachers), having as locus in public schools located in the city. of Pedra Branca/AP. Data were collected in the second half of 2021. Official documents are the Reference Law of Guidelines and Bases for National Education (LDB) among others that regulate this topic; theoretical references offered by Kishimoto (1993); Nallin (2005); Bueno (2010), Carneiro (2012); Oliveira (2002); Houaiss (2001); Almeida (2003); Lima (2008); Hernández (1998); Lima (2008); Vygotsky (1989); Teles (1997); Santos (2008); Guimarães (2003); Brougere (2003); Silva (2005). The result of this demonstrated that when we work with games, toys and games in school learning in an innovative and pleasurable way, it becomes an alternative in improving the school condition of students as something very important and that certifies a lot of efficiency and effectiveness, even deserving , more than reveal the researches and experiences in the area.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo monográfico intitulado “A atividade lúdica na alfabetização de alunos do 1º ano do ensino fundamental da E.M.E.F professora Érika Daniela de Castro Silva” No Município de Pedra Branca do Amapari -Ap. Teve como objetivo de identificar as maiores dificuldades dos alunos em relação a leitura, por meio das metodologias aplicadas pelo docente. A pesquisa desenvolve-se através da abordagem qualitativa e quantitativa, por meio da pesquisa de campo e bibliográfica, além do uso de entrevistas direcionados aos sujeitos da pesquisa (alunos e professores), tendo como locus em escolas da rede pública de ensino localizada no Município de Pedra Branca do Amapari/AP. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2021. Tendo como documentos oficiais o Referencial a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) entre outros que normatizam este tema; referências teóricas oferecidas por Kishimoto (1993); Nallin (2005); Bueno (2010), Carneiro (2012); Oliveira (2002); Houaiss (2001); Almeida (2003); Lima (2008); Hernández (1998); Lima (2008); Vygotsky (1989); Teles (1997); Santos (2008); Guimarães (2003); Brougére (2003); Silva (2005). O resultado desta demostrou que ao trabalharmos com os jogos, brinquedos e brincadeiras na aprendizagem escolar de maneira inovadora e prazerosa torna-se uma alternativa na melhoria da condição escolar dos alunos como algo muito importante e que certifica muita eficiência e eficácia, merecendo, até mesmo, mais que revelem as pesquisas e experiências na área.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Paula Cunha da Silva (anapaulacardoso584@gmail.com) on 2022-07-04T14:55:33Z No. of bitstreams: 1 SILVA (2022); GARCIA (2022) - A atividade lúdica na alfabetização.pdf: 3770073 bytes, checksum: 1fcb49288891767f405ad83be87e54cb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-04T14:55:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA (2022); GARCIA (2022) - A atividade lúdica na alfabetização.pdf: 3770073 bytes, checksum: 1fcb49288891767f405ad83be87e54cb (MD5) Previous issue date: 2022-04-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogia - EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLudicidade. Ensino. Interação. Alunos. Professor.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA atividade lúdica na alfabetização de alunos do 1° ano do ensino fundamental da E.M.E.F Professora Érika Daniela de Castro Silvapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCPBA - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, GARCIA (2022) - A atividade lúdica na alfabetização.pdf3,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons