Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/652
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | RABELO, Mauro Sergio Soares | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6169148100502186 | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Ana Paula Cunha da | - |
dc.creator | GARCIA, Leilian dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-04T14:55:33Z | - |
dc.date.available | 2022-07-04 | - |
dc.date.available | 2022-07-04T14:55:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Paula Cunha da. GARCIA, Leilian dos Santos. A atividade lúdica na alfabetização de alunos do 1° ano do ensino fundamental da E.M.E.F. Professora Érika Daniela de Castro Silva. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Amapá, Pedra Branca do Amaparí, AP, 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/652 | - |
dc.description.abstract | The present monographic study entitled “Play activity in the literacy of 1st year students of elementary school of E.M.E.F teacher Érika Daniela de Castro Silva” In the Municipality of Pedra Branca -Ap. It aimed to identify the greatest difficulties of students in relation to reading, through the methodologies applied by the teacher. The research is developed through a qualitative and quantitative approach, through field and bibliographic research, in addition to the use of interviews aimed at the research subjects (students and teachers), having as locus in public schools located in the city. of Pedra Branca/AP. Data were collected in the second half of 2021. Official documents are the Reference Law of Guidelines and Bases for National Education (LDB) among others that regulate this topic; theoretical references offered by Kishimoto (1993); Nallin (2005); Bueno (2010), Carneiro (2012); Oliveira (2002); Houaiss (2001); Almeida (2003); Lima (2008); Hernández (1998); Lima (2008); Vygotsky (1989); Teles (1997); Santos (2008); Guimarães (2003); Brougere (2003); Silva (2005). The result of this demonstrated that when we work with games, toys and games in school learning in an innovative and pleasurable way, it becomes an alternative in improving the school condition of students as something very important and that certifies a lot of efficiency and effectiveness, even deserving , more than reveal the researches and experiences in the area. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo monográfico intitulado “A atividade lúdica na alfabetização de alunos do 1º ano do ensino fundamental da E.M.E.F professora Érika Daniela de Castro Silva” No Município de Pedra Branca do Amapari -Ap. Teve como objetivo de identificar as maiores dificuldades dos alunos em relação a leitura, por meio das metodologias aplicadas pelo docente. A pesquisa desenvolve-se através da abordagem qualitativa e quantitativa, por meio da pesquisa de campo e bibliográfica, além do uso de entrevistas direcionados aos sujeitos da pesquisa (alunos e professores), tendo como locus em escolas da rede pública de ensino localizada no Município de Pedra Branca do Amapari/AP. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2021. Tendo como documentos oficiais o Referencial a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) entre outros que normatizam este tema; referências teóricas oferecidas por Kishimoto (1993); Nallin (2005); Bueno (2010), Carneiro (2012); Oliveira (2002); Houaiss (2001); Almeida (2003); Lima (2008); Hernández (1998); Lima (2008); Vygotsky (1989); Teles (1997); Santos (2008); Guimarães (2003); Brougére (2003); Silva (2005). O resultado desta demostrou que ao trabalharmos com os jogos, brinquedos e brincadeiras na aprendizagem escolar de maneira inovadora e prazerosa torna-se uma alternativa na melhoria da condição escolar dos alunos como algo muito importante e que certifica muita eficiência e eficácia, merecendo, até mesmo, mais que revelem as pesquisas e experiências na área. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ana Paula Cunha da Silva (anapaulacardoso584@gmail.com) on 2022-07-04T14:55:33Z No. of bitstreams: 1 SILVA (2022); GARCIA (2022) - A atividade lúdica na alfabetização.pdf: 3770073 bytes, checksum: 1fcb49288891767f405ad83be87e54cb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-07-04T14:55:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA (2022); GARCIA (2022) - A atividade lúdica na alfabetização.pdf: 3770073 bytes, checksum: 1fcb49288891767f405ad83be87e54cb (MD5) Previous issue date: 2022-04-25 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia - EAD | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ludicidade. Ensino. Interação. Alunos. Professor. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | A atividade lúdica na alfabetização de alunos do 1° ano do ensino fundamental da E.M.E.F Professora Érika Daniela de Castro Silva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCPBA - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, GARCIA (2022) - A atividade lúdica na alfabetização.pdf | 3,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons