Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/647
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação de jovens e adultos : elencar a educação humanizada no processo de ensino / aprendizagem na EJA da EMEF Professora Vera Lúcia da 1⁰ fase / etapa. |
Autor(es): | SILVA, Adriane Santos Toloza |
Primeiro Orientador: | THEOTONIO, Diogo Angeli |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | OLIVEIRA, Eloisa |
Resumo: | O presente trabalho tem sua relevância para comunidade em geral e busca informações que levam a fazer uma reflexão sobre a educação de jovens e adultos e as peculiaridades dos indivíduos, construído conhecimento, habilidades, competências e valores que transcendem nos passos formais, para o reconhecimento do sujeito. Em consonância esta pesquisa se tornou importante para a autora da pesquisa, no momento em que foi para o estagio, e teve a oportunidade de observar o tipo de metodologia de ensino que são aplicadas, divergindo do que ensinava, Paulo Freire e Rubens Alves. Com uma educação na qual o professor consegue despertar a vontade do aluno em querer conhecer e aprender, este será um melhor ser humano. Para o desenvolvimento do presente trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas e de campo, o trabalho foi construído com o objetivo de analisar se a escola Vera Lúcia Pinon Nery, tem em suas metodologias a educação humanizada na EJA especificamente na primeira fase/etapa, tendo em vista que os alunos dessa modalidade necessitam de um acolhimento/avaliação diferenciada. |
Abstract: | The present work has its relevance for the community in general and seeks information that lead to a reflection on the education of young people and adults and the peculiarities of individuals, building knowledge, skills, competences and values that transcend the formal steps, for the recognition of the subject. In line with this, this research became important for the author of the research, when she went to the internship, and had the opportunity to observe the type of teaching methodology that is applied, diverging from what Paulo Freire and Rubens Alves taught. With an education in which the teacher manages to awaken the student's desire to know and learn, he will be a better human being. For the development of the present work, bibliographic and field research were used, the work was built with the objective of analyzing whether the Vera Lúcia Pinon Nery school has in its methodologies humanized education in EJA specifically in the first phase / stage, in view of that students of this modality need a differentiated reception/assessment. |
Palavras-chave: | HUMANIZAÇÃO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO CONTINUADA. |
CNPq: | CNPQ::OUTROS: EDUCAÇÃO HUMANIZADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Citação: | SILVA, Adriane Santos Toloza. Educação de jovens e adultos : elencar a educação humanizada no processo de ensino / aprendizagem na EJA da EMEF Professora Vera Lúcia da 1⁰ fase / etapa. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá, Porto Grande, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/647 |
Data do documento: | 12-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCPG - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
modelo final TCC.pdf | SILVA (2022) - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 411,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.