Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/639
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A musicalidade na educação infantil: fatores preponderantes para a formação integral do aluno
Autor(es): NUNES, Catiane Ribeiro
Primeiro Orientador: SANTOS, Cássyo
Resumo: Neste estudo buscou-se demonstra a musicalidade na educação infantil: fatores preponderantes para formação integral do aluno da educação infantil, com o objetivo de identificar a importância da música no aprendizado das crianças, e como ela e trabalhada na educação infantil pelos docentes, com isso foi desenvolvido uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de Campo, na pesquisa bibliográfica foi identificado o quanto a música favorece o aprendizado das crianças na educação infantil. Para o desenvolvimento da pesquisa de campo foi realizado uma pesquisa do tipo descritiva na Escola Municipal Ensino Infantil e Fundamental Series Iniciais com aplicação de questionários foram coletados dados de duas professoras um aluno e a secretaria da escola, sobre como a música e trabalhada com as crianças da educação infantil na instituição de ensino. Os resultados obtidos através da pesquisa foram que as docentes entendem a importância da música na inserção das crianças nas suas atividades na escola. Porém não foram encontrados uma ação pedagógica na instituição que pudesse resolver as questões de inserir a música nos trabalhos realizados na escola. Portanto, isso mostra a realidade do ensino de música nas escolas sendo precário por conta de vários fatores, mesmo que as professoras tenham demonstrado a importância da utilização da música, identificou que ela e pouco utilizada na grade curricular de ensino. Conclui-se, então que sejam feitas formações e qualificações para os professores, para que eles sejam preparados para o ensino de música nas escolas, de preferência na educação infantil. Com isso mostrando se necessário uma qualificação dos professores, que sejam tomadas decisões e ações que como as políticas públicas, que viabilizem o processo de investimento na educação básica de ensino.
Abstract: In this study it was tried to demonstrate the musicality in childhood education: things that are very important for the whole childhood education of the student, with the objective of identify the music importance in the children’s learning process, and how it has been worked in the childhood education by the teachers, with this it was developed a bibliography research and a field research, in the bibliography research was identified how much the music helps the children’s learning process in the childhood education. For the development of this research it was done a descriptive research in the school named Escola Municipal Ensino Infantil e Fundamental Series Iniciais with questionnaires applications, data was collected from two teachers, one student and the school secretary, about music and used with children in the childhood education in the institution. The results achieved through the research showed that the teachers understand the music importance in children’s school activities. However, it was noticed that there wasn’t any attempt by the institution to insert the music in school. So, this shows the reality of music teaching in school by being poor because of many things, even though the teachers had showed the music importance, it was identified that it is not very utilized in school. Because of that, it must have qualifications and education for the teachers, in a way that they would be prepared for teaching music in school, mostly in the childhood’s education. It showed us the need of teacher’s qualification, and the need of decisions and actions like public politics, that would make possible the investment in the regular education.
Palavras-chave: Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Pedagogia - EAD
Citação: NUNES, Catiane Ribeiro. A musicalidade na educação infantil: fatores preponderantes para a formação integral do aluno.2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/639
Data do documento: 27-Mai-2022
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Final-Catiane Ribeiro-IFAP 2022.pdf427,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons