Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/637
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1DIAS, Rafael Dantas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4103915445300247pt_BR
dc.creatorMONTEIRO, Derlane Pimentel-
dc.date.accessioned2022-06-20T18:35:25Z-
dc.date.available2022-06-11-
dc.date.available2022-06-20T18:35:25Z-
dc.date.issued2022-05-19-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Derlane Pimentel. Os desafios de ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) em tempos de pandemia: um estudo bibliográfico. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagoga) - Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/637-
dc.description.abstractEducation is everyone's right and the State's duty to offer legal means for the inclusion and permanence of all students in school, especially those with special educational needs, such as those with autism. Autism interferes directly in the teaching-learning process of students, especially in the social relationships of these students. Faced with the scenario of the covid-19 pandemic, autistic students were placed in a new challenge, remote teaching. In this perspective, the present work aimed to understand the challenges of remote teaching for students with autism, supported by studies in the area of Education through revisional aspects. In order to achieve the objective, the method of bibliographic survey was used in the main scientific platforms, such as Scielo and Google Scholar, as well as the National Library of Theses and Dissertations, with a cut of 2020 to 2021. 9 studies were found that showed the influence of remote teaching on the education of autistic students. It was observed that the main difficulty encountered by these students is to adapt to the new study routine, as well as the new remote regime. The challenges are also perceived by families who are not qualified to participate in the teaching-learning process of these students. It is concluded that autistic students are at a critical moment in their educational process, requiring the creation of teaching methodologies that aim at the autonomy of these students. Keywords: Learning. Autism. Remote teaching.pt_BR
dc.description.resumoA educação é um direito de todos e dever do Estado em oferecer meios legais para a inclusão e permanência de todos os estudantes na escola, principalmente aqueles que possuem necessidades educacionais especiais, como é o caso dos autistas. O autismo interfere diretamente no processo de ensino aprendizagem dos alunos, em especial nas relações sociais desses estudantes. Diante do cenário da pandemia do COVID -19, os estudantes autistas foram colocados em um novo desafio, o ensino remoto. Nesta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo compreender os desafios do ensino remoto para os alunos com autismo, tendo como suporte os estudos na área da Educação por meio de aspectos revisionais. Para que o objetivo fosse atingindo utilizou-se o método de levantamento bibliográfico nas principais plataformas científicas, como o Scielo e o Google Scholar, assim como a Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações, com recorte de 2020 a 2021. Encontrou-se 9 estudos que mostraram a influência do ensino remoto na educação dos alunos autistas. Observou-se que a principal dificuldade encontrada por esses alunos é se adaptar à nova rotina de estudos, assim como ao novo regime remoto. Os desafios também são percebidos pelas famílias que não são capacitadas para participar do processo de ensino aprendizagem desses alunos. Conclui-se que os alunos autistas encontram-se em um momento crítico em seu processo educacional, sendo necessário a criação de metodologias de ensino que visem a autonomia desses alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by derlane pimentel monteiro (derlanepimentelmonteiro@gmail.com) on 2022-06-13T21:30:04Z No. of bitstreams: 2 MONTEIRO (2022) OS DESAFIOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM..pdf: 635561 bytes, checksum: 5290179901d406e546fbea042a5759ff (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Costa Erica (erica.costa@ifap.edu.br) on 2022-06-20T18:35:25Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONTEIRO (2022) OS DESAFIOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM..pdf: 635561 bytes, checksum: 5290179901d406e546fbea042a5759ff (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-20T18:35:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONTEIRO (2022) OS DESAFIOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM..pdf: 635561 bytes, checksum: 5290179901d406e546fbea042a5759ff (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-05-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogia - EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANA::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs desafios do ensino e aprendizagem de alunos com o transtorno do espectro autista TEA em tempos de pandemia: um estudo bibliográfico.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONTEIRO (2022) OS DESAFIOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM..pdf620,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons