Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/635
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Reflexões sobre o uso das tecnologias na educação inclusiva: revisão bibliográfica |
Título(s) alternativo(s): | REFLECTIONS ON THE USE OF TECHNOLOGIES IN INCLUSIVE EDUCATION: Bibliographic review |
Autor(es): | REGO, Lidiana sousa Cruz do |
Primeiro Orientador: | SANTOS, Cássyo Lima |
Resumo: | O uso das tecnologias no contexto escolar da educação inclusiva como recurso pedagógico tem sido apontado para contribuir com as escolas devido aos métodos, potencialidade, versatilidade e dispositivo tecnológicos, tornando ainda mais relevante quando se trata das Tecnologia Assistiva destinada aos estudantes com deficiência. É uma ferramenta importante na construção da aprendizagem e de ambientes inclusivos, contribuindo diretamente no processo de ensino-aprendizagem, desses alunados. Diante disso o presente trabalho visa verificar o uso das tecnologias assistivas na educação inclusiva. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com natureza descritiva, quantitativa. Os resultados aqui obtidos das pesquisas bibliográficas sobre a temática proposta revelam que as tecnologias assistivas desempenhem um papel crucial na educação inclusiva. Assim, por meio dessas tecnologias os educandos com deficiência terão uma aprendizagemmais significativa, pois conseguirá ter independência, autonomia e assim desenvolver suas habilidades. Dessa forma esses alunos permanecerão por muito mais tempo no ambiente escolar. |
Abstract: | The use of technologies in the school context of inclusive education as a pedagogical resource has been pointed out to contribute to schools due to the methods, potential, versatility and technological device, making it even more relevant when it comes to Assistive Technology for students with disabilities. It is an important tool in the construction of learning and inclusive environments, contributing directly to the teaching-learning process of these students. Therefore, the present work aims to verify the use of assistive technologies in inclusive education. This is a bibliographic research, with a descriptive, quantitative nature. The results obtained here from bibliographic research on the proposed theme reveal that assistive technologies play a crucial role in inclusive education. Thus, through these technologies, students with disabilities will have a more meaningful learning, as they will be able to have independence, autonomy and thus develop their skills. In this way, these students will remain in the school environment for much longer. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Tecnologia assistiva |
CNPq: | Ciências Humanas/Educação. Ciências Humanas/Ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Citação: | REGO, Lidiana Sousa do. Reflexões sobre o uso das tecnologia na educação inclusiva: revisão bibliográfica. 2022. 33f. Trabalho de Concluso de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Laranjal do Jari, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/635 |
Data do documento: | 27-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCLJ - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Final Lidiana REGO-IFAP.pdf | TCC | 475,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons