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dc.contributor.advisor1SANTOS, Manoel Raimundo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://www.escavador.com/sobre/11327903/manoel-raimundo-dos-santospt_BR
dc.creatorFEDELIS, Osvaneide Dias-
dc.creatorCARVALHO, Valdinete Fonseca de-
dc.date.accessioned2022-06-20T14:48:01Z-
dc.date.available2022-06-15-
dc.date.available2022-06-20T14:48:01Z-
dc.date.issued2022-05-28-
dc.identifier.citationFIDELIS, Osvaneide Dias; CARVALHO, Valdinete Fonseca de. Política de assistência estudantil: um estudo de caso na sae do instituto federal de educação ciência e tecnologia do amapá – campus laranjal do jari. 2022. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Amapá. Laranjal do Jari- AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/632-
dc.description.abstractStudent Assistance policies are considered social policies that are part of Brazilian Higher Education public policies. They exist since the beginning of universities, however, as a social right, only after the 90's, when they started to be directed to students from public universities, aiming at their permanence and completion in higher education. In this way, the present research thematizes the student assistance policy in this sense, it has as its object of study the Student Assistance Sector (SAE) of the Laranjal do Jari campus. through SAE? In this way, it has as general objective: To analyze student assistance policy, developed by the SAE of the IFAP Campus Laranjal do Jari. Methodologically, it is a case study with a qualitative approach carried out at the SAE. As a data collection instrument, the narrative interview is used in the Betaux perspective (2010). The data were systematized in analytical tables made in a text editor (word). Finally, the data are analyzed using Content Analysis (CA). Didactically, this project is organized into four sections. Section (1) Introduction presents the research theme, the problem, the objective, the justification. Section (2) Methodology. The theoretical and methodological assumptions that guide the research are presented. In section (3) Literature Review. Student Assistance is approached as a mechanism for educational inclusion. In section (4) Student assistance policy: a case study in the IFAP SAE. We analyzed the student assistance policies through interviews granted by the servers.pt_BR
dc.description.resumoAs políticas de Assistência Estudantil são consideradas políticas sociais que fazem parte das políticas públicas da Educação Superior Brasileira. Elas existem desde o começo das universidades, porém, como direito social, somente após a década de 90, quando passaram a ser direcionadas aos estudantes das universidades públicas, visando sua permanência e conclusão no curso superior. Dessa forma, a presente pesquisa tematiza a política de assistência estudantil nesse sentido, tem por objeto de estudo o Setor de Assistência Estudantil (SAE) do campus Laranjal do Jari, Dessa forma, levanta a seguinte questão problema: como ocorre a política de assistência estudantil por meio da SAE ? Desta forma, tem como objetivo geral: Analisar política de assistência estudantil, desenvolvida pelo SAE do IFAP Campus Laranjal do Jari. Metodologicamente trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa realizado no SAE. Como instrumento de coleta de dados faz-se uso da entrevista narrativo na perspectiva Betaux (2010). Os dados foram sistematizados em quadros analíticos feitos em editor de texto (word). Por fim, analisa-se os dados a partir da Análise de Conteúdo (AC). Didaticamente o presente projeto encontra-se organizado em quatro seções. Na seção (1) Introdução apresenta-se a temática da pesquisa, o problema, o objetivo, a justificativa Na seção (2) Metodologia. Apresenta-se os pressupostos teóricos metodológicos que orientam a pesquisa. Na seção (3) Revisão da Literatura. Aborda-se a Assistência Estudantil como um mecanismo de inclusão educacional. Na seção (4) Política de assistência estudantil: um estudo de caso na SAE do IFAP. Analisamos as políticas de assistência estudantil por meio das entrevistas concedida pelas servidoras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valdinete Fonseca Carvalho (fonsecavaldinete38@gmail.com) on 2022-06-15T21:12:32Z No. of bitstreams: 2 FIDELIS (2022) CARVALHO(2022). POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.pdf: 1256141 bytes, checksum: ee6b333386a4403c4745a064bc095d1b (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogia - EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIFAP Políticas de Assistência Estudantil SAEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIENCIAS HUMANAS:: EDUCACAOpt_BR
dc.titlePolítica de assistência estudantil: um estudo de caso na SAE do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá – Campus Laranjal do Jaript_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Pedagogia - EAD

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