Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/629
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso das tecnologias digitais em práticas pedagógica na educação infantil em uma escola da rede municipal no município de Laranjal do Jari-AP
Autor(es): FLEXA, Carine Alves
LIMA, Marli Lustrosa
Primeiro Orientador: SANTOS, Cassyo Lima
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral Compreender o uso das tecnologias digitais como prática na educação infantil, em uma escola da rede municipal de Laranjal do Jari-AP. É notório nos últimos anos o crescente avanço tecnológico no sistema educacional, e não se pode negar o despreparo mais abrangente dos docentes quando se trata das novas possibilidades agregadas nas práticas pedagógicas, ao inserir as tecnologias da informação e comunicação na educação infantil. Tendo como objetivos específicos, apresentar uma breve contextualização histórica das tecnologias (TICs) e sua importância na sociedade; Identificar as práticas pedagógicas do professor ao utilizar as tecnologias na educação infantil; Mostrar os desafios que os docentes encontram em integrar o uso das tecnologias no ensino-aprendizagem. Este estudo busca refletir sobre o uso das tecnologias digitais na prática pedagógica tendo como foco analisar: Como se dá apropriação das TICs pelos professores na educação infantil; De que forma acontece inserção das tecnologias nos projetos dos professores; Que contribuição as TDIC trazem para o processo de ensino e de aprendizagem; Quais os desafios enfrentados pelos professores quanto utilização das TDIC nas escolas. No que se refere à metodologia, trata-se de uma investigação de viés qualitativo bibliográfico, tendo como instrumentos livros, artigos científicos, revistas e sites, a pesquisa de campo foi realizada através de um questionário com os professores que trabalham com anos iniciais do ensino fundamental, turma do 2º ano, nos turnos da manhã e tarde da escola pública Tereza Teles, da rede municipal de Laranjal do Jari, buscando apresentar os benefícios do uso das Tecnologias Digitais quando utilizada como uma ferramenta pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Diante dos resultados e discussões entendemos que independente de toda essa melhoria e adaptação que as TICs trazem, muitos docentes ainda sentem dificuldades em inserir em suas aulas como apoio pedagógico, às vezes por falta de recursos por parte da instituição, outros por falta de conhecimento de como usá-las. Considerando também conhecer a realidade vivênciada pelos professores na utilização das tecnologias digitais desta escola. Diante da realidade na qual foi observada, percebemos que as tecnologias estão presentes na vida de todos os envolvidos da pesquisa. Entendemos também, que os docentes devem estar preparados para fazer uso das TDICs de maneira apropriada a fim de melhorar a qualidade do ensino, refletindo certamente no processo de aprendizagem.
Abstract: This research has as the main goal to understand the use of digital technologies in the childhood education, in a city school named Laranjal do Jari-Ap. It’s easy to notice that in the past years the technologies are getting better in educational system, and it cannot be denied the fact that the teachers are unprepared when it’s about the new possibilities in pedagogic practices, to insert the technologies of information and communication in the childhood education. This work has as specific objectives, show a small historical contextualization of the technologies (HCT) and its importance in society; To identify the pedagogical practices of the teachers while using the technologies in the childhood education; To show the challenges the teachers face when they try to integrate the use of technologies in the learning process. This study tries to analyze about the use of digital technologies in the pedagogical practices having as the main focus analyze: How is the use of HCTs by the teachers in the childhood education; About the technologies how it is inserted in the teacher’s projects; Which contributions the HCT bring for the learning process; What challenges faced by the teacher when they have to use the HCT in schools. About the methodology, it is an investigation of bibliographic qualitative type, having as instruments books, scientific articles, magazines and websites, the field research was done through a questionnaire with the teachers who worked with the first years of elementary school, 2nd year classroom, in the morning and in the afternoon periods of the public school Tereza Teles, from the city of Laranjal do Jari, looking for showing the benefits of the digital technologies when it’s used as a pedagogical tool in the learning process of the childhood education. Facing the result and discussions we understood that independently of all the improvements and adaptations that the HCTs bring to the education, many teachers still have difficulties to insert in their classes, sometimes because of the lack of resources in the institution, sometimes because the lack of knowledge of how to use it. Considering also knowing the reality faced by the teachers in the use of digital technologies belonged by the school. We have noticed that the technologies are present in everyone’s lives. We also understood that the teachers have to be prepared to make use of the HCTs in an appropriate way willing to get better the teaching’s quality, thinking about learning process.
Palavras-chave: Tecnologias digitais
Educação infantil
Práticas pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Pedagogia - EAD
Citação: FLEXA, Carine Alves; LIMA, Marli Lustrosa. Uso das tecnologias digitais em práticas pedagógica na educação infantil em uma escola da rede municipal no município de Laranjal do Jari - AP 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Laranjal do Jari, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/629
Data do documento: 26-Mai-2022
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLEXA (2022), LIMA (2022) USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS.pdf767,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons