Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/627
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SANTOS, Cássyo Lima | - |
dc.creator | GONÇALVES, Dorico Ferreira | - |
dc.creator | DUARTE, Rodson dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T14:34:52Z | - |
dc.date.available | 2022-07-02 | - |
dc.date.available | 2022-06-20T14:34:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-26 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Dorico Ferreira; DUARTE, Rodson dos Santos. A evasão escolar na educação de jovens e adultos em duas escolas estaduais no período da pandemia nos anos 2020 e 2021 no município de Laranjal do Jari. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/627 | - |
dc.description.abstract | The main goal of the research is try to help the Education of the Young people and Adults(EYA) become an important instrument of fighting and conquer of those who search for better conditions of life and guarantee their space in every possible way of social life. To analyze the school evasion in the education of young people and adults in two state schools during the pandemic time between 2020 and 2021. To understand the story context of the Education of Young people and Adults in the Amazonian context; To Search for the reasons of the school evasion in the Education of Young people and Adults; To investigate the reasons that contribute to the school evasion if EYA during the pandemic time in two state schools between 2020 and 2021 in Laranjal do Jari. This research was divided in three moments: 1st moment: bibliography and documental research. 2nd moment: Field research; 3rd moment: Data analysis. The methodology was the qualitative approach as a start, we did literature revision using books, articles and websites about the proposed subject. It was applied questionnaires for 5 teachers, the strategies used were through the active search by using the digital resources such as Facebook, WhatsApp and also were made online tests and textbooks were delivered in the student’s home. It’s important to mention that with this work was possible to understand better the scenario which EYA is related, and to notice what have to be overcome in order to have a better education for those students. This work also contributes to help the development of new educational researches in this area, so that way will be possible the elaboration of tools and methodologies that will help the teachers and students in the learningteaching process. | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa é Educação de Jovens e Adultos torna-se um importante instrumento de luta e conquista daqueles que buscam garantir melhores condições de vida e garantir seu espaço em todos os sentidos do convívio social. Analisar a evasão escolar na educação de jovens e adultos em duas escolas estaduais no período da pandemia nos anos de 2020 e 2021 no município de Laranjal do Jari. Compreender o contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos no contexto amazônico; Averiguar os motivos da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos; Investigar os motivos que contribuem para a evasão escolar na EJA no periodo pandemico em duas escolas estaduais nos anos de 2020 e 2021 no municipio de Laranjal do Jari. Esta pesquisa foi dívida em três momentos: 1º momento: Pesquisa bibliográfica e documental. 2º momento: Pesquisa de campo; 3º momento: Análise dos dados. Adotou-se como metodologia, a abordagem qualitativa como ponto de partida, a revisão de literatura, por meio de livros, artigos e sites referentes ao tema proposto. Questionário com 5 professores, as estratégias utilizadas foram através de busca ativa por meios de plataformas digitais Facebook, WhatsApp e também foram feitas provão online e apostilas entregue domiciliar. Frisa-se que com a realização deste trabalho foi possível compreender melhor o cenário no qual o EJA está relacionado, assim como as principais barreiras que devem ser ultrapassadas para melhorar a educação para esses alunos. Este trabalho contribui também para incentivar o desenvolvimento de novas pesquisas educacionais nessa área, para que assim seja possível propor a elaboração de ferramentas e metodologias que visem auxiliar os professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rodson Duarte (rodson.sophieregina@gmail.com) on 2022-06-10T12:08:40Z No. of bitstreams: 1 TCC Final-Dorico e Rodson-IFAP 2022.pdf: 658605 bytes, checksum: e123f2134ccb3d5fcc325294aa5cacb9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Costa Erica (erica.costa@ifap.edu.br) on 2022-06-20T14:34:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Final-Dorico e Rodson-IFAP 2022.pdf: 658605 bytes, checksum: e123f2134ccb3d5fcc325294aa5cacb9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-20T14:34:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Final-Dorico e Rodson-IFAP 2022.pdf: 658605 bytes, checksum: e123f2134ccb3d5fcc325294aa5cacb9 (MD5) Previous issue date: 2022-05-26 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia - EAD | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Evasão escola - pandemia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS | pt_BR |
dc.title | A evasão escolar na educação de jovens e adultos em duas escolas estaduais no período da pandemia no anos de 2020 e 2021 no município de Laranjal do Jari | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCLJ - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Final-Dorico e Rodson-IFAP 2022.pdf | 643,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons