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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1LEAL, Joana Cintria Pinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/8417983633400077pt_BR
dc.creatorCHAVES, Max Junior Goçalves-
dc.creatorMACIEL, Lorena Taise-
dc.date.accessioned2022-06-10T19:23:50Z-
dc.date.available2022-06-09-
dc.date.available2022-06-10T19:23:50Z-
dc.date.issued2022-04-18-
dc.identifier.citationCHAVES, Max Junior Gonçalves; LORENA,Taise Maciel. Jogos que incluem alunos com autismo.2022. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Amapá, Oiapoque, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/623-
dc.description.abstractThe present has the purpose of presenting an investigation carried out in schools of the municipal education network of Oiapoque, state of Amapá, regarding games in the learning of autistic students. Playful activities, especially games, are important tools in the mediation of learning and are part of the broad development of the child. This research presents a qualitative approach, carrying out a bibliographic survey with authors who study the importance of school inclusion and recreational games as a learning tool. In addition, data collection was carried out in the field, in five schools of the Oiapoque teaching network, which answered a semi-structured questionnaire containing seven open questions, which was directed to teachers who have students with spectrum disorder in their classes. autistic. In general, the research sought to investigate the issues related to the education of the autistic student in the context of the school and if the games are part of this inclusion process. After analyzing the results, it was concluded that in the search for quality education and inclusion, games appear as a way to develop certain skills, thus, it is necessary for teachers to use the game as a work tool. But for this, schools need to give the necessary support so that these teachers can develop the necessary skills in an attractive and meaningful way, thus obtaining good results in the learning of autistic students. Therefore, it was possible to conclude that the insertion of games favors the inclusion of autistic students in classroom activities, but the school still needs to implement the inclusion of special students in practice, as well as teachers need to be much more pedagogically prepared to receive the special students.pt_BR
dc.description.resumoO presente tem a finalidade de apresentar uma investigação realizada nas escolas da rede municipal de ensino de Oiapoque, estado do Amapá, a respeito dos jogos na aprendizagem de alunos autistas. As atividades lúdicas, em especial os jogos, são importantes ferramentas na mediação da aprendizagem e fazem parte do amplo desenvolvimento da criança. Essa pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com realização de um levantamento bibliográfico com autores que estudam a importância da inclusão escolar e dos jogos lúdicos como ferramenta de aprendizagem. Além disso, foi realizada coleta de dados em campo, em cinco escolas da rede de ensino de Oiapoque, as quais responderam a um questionário semi estruturado contendo sete perguntas abertas, o qual foi direcionado aos professores que têm em suas turmas alunos com transtorno do espectro autista. De modo geral, a pesquisa buscou investigar, as questões relacionadas à educação do aluno autista no contexto da escola e se os jogos fazem parte neste processo de inclusão. Após as analises dos resultados concluiu-se que na busca de uma educação de qualidade e de inclusão, os jogos aparecem como forma de desenvolver certas capacidades, assim, faz-se necessário que os professores utilizem o jogo como ferramenta de trabalho. Mas para isso, as escolas precisam dar o suporte necessário para que esses professores possam desenvolver as habilidades necessárias de modo atrativo e significativo, obtendo assim bons resultados no aprendizado dos alunos autistas. Portanto, foi possível concluir que a inserção de jogos favorecem a inclusão dos alunos autistas nas atividades de sala de aula, mas a escola ainda precisa efetivar na prática a inclusão dos alunos especiais, assim como os professores precisam estar bem mais preparados pedagogicamente para receber os alunos especiais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Maciel (lolly.cullem@gmail.com) on 2022-06-06T23:47:26Z No. of bitstreams: 1 CHAVES; MACIEL(2022)-Jogos que Incluem alunos.pdf: 568402 bytes, checksum: 606cc23186d92276880bada5f5a2fc32 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Prezados, No autodepósito: - Citação está faltando pontuação, segue exemplo correto: Ex: CARDOSO, Lidiane Cunha. A importância dos jogos matemáticos no processo de ensino e aprendizagem no 1º é 2º ano do ensino fundamental. 2022. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Amapá, Oiapoque, AP, 2022. No TCC: - Ficha catalográfica, nas pistas: item I, ficará: Chaves, Max Junior Gonçalves; item II, é a orientadora; item III é o título - No sumário: as seções e subseções são em negrito; tire os dois pontos (:) da subseção 2.1 - Referências, verifique exemplos a partir da folha 18, no guia de formatação de trabalhos acadêmicos, disponível no menu "Documentos úteis" na página do Repositório, subtítulo não é em negrito, e verifiquei que vcs colocaram, faça uma revisão geral nas referências. Obs: Após as correções, façam novo depósito. on 2022-06-07T18:26:29Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Maciel (lolly.cullem@gmail.com) on 2022-06-09T20:07:54Z No. of bitstreams: 1 CHAVES_ MACIEL(2022)-Jogos que Incluem alunos com autismo.pdf: 377507 bytes, checksum: 0939373b30dc9f81bc3ca6436eefd536 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2022-06-10T19:23:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CHAVES_ MACIEL(2022)-Jogos que Incluem alunos com autismo.pdf: 377507 bytes, checksum: 0939373b30dc9f81bc3ca6436eefd536 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-10T19:23:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CHAVES_ MACIEL(2022)-Jogos que Incluem alunos com autismo.pdf: 377507 bytes, checksum: 0939373b30dc9f81bc3ca6436eefd536 (MD5) Previous issue date: 2022-04-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogia - EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleJogos que Incluem alunos com autismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCOPQ - Licenciatura em Pedagogia - EAD

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