Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/620
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação especial e inclusiva: um estudo na Escola Municipal Expedicionário Wilson Malcher. |
Título(s) alternativo(s): | Special and Inclusive Education: a study at the Expedicionário Wilson Malcher school. Educação Especial e Inclusiva: um estudo na escola Expedicionário Wilson Malcher. |
Autor(es): | SOUZA, Érica de Araújo COSTA, Rorivaldo Santos da |
Primeiro Orientador: | THEOTONIO, Diogo Angeli |
Resumo: | Quando se pesquisa sobre a educação especial e inclusiva, caminha-se por um viés de grandes descobertas, legais, familiares, metodológicas, passa-se a conhecer um mundo onde as necessidades das pessoas, muitas vezes não são respeitadas, direitos não são garantidos, apesar de no Brasil termos um arcabouço legal extenso, observa-se que na prática, a inclusão ainda não é uma realidade, temos escolas sem estrutura física, sem todos os profissionais necessários ao atendimento dos alunos, sem material adaptado e sem sala de recursos multifuncionais. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa na Escola Municipal Expedicionario Wilson Malcher, onde foi aplicado um questionário que tinha por objetivo identificar as limitações e saber como ocorre a inclusão desses alunos na referida escola. Posteriormente, realizou-se um análise para saber o que está previsto nas leis que abordam a educação especial e inclusiva e o que realmente é aplicado na escola, desse modo, constatou-se que nem tudo que é previsão legal é desenvolvido na prática, tendo em vista as inúmeras dificuldades que o sistema de ensino brasileiro enfrenta. A pesquisa foi desenvolvida em revisão bibliográfica, e pesquisa de campo de cunho qualitativo. Portanto, elencou-se uma proposta didática que consiste em ações que o professor da educação especial pode adotar em sala de aula para a melhoria do processo de aprendizagem do educando, em seguida, elencou-se três atividades didáticas que podem ser realizadas com turmas que têm alunos especiais. |
Abstract: | When researching about special and inclusive education, one walks down a path of great discoveries, legal, family, and methodological, one gets to know a world where people's needs are often not respected, rights are not guaranteed, although in Brazil we have an extensive legal framework, it is observed that in practice, inclusion is not yet a reality, we have schools with no physical structure, without all the professionals needed to care for students, without adapted material and without a multi-functional resource room. In this sense, a survey was carried out at the Expedicionario Wilson Malcher municipal school, where a questionnaire was applied to identify the limitations and to find out how the inclusion of these students in the school occurs. Subsequently, an analysis was carried out to find out what is foreseen in the laws that address special and inclusive education and what is actually applied in school, thus, it was found that not everything that is legal is developed in practice, in view of the numerous difficulties that the Brazilian education system faces. The research was developed through a literature review and qualitative field research. Therefore, a didactic proposal was cast, consisting of actions that the special education teacher can adopt in the classroom to improve the learning process of the student, then three didactic activities were cast that can be performed with classes that have special students. |
Palavras-chave: | Educação especial; Educação inclusiva; Prática pedagógica. Special education; Inclusive education; Pedagogical practice |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Citação: | SOUZA, Érica de Araújo; COSTA, Rorivaldo Santos da. Educação especial e inclusiva: um estudo na Escola Municipal Expedicionário Wilson Malcher. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Pedagogia ) - Instituto Federal do Amapá, Porto Grande, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/620 |
Data do documento: | 12-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCPG - Licenciatura em Pedagogia - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ata_Erica Souza e Rorivaldo Costa_Diogo Angeli (1).pdf | 83,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCC - VERSAOFINAL - Lic. Pedagogia IFAP.docx.pdf | 278,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons